ESPORTES: "Fui chamada para jogar na WNBA, mas recusei", diz Hortência sobre decisão no auge da carreira

Imagem
Em entrevista ao podcast Andreoli Modo On, rainha do basquete relembra recordes, bastidores da seleção e aposentadoria   Crédito: Gabriela Queiro / Andreoli Modo On   Ícone do basquete feminino brasileiro, Hortência Marcari revisitou momentos decisivos de sua trajetória em participação no Andreoli Modo On , exibido no Kwai, com patrocínio da Superbet. Com seu humor afiado e olhar estratégico, a ex-jogadora falou sobre escolhas marcantes, como a surpreendente recusa de um convite para atuar na WNBA, aos 36 anos. "Fui draftada para a WNBA, mas tinha acabado de ter meu filho. Já tinha conquistado tudo o que queria. Decidi parar no auge", contou a ex-atleta, reforçando o controle que sempre teve sobre sua trajetória.   Campeã mundial em 1994 e medalhista de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, Hortência é considerada a maior jogadora da história do basquete feminino brasileiro. Foi a primeira brasileira incluída no Hall da Fama da FIBA e também no Hall da Fama do...

Política Pague o Quanto Vale ganha força no setor cultural

Não é de hoje que vemos propostas alternativas de pagamento no estilo Pague O Quanto Quiser ou Pague O Quanto Vale. De cafés a restaurantes ao redor do mundo, passando por máquinas de livros nos metrôs de São Paulo e até hortifrúti, são diversos os estabelecimentos que convidam a sua clientela a decidir o valor pelo serviço ou produto que estão adquirindo. A proposta pode ter um ar um tanto intrigante para alguns e gera reflexão. E é no setor cultural que esse assunto tem ganhado cada vez mais corpo no Brasil.


Historicamente os artistas de rua adotam um modelo parecido, mas agora o que se vê são também companhias de teatro, espaços culturais e bandas alternativas propondo um novo passo para esse sistema. A companhia de teatro independente Ave Lola, de Curitiba, foi uma das pioneiras na adoção da política Pague O Quanto Vale e há 13 anos possibilita a entrada no teatro para todas as pessoas, independentemente de seu poder aquisitivo.


"A política instiga uma reflexão sobre o valor da arte, possibilitando que as pessoas expressem suas percepções de forma concreta. E isso contribui diretamente para a manutenção da trupe", conta Ana Rosa Genari Tezza, fundadora e diretora da Ave Lola. "Antes de cada apresentação da Ave Lola é feita uma fala sobre a política de pagamento de ingresso. Buscamos deixar o público à vontade e mostrar que esta escolha preza por um equilíbrio entre o poder e o querer no que diz respeito à remuneração do nosso trabalho", conta.


Relatos como os da Ave Lola reforçam que, além de funcionar como um posicionamento político, que desafia um modelo tradicional de cobrança e busca educar o público, sistemas como esses ajudam a democratizar o acesso à cultura. Da mesma forma, podem se mostrar uma alternativa economicamente possível e sustentável para muitos negócios e iniciativas culturais, que enfrentam desafios diversos. O Pague O Quanto Vale se apresenta como um mecanismo eficiente para ampliar o número de pessoas na plateia sem deixar de lado o aspecto econômico. Assim, pessoas que podem pagar mais compensam aquelas que podem pagar menos.

 

A Ave Lola é um espaço de criação com produção de espetáculos teatrais, livros, filmes, exposições, oficinas e articulação com artistas do mundo todo. Reconhecida por sua pesquisa no teatro popular brasileiro, tem espetáculos premiados que circulam o Brasil e o exterior, além de ser berço de projetos artísticos de diversas áreas. Tem toda sua gestão liderada por mulheres de diferentes perfis e idades. Em março de 2024, estreará em Curitiba Sonhos de Uma Noite de Verão, de Shakespeare, na Tenda Ave Lola, um teatro ao ar livre que adota a política Pague O Quanto Vale desde sua criação. Em 2023, o conceito da tenda foi selecionado para compor a Quadrienal de Praga, o maior evento dedicado à arte da cenografia no mundo. 



VEJA TAMBÉM:

Taxa de Beleza: Eleita a mulher perfeita pela IA, brasileira diz que valor é condição para relacionamentos

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

DECORAÇÃO: Vinílico para parede, conheça a nova Linha ProtectWALL da Tarkett

MODA: Futebol além da camisa, Mundial de Clubes impulsiona consumo de produtos oficiais

MODA: Inverno 2025, apostas quentes da estilista Belle Restum para a estação mais elegante do ano

DECORAÇÃO: Tok&Stok lança campanha Casa Aconchego com coleção assinada por Marcelo Sommer

TURISMO: Hotéis de Jurerê Internacional promovem férias com recreação, shows e cortesia para as crianças

MODA: Das telonas para as quatro linhas, PUMA e Esporte Clube Bahia SAF lançam uniforme inédito inspirado no Superman, da DC Studios

DECORAÇÃO: Piso vinílico, 5 tendências para ficar de olho

NEGÓCIOS: O boom das hamburguerias, expansão do Conglomerado Burger agita cenário gastronômico no RJ