ARTE: Instituto Tomie Ohtake apresenta Maria Lira Marques - Roda dos Bichos

Imagem
Artista natural do Vale do Jequitinhonha, tem sua primeira exposição individual institucional da carreira, apresentando trabalhos realizados nas últimas três décadas, a partir do barro que extrai das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Foto: Divulgação Abertura: 02 de março de 2024 – às 11h Em cartaz até 26 de maio de 2024   O Instituto Tomie Ohtake apresenta Roda dos Bichos , exposição dedicada à produção de Maria Lira Marques. Tendo como curador Paulo Miyada e curadora assistente Sabrina Fontenele, a mostra reúne trabalhos de toda a carreira de Lira Marques, que nas últimas três décadas extrai o barro das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Com uma produção profundamente marcada pelo imaginário do semiárido mineiro, a artista se destaca por desenvolv

LITERATURA: Inscreva-se na Leitura Coletiva de "Tia Beth", últimas horas

.

"Tia Beth": uma saga de amor familiar contra a opressão do Estado


Professor de Direitos Humanos, Leonardo de Moraes convida a uma leitura sobre a trajetória de uma personagem que perdeu amores para a violência do Estado


Na sala de tia Beth, em cima do piano de cauda, a foto de um jovem sorridente sempre foi tabu; um assunto que jamais poderia ser abordado por quem a visitasse. A mulher excêntrica, de voz rouca e aveludada, evitou por décadas falar sobre o filho Tavinho Guedes, cantor e dramaturgo desaparecido durante o regime militar, no final da década de 60.  
 
Esse silêncio que atravessou gerações só é quebrado quando tia Beth pede ajuda ao sobrinho-neto Leonardo para registrar suas memórias, no intuito de finalmente esquecê-las. É neste contexto que se inicia o romance Tia Beth, do escritor, roteirista e professor de Direitos Humanos Leonardo de Moraes – tema desta Leitura Coletiva.  

Com cartas escondidas, diários da década de 40 e relatos emocionantes de Beth – regados a café, cigarros e bourbon – o jovem descobre um lado surpreendente da vida de sua extravagante tia-avó. Ela narra a dor, a luta e o sofrimento que experimentou no período de conflitos políticos e repressão do governo, sua secreta história de amor na juventude, e as consequências de seu comportamento irrequieto diante dos estereótipos machistas e religiosos da época. O enredo percorre períodos marcantes, como a Segunda Guerra Mundial; a efervescência cultural dos anos 60; e a resistência dos artistas contra o regime militar. 

Ao mesmo tempo em que descobre os acontecimentos e tragédias que acometeram a vida de tia Beth, o jovem enfrenta os próprios infortúnios. Com a namorada grávida, passa pelo dilema moral do aborto – experiência que se assemelha à que Beth viveu muitos anos antes. 

Inscreva-se na Leitura Coletiva e inspire-se nesta história: 

Se você tem um perfil literário no Instagram ou TikTok, pode ser um dos 30 selecionados para participar dessa Leitura Coletiva! Nesta ação, você receberá o livro para resenhar, debater o enredo com outros leitores e conversar diretamente com o escritor, Leonardo de Moraes. Inscreva-se agora mesmo: 

➡ Inscrições abertas até dia 15 de novembro: https://forms.gle/nut3gSx8sYXHuSKN7    

Sobre o autor: Leonardo de Moraes é escritor, roteirista, artista visual, tabelião e professor de Direitos Humanos. É graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre em Direito do Estado. Artista residente na New York Academy of Arts, compartilha parte de suas produções artísticas nas redes sociais. Como escritor, é autor de livros de contos, obras infantis e peças de teatro, além de ter produzido roteiros para TV Globo e TV Ideal. Tia Beth marca sua estreia como romancista. 

Redes sociais: Instagram | TikTok  



ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS !
ANUNCIE AQUI PARA FAZER PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET.

MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil