ARTE: Instituto Tomie Ohtake apresenta Maria Lira Marques - Roda dos Bichos

Imagem
Artista natural do Vale do Jequitinhonha, tem sua primeira exposição individual institucional da carreira, apresentando trabalhos realizados nas últimas três décadas, a partir do barro que extrai das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Foto: Divulgação Abertura: 02 de março de 2024 – às 11h Em cartaz até 26 de maio de 2024   O Instituto Tomie Ohtake apresenta Roda dos Bichos , exposição dedicada à produção de Maria Lira Marques. Tendo como curador Paulo Miyada e curadora assistente Sabrina Fontenele, a mostra reúne trabalhos de toda a carreira de Lira Marques, que nas últimas três décadas extrai o barro das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Com uma produção profundamente marcada pelo imaginário do semiárido mineiro, a artista se destaca por desenvolv

DECORAÇÃO: by Kamy + Ricardo Abreu, coleção reinterpreta São Paulo a partir de tapetes e tapeçarias


Série assinada remonta a capital paulista a partir de projetos urbanísticos e paisagísticos feitos para a cidade


Tapeçaria Urbano Nova Paulista, assinada por Ricardo Abreu e by Kamy Verde

(Foto: Emerson Alves)


Como seria São Paulo se projetos urbanísticos e paisagísticos para diferentes pontos emblemáticos da capital tivessem saído do papel? Foi a partir dessa reflexão que surgiu a coleção Urbano, assinada pelo arquiteto Ricardo Abreu para a by Kamy Verde.


Com sete peças já desenvolvidas, a série apresenta recortes icônicos da cidade reinterpretados a partir de projetos que poderiam ter transformado São Paulo com verdadeiros tapetes vegetais, apresentando a riqueza arquitetônica e ambiental – muitas vezes negligenciada – da metrópole, enriquecendo-a com cores vibrantes e texturas envolventes.


"Os tapetes representam parques lineares que poderiam conectar o indivíduo à cidade, criando espaços de convívio e harmonia. A perspectiva da cidade é aérea porque é partir deste olhar, com a cidade sob os nossos pés, que nos deparamos com a imensa escassez de conexões verdes. Assim como um tapete na sala de estar sinaliza o principal lugar de um núcleo familiar, o lugar de convívio e conexão entre as pessoas, esses pontos são potencialmente capazes de conectar o indivíduo com a cidade", explica Ricardo Abreu.


Além da proposta conceitual, as peças da Urbano são produzidas de forma artesanal por meio de fragmentos de outros tapetes. Esses fragmentos são reaproveitados pela by Kamy Verde, que promove o design 360° e a sustentabilidade ao criar peças exclusivas. As diversas técnicas empregadas nos tapetes e tapeçarias resultam em combinações únicas de cores e texturas, enriquecendo ainda mais a expressividade do design têxtil.


Considerado um dos nomes mais promissores da arquitetura brasileira, Ricardo Abreu se destaca pela irreverência e criatividade. A parceria com a by Kamy na coleção Urbano é reflexo dessa busca constante por excelência e qualidade em seus projetos.


Com uma abordagem contemporânea e inovadora, Ricardo é reconhecido nacional e internacionalmente. A já premiada carreira deste jovem arquiteto inclui o troféu do The Architecture MasterPrize, na categoria de Design de Interiores, pelo "Loft Fétiche" para CASACOR São Paulo 2019; e o Prêmio Internacional TILE Brasil Projeto 2019, na categoria Retrofit, com a Casa Guaratinguetá.


A Urbano é a primeira coleção de design assinada por Ricardo Abreu e celebra a união entre a arquitetura e a natureza. Conheça cada uma das peças:


URBANO TIETÊ BKV (2023)

4,00 X 1,90 m

Alvo de inúmeros projetos de paisagismo e urbanismo nunca concluídos, o tapete Urbano Tietê simboliza o oásis de vida e bem-estar que esse trecho de São Paulo poderia proporcionar, conectando diferente pontos da capital por meio da natureza. É um convite para almejar uma cidade onde a revitalização efetiva da sua hidrografia é uma realidade.


URBANO PARAISÓPOLIS BKV (2023)

5,00 x 3,50m

Uma das duas maiores favelas de São Paulo e entre as seis maiores do Brasil, Paraisópolis é interpretada neste tapete, que sugere uma conexão mais fluída com a metrópole e a natureza, destacando as potencialidades arquitetônicas e culturais efervescentes nessa comunidade.


URBANO DOM PEDRO BKV (2022)

4,00 x 2,00 m

No coração da cidade de São Paulo, o Parque Dom Pedro é cortado por diversos viadutos e as mais variadas linhas de transporte público. Uma enorme mancha verde com potencial de conexão do pedestre com a cidade, mas que hoje se encontra completamente abandonada.


URBANO NOVA AUGUSTA BKV (2023)

2,50 x 2,50 m

A rua Augusta frequentemente é objeto de diversos projetos de reurbanização. A criação de ilhas de conforto nos cruzamentos das ruas priorizaria o pedestre, que se vê engolido pela massa construída nesta região da cidade.


URBANO NOVA PAULISTA BKV (2022)

3,00 x 1,70 m

O tapete "Nova Paulista" é uma interpretação artística da icônica Avenida Paulista, coração pulsante da cidade de São Paulo. Inspirado na vibrante atmosfera urbana dessa região emblemática, o tapete representa uma Paulista mais verde, que abraça a cultura e as pessoas que transitam por essa avenida tomada por arranha-céus.


URBANO MINHOCÃO BKV (2022)

4,30 x 3,10 m

Uma interpretação artística e inspiradora do icônico Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão. Neste projeto, o tapete reimagina o espaço urbano do Minhocão como um exuberante parque linear, onde o concreto e o cinza dão espaço ao harmonioso diálogo entre a natureza e o convívio urbano.


URBANO MARGINAL BKV (2022)

4,30 x 2,21 m

Talvez por estar mais próxima do centro financeiro da capital paulista, a Marginal Pinheiros foi uma das regiões que mais receberam intervenções urbanísticas e paisagísticas nas últimas décadas. Dos inúmeros planos de plantio de árvores, ciclovias, transporte público e despoluição do rio, pouco se avançou efetivamente. Ao menos no plano imaginativo, aqui se faz um exercício de se pensar em uma marginal viva, dinâmica e integradora.


by Kamy

www.bykamy.com.br




MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil