DECORAÇÃO: ESAMC Santos oferece atividades diferenciadas na III Semana Prática de Arquitetura e Urbanismo - Olhares Possíveis
- Gerar link
- Outros aplicativos
Evento acontece de 26 a 28 de abril para todos os alunos do curso
Para ampliar o conhecimento dos futuros arquitetos, a ESAMC Santos oferece atividades diferenciadas na III Semana Prática da Arquitetura e Urbanismo, com o tema "Olhares Possíveis", de 26 a 28 de abril deste ano. No projeto Vivência Acadêmica, ao longo do ano letivo, o mesmo tema é trabalhado com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Segundo o professor da ESAMC Santos e arquiteto Alessandro Lopes, a proposta das vivências práticas nasce da necessidade de buscar uma aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho. "A vivência proporciona oportunidades para uma formação mais conectada com a atualidade e uma visão mais 360º da profissão, gerando relacionamento e repertório", afirma.
A Semana de Arquitetura de Urbanismo - Olhares Possíveis será aberta no próximo dia 26, quarta-feira, às 19h30, com uma palestra sobre o tema com o Arquiteto Rafael Ambrosio. No mesmo dia, será realizado o Painel de Debate sobre Patrimônio Histórico, Cultural e Recuperação de Áreas Degradadas, com participação de Paula Todisco Sampaio, Edson Sampaio, Fernando Gregório e Rita Yoshitaka..
No dia 27, quinta-feira, às 19h30, o Painel Profissão Arquiteto vai trocar experiências entre profissionais de diferentes segmentos para abordar temas diversos. Andre Santana, do Estúdio A+B, vai falar sobre Arquitetura Alto Padrão. O debate de Rodrigo Alonso, do Instituto Elos, será sobre Arquitetura Social. Roger Guerra, da Prefeitura de Santos, vai contar sua experiência sobre Arquitetura Pública. Leonardo Delfino, da Criando Valor, tratará do tema Arquitetura Interativa. Fabio Bei discorre sobre Arquitetura de Paisagem e Luiz Gustavo da RP HUB Creative falará sobre O Trabalho de 2025.
No dia 28 de abril, a III Semana de Arquitetura de Urbanismo Olhares Possíveis da ESAMC Santos promoverá o Aulão de Composições Cênicas e Arte, também às 19h30, para apresentar cenografia para shows, clipes, games, publicidade, teatro, lojas conceito e um panorama da arte e sua relação direta na construção de cenários, figurinos e eventos temáticos. O evento será coordenado pela professora da ESAMC Santos Drika Lucena.
Vivência Acadêmica
A Semana de Arquitetura também integra o programa Vivência Acadêmica, que se estende ao longo do ano letivo e já tem a programação definida neste semestre. "A Semana é uma extensão do Vivência Acadêmica. No lugar de compilar muita informação em uma única semana, dissolvemos durante o semestre de forma que o aluno possa se programar e participar", afirma Lopes.
O programa Vivência Acadêmica reúne uma série de ações para levar os alunos de arquitetura a atividades práticas com exercícios e ambientalização em atividades externas, que fortalecem a aprendizagem. As vivências geram horas complementares com declarações emitidas pelos órgãos e empresas parceiras que participam do projeto. Essas empresas abrem as portas para receber os alunos da ESAMC oferecendo experiências, visitas técnicas, oficinas e workshops.
Segundo o professor, a agenda do programa busca compor inúmeras habilidades e atuações profissionais, com apoio de setores diversos, desde lojistas até o repertório artístico cultural. "Além de colaborar na fixação das marcas e existência do curso junto ao mercado, pois há uma troca de postagens e engajamento nas redes sociais, ocorre um ganho com rico repertório complementar ao já apresentado no curso, proporcionando ao sonho do aluno um gostinho da experiência, de ser recebido e respeitado como profissional da área, o que é algo inovador", alega.
Lopes comenta que as empresas têm se dedicado a recepcionar os alunos como profissionais já atuantes. "Há casos de empresas que aproveitam o momento e os interessados e selecionam alunos para entrevistas. Esses contatos estão gerando outras ações e se tornando uma efetiva parceria entre instituição e empresas da região", diz o professor. Entre os locais visitados estão a Pinacoteca Benedito Calixto, Escritório Studio Guido, Lojas como a Trend, Prefeituras como da Praia Grande, Shopping D&D, Centro Histórico de Santos e Estação da Luz.
Ações conectadas
O projeto nasceu no semestre passado, com a ideia de aproximar os alunos e oferecer melhor acolhimento pós-pandemia. "A repercussão foi tão boa que o reestruturamos para que pudesse atender de forma mais ampla os estudantes e hoje já recebemos demandas de ações para outros cursos que se conectam com a Arquitetura", comenta Lopes, citando Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Fotografia e Comunicação, entre outros.
O professor aponta que o Vivência Acadêmica foi pensado para Arquitetura, mas, por ter viés multidisciplinar, acaba atraindo alunos desses outros cursos e até familiares. "Não há restrições na maioria dos eventos, pois estamos falando de arte, cultura, conhecimentos diversos. O programa pode ser entendido como um atalho da ansiedade e uma rica vitrine de colocação no mercado de trabalho, além de todo aprendizado extracurricular", afirma.
De acordo com Lopes, a atividade é integrada aos pilares do DNA Esamc, proporcionando formação complementar atualizada e compatível com as expectativas e necessidades do profissional que o mercado busca.
Serviço:
ESAMC Santos - Rua Dr. Egydio Martins, 181 – Ponta da Praia
III Semana Prática de Arquitetura e Urbanismo ESAMC SANTOS - Olhares Possíveis
De 26 a 29 de abril
Link de Inscrição: https://forms.office.com/r/3kiBY1zZas
26 de abril
19h30
Palestra Olhares Possíveis
Arquieto Rafael Ambrosio
20h
Painel de Debate sobre Patrimônio Histórico, Cultural e Recuperação de Áreas Degradadas
Paula Todisco Sampaio
Edson Sampaio
Fernando Gregório
Rita Yoshitaka
27 de abril
19h30
Painel Profissão Arquiteto
Andre Santana, do Estúdio A+B - Arquitetura Alto Padrão
Rodrigo Alonso, do Instituto Elos - Arquitetura Social
Roger Guerra, da Prefeitura de Santos - Arquitetura Pública
Leonardo Delfino, da Criando Valor - Arquitetura Interativa
Fabio Bei, da Fabio Bei Paisagismo - Arquitetura da Paisagem
Luiz Gustavo, da RP HUB Creative - O Trabalho de 2025
28 de abril - 19h30
Aulão de Composições Cênicas e Arte
Professora Adriana Lucena
Sobre a ESAMC
Fundada em 1999, a ESAMC é reconhecida nacionalmente como um centro de excelência e está nos rankings das 50 melhores faculdades do país, pois se destaca pelo projeto educacional inovador, que alia teoria à realidade do mercado de trabalho. Com o objetivo de formar líderes, desenvolve competências técnicas, gerenciais e comportamentais, o que gera empregabilidade e reconhecimento entre os empresários das regiões onde se instala. A instituição estabeleceu seu campus em Santos, no litoral de São Paulo, e hoje está presente em 5 cidades do Brasil.