ARTE: Instituto Tomie Ohtake apresenta Maria Lira Marques - Roda dos Bichos

Imagem
Artista natural do Vale do Jequitinhonha, tem sua primeira exposição individual institucional da carreira, apresentando trabalhos realizados nas últimas três décadas, a partir do barro que extrai das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Foto: Divulgação Abertura: 02 de março de 2024 – às 11h Em cartaz até 26 de maio de 2024   O Instituto Tomie Ohtake apresenta Roda dos Bichos , exposição dedicada à produção de Maria Lira Marques. Tendo como curador Paulo Miyada e curadora assistente Sabrina Fontenele, a mostra reúne trabalhos de toda a carreira de Lira Marques, que nas últimas três décadas extrai o barro das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Com uma produção profundamente marcada pelo imaginário do semiárido mineiro, a artista se destaca por desenvolv

COMPORTAMENTO: Vida além do trabalho, o que você tem feito pela sua?




*Por Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco


O que você tem feito para ter qualidade de vida (além do trabalho)? Ao contrário de tantas outras perguntas, esta não traz respostas rápidas no Google. Isso porque não existem verdades absolutas nessa esfera. Cada um deve aprender a olhar para si, buscar autoconhecimento e aquilo que lhe traga prazer e inspiração.

Vamos cair na real. Não importa se você é empresário, funcionário CLT, freelancer ou prestador de serviços, o fato é que os trabalhos vêm e vão. Isso porque nos negócios nada é estático: projetos são encerrados, contratos chegam ao fim, etc.

Ou seja: se a sua felicidade depende exclusivamente da sua identidade profissional, como fica sua saúde mental a cada nova mudança ou ciclo do mercado?

Tenho visto pessoas em busca da realização em suas carreiras trabalhando em ritmo de aceleração e sobrecarga. Todos estão tentando ganhar mais e mais. Mas pare e pense: ter mais dinheiro é bem vindo, mas o que acontece se essa renda extra vier atrelada ao preço de sacrificar sua saúde e todo seu tempo livre?

Uma pessoa pode ser considerada bem-sucedida se nunca tem tempo para seus familiares e amigos? "Quando o trabalho define você, seu mundo se torna muito estreito. Pensamentos sobre seu trabalho e os desafios que você enfrenta estão sempre em sua mente, não importa o que você esteja fazendo ou com quem esteja", escreveu Ray Williams, autor de Eye of the Storm: Como Líderes Conscientes Transformam Locais de Trabalho Caóticos (Ed. CreateSpace).

Como tudo na vida, devemos sempre buscar o equilíbrio. Detalhe: você não será lembrado por quanto dinheiro ganhou ou por quantas horas trabalhou, mas sim pela diferença que fez na vida das pessoas. Este será seu legado.

Por isso, compartilho a seguir algumas atividades simples, que vão ajudar a dar mais leveza e qualidade de vida em seu cotidiano:

1) Apenas converse com as pessoas: vou propor um exercício relativamente simples e que traz resultados surpreendentes. Pare por alguns minutos e escreva o nome de vinte conhecidos no papel e, em seguida, vá ligando para cada um deles. Pergunte sobre suas vidas, vá vê-los, marque uma videochamada ou convide para um café. Enfim, interaja com eles da forma como for mais conveniente. Você ficará surpreso com o conhecimento que pode adquirir apenas ouvindo outras pessoas falarem. OK, algumas vezes você poderá escutar apenas lamentações, mas, em outras, será possível ter uma visão das motivações, esperanças, sonhos e ambições das pessoas. E, quando juntar tudo isso, poderá aprender sobre como os outros chegaram onde estão hoje - e decidir se esse é um caminho potencialmente inspirador para você.

2) Leia biografias: vá até a livraria mais próxima, diretamente para a seção de biografias. Compre três livros que contem a história de líderes de diferentes setores, sociedades e culturas. Elas podem ser absolutamente inspiradoras! Leia um pouco toda noite, antes de dormir. Acorde pela manhã e escreva cinco coisas que você poderia fazer diferente naquele dia. Repita o exercício ao menos três vezes na semana. Em tempo: uma das mais interessantes biografias que li foi a de Steve Jobs, de Walter Isaacson (Ed. Intrínseca). Nela você vai encontrar lições de criatividade, de carreira e de vida, como: "os clientes não sabem o que querem até que você mostre a eles"; "progrida eliminando partes que não são essenciais" ou "decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer", entre muitas outras.

3) Cuide de você: faça exercícios, beba mais água e tenha uma alimentação saudável. Doenças crônicas muito comuns hoje em dia, como diabetes, hipertensão e problemas de colesterol, por exemplo, surgem, em muitos casos, como saldo de anos de negligência com a saúde. Imagine só: uma pessoa tem um par de chinelos mas não tem pernas. Já outra não tem um par de chinelos mas tem as duas pernas. Qual delas tem mais sorte? Sua saúde é sua riqueza. Independente do quão "bem-sucedido" você esteja em sua carreira, se estiver muito doente para aproveitar a vida, não faz sentido. Coloque sua saúde em primeiro lugar.

4) Seja voluntário: a filantropia traz muitos benefícios. Pode trazer significado e propósito à sua vida, ao mesmo tempo em que aumenta sua auto-estima e bem-estar, aliviando o estresse e prevenindo sintomas da depressão. Além de ter um impacto positivo na comunidade, o voluntariado ainda faz você expandir seu círculo social, conhecendo novas pessoas e realidades.

 



Por @oblogueirooficial



SIGA NAS REDES SOCIAIS



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE

MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil