Confira
Criando conexões: como as APIs ampliam estratégias de vendas nos canais online e offline
- Gerar link
- Outros aplicativos
Tecnologia permite troca de dados entre ERPs e diferentes aplicações, e pode ser um recurso de peso para gestão estratégica do varejo
As APIs têm se destacado especialmente quando já fazem parte do ERP, tipo de software de gestão já conhecido e muito utilizado no varejo. Com ele, os lojistas podem integrar soluções externas ao principal sistema do negócio com facilidade. Para William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), a integração com APIs desempenha um papel crucial na simplificação e otimização de processos internos, principalmente para estratégias omnichannel. "A integração de APIs é um diferencial mercadológico que pode destacar o negócio. É possível integrar aplicativos de diversos tipos, como de programas de fidelidade, ferramentas de CRM e até de inteligência artificial para diversos fins", explica o especialista.
Ao desvendar as APIs, os ERPs tornam-se verdadeiros facilitadores da conectividade, proporcionando uma visão completa e em tempo real de todo negócio, garantindo uma gestão mais eficiente e integrada. Isso significa que informações cruciais, como dados de vendas, estoque e comportamento do consumidor, podem ser vistas ao mesmo tempo entre diferentes sistemas, proporcionando uma tomada de decisão mais ágil e precisa.
No varejo físico, a integração de ERPs com APIs oferece uma experiência aprimorada tanto para gestores quanto para clientes. "Um exemplo prático é o monitoramento em tempo real do estoque, que permite uma reposição eficiente de produtos nas prateleiras, evitando perdas por falta de mercadorias e tornando a experiência do cliente mais proveitosa", diz.
Já no cenário omnichannel, onde os consumidores transitam entre os canais online e offline, a integração proporciona uma experiência fluida, unificada e sem interferências. O que acontece é que, por meio da API, é possível integrar as vendas da loja física com o marketplace. Então, se há uma venda no site, ela já fica registrada no sistema, facilitando toda a gestão.
"Empresas que adotam essa abordagem de integração são capazes de atender com maior facilidade as mudanças do mercado e se adaptar às transformações da jornada de compra. A capacidade de conectar-se a novas tecnologias e serviços ainda impulsiona a competitividade, permitindo que os varejistas se destaquem em um ambiente dinâmico e desafiador, visando um futuro mais conectado e lucrativo", conclui William.
SIGA NAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro THREADS: www.threads.net/@oblogueirooficial CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE ! |
- Gerar link
- Outros aplicativos