ARTE: Instituto Tomie Ohtake apresenta Maria Lira Marques - Roda dos Bichos

Imagem
Artista natural do Vale do Jequitinhonha, tem sua primeira exposição individual institucional da carreira, apresentando trabalhos realizados nas últimas três décadas, a partir do barro que extrai das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Foto: Divulgação Abertura: 02 de março de 2024 – às 11h Em cartaz até 26 de maio de 2024   O Instituto Tomie Ohtake apresenta Roda dos Bichos , exposição dedicada à produção de Maria Lira Marques. Tendo como curador Paulo Miyada e curadora assistente Sabrina Fontenele, a mostra reúne trabalhos de toda a carreira de Lira Marques, que nas últimas três décadas extrai o barro das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Com uma produção profundamente marcada pelo imaginário do semiárido mineiro, a artista se destaca por desenvolv

TECNOLOGIA: 5 recursos que estão transformando o dia a dia dos médicos

*Por Rafael Duarte, CEO da RD Medicine  


Sabemos que a medicina passa por constante evolução e que a tecnologia emerge como aliada para aprimorar a prática médica. Hoje, por exemplo, temos o recurso da telemedicina, que permite a realização de consultas on-line, o monitoramento de pacientes de forma remota e fornecimento de orientações à distância. Além disso, a integração de ferramentas como o prontuário eletrônico, os softwares de gestão de agenda e os dispositivos wearables não apenas melhoram o fluxo de trabalho clínico, como também aprimoram o atendimento prestado ao paciente.  

 

Um levantamento recente feito pela Accenture apontou que cerca de 60% dos profissionais de medicina no Brasil utilizam algum tipo de ferramenta de TI para realizarem acompanhamento de pacientes.  

 

Diante desse contexto, vale a pena conhecer mais a fundo cinco tecnologias que têm auxiliado a rotina dos médicos. 

 

1 - Dispositivos wearables 

 

Os dispositivos tecnológicos vestíveis, como relógios, são exatamente o que o nome indica: inovações que os pacientes podem utilizar no corpo para monitorar dados críticos relacionados à saúde, tais como frequência cardíaca e pressão arterial, tudo em tempo real. Englobam parte de uma tendência crescente na medicina, em que a tecnologia se funde com o autocuidado. Os médicos, aproveitando essas informações, são capazes de acompanhar o progresso do tratamento, identificar determinadas questões e fazer ajustes personalizados, resultando em uma abordagem mais precisa. 

 

2- Agenda médica on-line 

 

Uma agenda de papel não é uma ferramenta prática para um profissional com tantas atividades. Portanto, no meio digital, é possível marcar consultas e acionar o serviço de lembretes automáticos. Existem opções gratuitas e muito eficientes na internet, como o Google Agenda, aplicativo que pode ser baixado para celulares com tecnologia Android e iOS. O app conta com calendário e permite adicionar eventos importantes e notificações de afazeres.  

 

3- Prontuário eletrônico 

 

O prontuário médico é uma ferramenta essencial para o acompanhamento do tratamento dos pacientes. No digital, essa tarefa se torna mais ágil, completa, eficiente e altamente integrada com outras áreas de um hospital ou clínica. Em contraste com o prontuário em papel, a versão on-line centraliza todas as informações em um único local, resultando em um histórico mais abrangente e de acesso rápido. Muitos prontuários desse tipo oferecem opções de personalização, permitindo a inclusão de campos, edição de perguntas, anexação de exames, fotos e imagens. Também há recursos valiosos, como um cronômetro para controlar o tempo da consulta, integração com agendas digitais e calculadoras automáticas. Ainda mesmo fora do consultório, é permitido acessar a ferramenta de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, desde que esteja armazenada na nuvem.  

 

4 - Bulário on-line da Anvisa 

 

É incontestável a variedade de medicamentos disponíveis no mercado, tornando praticamente impossível para os médicos terem conhecimento detalhado sobre a posologia e as contraindicações de todos eles. O bulário on-line oferece um recurso de acesso rápido às informações sobre remédios. O serviço disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também inclui conteúdo educacional em saúde, legislação específica integrando diversas áreas e links de interesse. 

 

5 - Medscape 

 

O Medscape é uma plataforma on-line e um aplicativo móvel reconhecido globalmente no campo da medicina e da saúde. Esse recurso disponibiliza informações médicas atualizadas, notícias, artigos, estudos clínicos, diretrizes, ferramentas de cálculo médico e educação contínua. Reúne ainda dados sobre medicamentos, interações medicamentosas e condições médicas, ao mesmo tempo que proporciona um espaço para discussões e fóruns entre profissionais da área. É uma fonte confiável de informações para médicos e profissionais do setor que desejam se manter atualizados e acessar recursos úteis para a prática clínica. 

 

*Rafael Duarte é CEO da RD Medicine, escola preparatória com cursos e mentoria completa para internacionalização do médico brasileiro. Veja mais em - https://www.instagram.com/dr.duarterafael/   

 

 

Para mais informações, acesse: https://rdmedicine.com.br/. 

 



CLIQUE AQUI E FALE COMIGO PARA ANUNCIAR SEU NEGÓCIO E
FAZER PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET !






MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil