MODA: Bruna Marquezine se emociona em entrevista com Silvia Braz durante a Paris Fashion Week

Imagem
A atriz e a comunicadora se encontraram no quarto de hotel da atriz que se emocionou ao falar de família, carreira, escolhas pessoais e sua auto descoberta por meio da moda Silvia Braz entrevista Bruna Marquezine | Créditos Marlon Brambilla Durante a Semana de Moda de Paris que acontece até terça-feira (5), Silvia Braz conduziu entrevista exclusiva com a atriz Bruna Marquezine que em meio a lágrimas e risadas, contou percepções da sua vida pessoal e espetacular carreira que iniciou aos 5 anos de idade.   Surpreendendo seus espectadores, Silvia Braz inovou ao direcionar os holofotes não só às passarelas, mas também às brasileiras inspiradoras. Na entrevista, Bruna Marquezine se abriu em uma conversa franca e reveladora. Emocionada revelou "Sempre que eu falo que comecei a trabalhar com 5 anos as pessoas pensam: 'nossa, a mãe dela deve ser mãe de miss'. Eu quero falar disso e eu fico com vontade de chorar porque eu hoje, muito nova, conquistei muita coisa.

ENTRETENIMENTO: No mês do Dia Internacional da Língua Portuguesa, Museu da Língua Portuguesa também será gratuito aos domingos


Já válida aos sábados, iniciativa começa no dia 7 de maio, no mesmo fim de semana de uma programação especial gratuita com shows, performances e debates com nomes como Chico César, Djaimilia Pereira de Almeida, Xis, Denilson Baniwa e KL Jay


Em todos os domingos do mês de maio, o Museu da Língua Portuguesa será gratuito. A iniciativa, uma das novidades do mês do Dia Internacional da Língua Portuguesa, celebrado no dia 5, começa em 7 de maio, no mesmo fim de semana em que a instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo promoverá uma programação especial gratuita com shows, performances e debates. Chico César, KL Jay, Xis, Denilson Baniwa e Djaimilia Pereira de Almeida, entre outros, são alguns dos convidados. 

Desta forma, o visitante, em maio, não pagará para entrar no Museu em dois dias da semana: aos sábados, dia de gratuidade já usual desde a reabertura da instituição, em julho de 2021, e aos domingos. 

Em maio, além da programação especial do Dia Internacional da Língua Portuguesa (veja atrações e horários abaixo), quem for ao Museu terá a oportunidade de passear pela exposição principal, que, por meio de experiências como a Praça da Língua, o Falares e o Palavras Cruzadas, aborda a riqueza e a diversidade de nosso idioma. Além disso, o Museu realizará outras ações, como o É Hora de História, Sarau Hip-Hop no Museu e o Plataforma Conexões. 

Dia Internacional da Língua Portuguesa 
Com curadoria do historiador e músico Cacá Machado, o Dia Internacional da Língua Portuguesa 2023 do Museu da Língua Portuguesa vai abordar, nos dias 5 e 6 de maio, a variedade da língua portuguesa e do cancioneiro do país, que se manifesta por meio de diferentes gêneros musicais. Pois, se tem uma gente, um povo, que se revela por meio da música, é o brasileiro.  

Confira a programação completa:  

5 DE MAIO  

11h - Performance Antes do Tempo Existir  
No Pátio A e na Rua da Língua  

O artista visual Denilson Baniwa, a atriz Lilly Baniwa e a diretora Andreia Duarte se valem de memórias longínquas dos povos originários na apresentação de uma performance em que real e ficção se mesclam para questionar a lógica de produtividade da sociedade contemporânea.  

Grátis (com necessidade de retirada de ingressos para entrar no Museu)  

13h - Show Samba da Vela  
No Saguão Central da Estação da Luz  

O tradicional Samba da Vela, com a presença de 13 integrantes, apresenta clássicos do gênero, além de canções de novos compositores e autorais, nesta apresentação no Saguão Central da Estação da Luz. O show tem hora para começar, às 13h, e só vai acabar quando a vela acesa para a ocasião se apagar.  

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)  

16h - Conversa de botequim Língua Negra Lusoafrobrasileira  
No Auditório e pelo YouTube do Museu da Língua Portuguesa (com libras)  

A influência da língua africana no português e lusofonia são os temas desta conversa que vai reunir, presencialmente, o sociólogo brasileiro Mário Medeiros e a professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo Rita Chaves, e, virtualmente, a escritora portuguesa Djaimilia Pereira de Almeida – ela lerá trechos de alguns de seus livros.  

Grátis (com necessidade de retirada de ingressos para entrar no Museu – quem já estiver no Museu terá entrada livre para este evento)  

17h - Show Caipira  
No Pátio B  

A cantora Suzana Salles e o tenor Lenine Santos convidam o multi-instrumentista Webster Santos para realizar uma releitura de clássicos da música caipira, como "Boi Soberano", "Beijinho Doce" e "Índia", tendo como referências artistas fundamentais para este gênero da música brasileira, como Cascatinha e Inhana, Angelino de Oliveira, Tião Carreiro e Pardinho e João Pacífico.  

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)  

19h - Show Chico César, voz e violão  
No Auditório e na Praça da Língua  

Nesta apresentação de voz e violão especial para o Museu, Chico César celebra a língua portuguesa em suas canções. Algumas delas, como "Mama África", "À Primeira Vista" e "Pensar em Você", viraram hits e fizeram o cantor e compositor paraibano ser conhecido em todo o Brasil.  

Grátis (retirada de ingressos a partir das 17h - dois por pessoa - na bilheteria do portão A. Sujeito a lotação)  

9h às 18h - Documentário Nelson Cavaquinho  
No miniauditório  

Dirigido por Leon Hirszman, este filme, lançado em 1969, acompanha o dia a dia do sambista Nelson Cavaquinho, autor de músicas como "Juízo Final" (com Élcio Soares), "A Flor e o Espinho" (com Guilherme de Brito e Alcides Caminha) e "Folhas Secas" (com Guilherme de Brito).  

Grátis (com necessidade de retirada de ingressos para entrar no Museu)  

 

6 DE MAIO  
11h - Performance Já passou de português  
No Pátio A e em diversos espaços do Museu da Língua Portuguesa  

A atriz Luah Guimarães, a percussionista Victória dos Santos, o diretor Vadim Nikitin e o compositor Cacá Machado reúnem literatura e canções da língua portuguesa em performance que passará por diversos espaços do Museu da Língua Portuguesa. A ideia é mostrar as relações entre a língua escrita e a musicalidade em nosso idioma.  

Grátis (com necessidade de retirada de ingressos para entrar no Museu)    

13h - Show Fluxo do Funk  
No Saguão Central da Estação da Luz  

O músico e pesquisador Meno del Picchia faz um apanhado do funk paulista, marcado pela ostentação em suas letras, entre outros estilos. Neste pocket show, ele recebe como convidados MC Lanzinho, MC Tizzi e Batata Boy, representantes da nova geração do funk.  

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)  

15h - Conversa de botequim Do Nordeste brasileiro  
No Pátio B e pelo YouTube do Museu da Língua Portuguesa (com libras) 

A influência da língua e canção nordestinas na formação da cultura brasileira é o tema da roda de conversa Do Nordeste brasileiro. Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado, e os cantadores de embolada Antônio Caju e Rouxinol Pereira participam do encontro, que terá mediação do compositor e produtor musical Caçapa.  

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)  

16h - Show Do Nordeste brasileiro  
No Pátio B  

Logo após a roda de conversa, Lirinha, Caçapa, Antônio Caju e Rouxinol Pereira colocam em prática o que falaram no debate realizado no Dia Internacional da Língua Portuguesa do Museu. No repertório, eles cantam e tocam emboladas, cocos e repentes.  

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)  

18h – Papo da Quebrada: aula-show com Xis e KL Jay  
No Pátio B  e pelo YouTube do Museu da Língua Portuguesa (com libras)

Os rappers Xis, autor do sucesso "Us Mano e As Mina", e KL Jay, DJ do grupo Racionais MC's, vão promover uma aula-show sobre o rap e ainda apresentar alguns clássicos do gênero por meio de uma discotecagem ao vivo. A mediação será da jornalista Gisele Coutinho.  

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)  

9h às 18h - Documentário Nelson Cavaquinho  
No miniauditório  

Dirigido por Leon Hirszman, este filme, lançado em 1969, acompanha o dia a dia do sambista Nelson Cavaquinho, autor de músicas como "Juízo Final" (com Élcio Soares), "A Flor e o Espinho" (com Guilherme de Brito e Alcides Caminha) e "Folhas Secas" (com Guilherme de Brito).  

Grátis (com necessidade de retirada de ingressos para entrar no Museu)  

 

ATENÇÃO: INGRESSO PARA O SHOW DO CHICO CÉSAR  
A entrada ao Museu da Língua Portuguesa não garante acesso ao show do cantor Chico César. Para prestigiar este evento, é preciso retirar ingressos – dois por pessoa – a partir das 17h, no dia 5 de maio (sexta-feira), inclusive quem já está dentro do Museu. Sujeito a lotação.  


SERVIÇO  
Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Língua s/n - Luz - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis nos dias 5 e 6 de maio  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Grátis nos domingos de maio 
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  
www.museudalinguaportuguesa.org.br  

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa tem Patrocínio Máster da EDP e Patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  

A Temporada 2023 conta com Patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e do Grupo Globo, com Apoio do BNY Mellon e da PwC Brasil, e com as Empresas Parceiras Marsh McLennan, Eaton, Cabot, Machado Meyer e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

 






VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

MODA: Podyh AW24

NEGÓCIOS: Franquias que faturam ainda mais no verão, conheça opções para diversificar (e esquentar) seus investimentos

NEGÓCIOS: Startups do Cubo Itaú recebem R$2,8 bilhões de investimento em 2023

NEGÓCIOS: San Paolo reforça time de marketing para acelerar expansão da marca no Brasil

MODA: C&A lança segunda coleção de jeans rastreável em parceria com o movimento Sou de Algodão

NEGÓCIOS: Dia Internacional da Mulher, 10 empreendedoras para conhecer e se inspirar

DECORAÇÃO: Com Casa 214, Boticário aposta em mercado em ascensão e anuncia a chegada de produtos focados em aromas para casa

TURISMO: Fairmont Rio de Janeiro anuncia a segunda edição do Fairmont Rio Golf Weekend

NEGÓCIOS: Skala Cosméticos recebe investimento estratégico da Advent