TELEVISÃO: Josyara e Blitz the Ambassador estão no Metrópolis desta sexta (23/2)

Imagem
Foto Felipe Medeiros EDIÇÃO INÉDITA VAI AO AR NA TV CULTURA, A PARTIR DAS 19H20, COM ADRIANA COUTO E CUNHA JR.   Nesta sexta-feira (23/2) , a cantora, compositora e violonista baiana Josyara estará no Metrópolis , da TV Cultura , para falar sobre seu novo projeto, o EP Mandinga Multiplicação: Josyara canta Timbalada, em homenagem ao grupo. Apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr. , o programa vai ao ar a partir das 19h20 .   No novo trabalho, a artista apresenta músicas em formato violão e voz, com repertório integral de canções da banda Timbalada, formada por Carlinhos Brown, em 1991. A cantora faz show de lançamento do novo projeto em São Paulo neste final de semana.   A edição inédita também traz uma entrevista com Blitz the Ambassador, produtor musical, cineasta e diretor do filme A Cor Púrpura , que concorre ao Oscar na categoria atriz coadjuvante. SIGA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM:   www.instagram.com/oblogueirooficial TIKTOK:  www.tiktok.com/@oblogueirooficial F

MODA: Sustentabilidade que inspira


Foto: Divulgação

 

Desde o seu princípio, em 2010, o INSPIRAMAIS, salão de moda que lança mais de mil materiais inovadores para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias, teve como premissa a sustentabilidade. Não somente em produtos, mas em toda sua estrutura produtiva. Ocorrendo no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS, entre os dias 23 e 24 de janeiro, a 29ª edição do salão contará com cerca de 150 expositores e receberá visitantes de todo o Brasil e parte do mundo, principalmente da América Latina.


A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, conta que o salão nasceu dentro do conceito da sustentabilidade nos seus pilares ambiental, econômico e social. "A sustentabilidade é um movimento crescente na sociedade, especialmente em países mais desenvolvidos. As empresas que fazem parte do salão entenderam essa demanda e apoiaram a criação de um evento que otimizasse custos e ao mesmo tempo instigasse a criação de uma cultura de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva do nosso setor, sempre trazendo conteúdos relevantes e que unem moda e responsabilidades social e ambiental", comenta.


Estandes padronizados
Entre as iniciativas sustentáveis, a executiva lista a padronização de estandes, exigindo assim menor custo para produção, oportunizando que as expositoras, de fato, invistam esforços nos materiais a serem lançados. "Além disso, os estandes padronizados acabam por gerar menos resíduos, pois são reutilizados nas edições seguintes e as empresas não precisam investir em cenografia e materiais gráficos, economizando também investimentos", acrescenta.
 

Espaços comuns
Nos espaços comuns do salão, como a Arena de Inovação - onde ocorrem as palestras -, o Conexão INSPIRAMAIS- no início da mostra, onde são expostos os materiais lançados no evento -, o Hub Conexão Criativa - no qual são apresentados produtos inovadores e sustentáveis de micro e pequenas empresas -, e o Preview do Couro - onde são expostos lançamentos de curtumes -, os materiais de montagem são todos reutilizados durante cinco edições. "Trocamos as estruturas desses espaços a cada dois anos e meio, gerando menos resíduos e mais economia para o salão e para as empresas", conta Silvana.
 

Sinalização
Todas as sinalizações do evento são produzidas a partir de plásticos reutilizados e processados pela Ambiplast. "Tudo o que é possível é reutilizado no INSPIRAMAIS", reforça Silvana, incluindo a cartela de cores para o desenvolvimento das coleções apresentadas no Conexão INSPIRAMAIS.
 

Presentes para convidados
Nesta 29ª edição, outra novidade fará parte do INSPIRAMAIS. Os presentes distribuídos no lançamento da nova logomarca do programa de internacionalização da Assintecal, Brazilian Materials, realizado em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Brazilian Materials, serão todos produzidos com materiais reaproveitados. "A sustentabilidade está em todo o salão, nos materiais lançados e até mesmo nos estandes. Neste ano, a sustentabilidade estará até mesmo nos presentes para convidados, que foram produzidos e ressignificados pelo ateliê re.si, que transforma excedentes da indústria calçadista em novos objetos", adianta Silvana. Segundo ela, a empresa utilizou alguns dos mais de mil materiais apresentados na edição passada do INSPIRAMAIS, em julho, para produzir elegantes porta-passaportes, porta-cartões e bolsinhas de mão.


Descarte de resíduos
A edição 29 do INSPIRAMAIS também terá uma iniciativa que visa a redução da geração de resíduos por meio da reciclagem. A empresa Pegada Neutra, de Porto Alegre/RS, ficará responsável por espalhar 20 kits de lixeiras com espaços destinados ao lixo comum e lixo reciclado no evento. Após o final do salão, essa mesma empresa irá recolher todo o resíduo e encaminhará para cooperativas de reciclagem.
 

Dias de exposição
Por fim, Silvana destaca que o INSPIRAMAIS foi a primeira mostra brasileira a diminuir o número de dias de exposição. Inicialmente, o salão teve três dias, enquanto as feiras comerciais tinham quatro. Hoje o salão é realizado em dois dias, otimizando custos e gerando menos resíduos, preservando os bons resultados.

Silvana ressalta que para a Assintecal a sustentabilidade é uma jornada com começo, mas sem final. "O salão não nasceu 100% sustentável. Estamos avançando a cada edição, pois entendemos que a sustentabilidade é um caminho a ser percorrido. Sempre poderemos melhorar", conclui.


O salão
O INSPIRAMAIS é uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa Brazilian Materials e o patrocínio do Sebrae Nacional. Saiba mais e inscreva-se no link. (Foto: Divulgação)

 

 



SIGA NAS REDES SOCIAIS:




CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !







MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil