Confira
Curitiba recebeu pela primeira vez uma "torcedora de charutos"
- Gerar link
- Outros aplicativos
Habilidade altamente especializada na indústria de charutos foi exibida ao vivo na Bulldog Tabacaria
A marca brasileira de charutos JAMM veio à Curitiba para um evento exclusivo e inédito, que aconteceu no dia 30 de maio, na Bulldog Tabacaria. Na ocasião, os participantes puderam acompanhar o trabalho de uma "torcedora de charutos". Ou seja, uma pessoa que enrola charutos à mão, uma habilidade altamente especializada e valorizada nessa indústria que é tão artesanal.
"As etapas típicas do processo de enrolar um charuto incluem a seleção de folhas de tabaco de qualidade já curadas e fermentadas, a separação das folhas, a colocação do miolo - que é o preenchimento do charuto -, a adição do capote - que é uma folha de tabaco que garante a estrutura do charuto - e, finalmente, a adição da capa, que é a folha de tabaco que você vê na parte externa do charuto. Este é um trabalho de muita precisão, que demanda habilidade e prática", descreve Carolina Macedo, sócia da Bulldog.
Ela explica que a palavra "torcedora" é usada porque o processo de fabricação de um charuto envolve "torcer" ou enrolar o tabaco em uma forma cilíndrica. "No entanto, é importante notar que a qualidade de um charuto não é determinada apenas pela habilidade do torcedor, mas também pela qualidade do tabaco utilizado", acrescenta Walter Macedo, sócio de Carolina na Bulldog.
Walter conta que o termo "torcedora" é a versão feminina da palavra em português, indicando que a pessoa que enrola os charutos é uma mulher. "Na indústria de charutos, tanto homens quanto mulheres podem ser torcedores. Mas, em muitos lugares, as mulheres são especialmente valorizadas por sua habilidade nessa arte", diz.
Uma profissional torcedora veio diretamente da fábrica sediada na Bahia para o evento na Bulldog. Os presentes acompanharam todo o processo de torção e participaram de um sorteio, onde os escolhidos puderam vivenciar a experiência de torcer e degustar o seu próprio charuto.
A noite contou com a participação do proprietário da JAMM, José Antonio Martins Monteiro, cujas iniciais dão nome à marca. Todos os presentes puderam harmonizar um charuto da JAMM com um Santa Angelina, drink autoral da casa à base de cachaça.