Confira
Tecnologia financeira ligada à economia criativa tem inadimplência próxima de zero
- Gerar link
- Outros aplicativos
A criatividade é a grande impulsionadora de negócios da indústria criativa. Porém, infelizmente, música, audiovisual e segmentos que envolvem cultura passam por dificuldades para conseguir o aporte financeiro necessário para a realização dos seus projetos.
Do momento em que um fã consome um produto (vídeo ou música, por exemplo) até o momento em que o dinheiro entra no bolso do criador, existe uma camada complexa de intermediários e fluxos financeiros. Os buracos no processo impediam operações de crédito de acontecerem pelo excesso de risco.
Nesse sentido, e tendo em vista uma lacuna de mercado, a fintech Noodle, plataforma criada com o objetivo de democratizar o acesso de negócios da economia criativa a recursos financeiros, desenvolveu um ecossistema de soluções para permitir a oferta de crédito com segurança.
"Desenvolvemos um ecossistema que vai do monitoramento de plays em tempo real até uma cobertura completa do fluxo do dinheiro, incluindo pagamentos cross-border e chegando com segurança para o recebedor final sem exposição aos intermediários. Isso permite eficiência no desembolso e inadimplência próxima de zero", afirma Igor Bonatto, CEO da fintech Noodle.
Ainda no início de 2023, no Brasil, de acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, 6,5 milhões de empresas estavam negativadas. A pesquisa mostrou, ainda, que, em dezembro de 2022, 5,74 milhões de Micro e Pequenas Empresas atingiram a inadimplência, número que foi 7% maior em comparação ao mesmo mês de 2021. De acordo com o economista da marca, a estimativa é que o cenário de inadimplência ainda perdure, em conformidade com o índice de negativação dos consumidores, de 69,4 milhões de pessoas.
Indo na contramão da realidade brasileira e do mercado de crédito, desde 2020, Noodle registrou menos de 0,4% de inadimplência superior a 90 dias. O fato atesta a funcionalidade da plataforma e a segurança que envolve a oferta de crédito, além de agregar credibilidade ao mercado artístico que, muitas vezes, não recebe o devido valor.
A fintech vem, cada vez mais, concentrando esforços em ampliar sua gama de atuação e levar soluções financeiras tendo em vista a facilitação do trabalho artístico e crescimento de negócios, através de aumento de receita. Noodle caminha para fechar o ano com cerca de R$ 20 milhões investidos em empresas do ramo musical, canais do Youtube, equipes de games, eventos ao vivo e produtoras audiovisuais.
Tecnologias como a de Noodle atestam os novos olhares do mercado sobre o cenário artístico - iniciativas privadas empregam tecnologia que fortalecem o setor, que só tem a ganhar através de projetos como esse.
CURTIU ? COMPARTILHE O POST E ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS !
ANUNCIE AQUI PARA FAZER PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET.