Confira
Vice-presidente Geraldo Alckmin e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, discutem expansão de negócios para a China
- Gerar link
- Outros aplicativos
50 anos de relação bilateral: vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, discutem expansão de negócios para a China Cada vez mais próximos, Brasil e China quebraram, em 2023, a marca de US$ 100 bilhões em exportações. Reunião Interministerial preparatória para a COSBAN ocorreu nesta quinta-feira (21), no Itamaraty, e reuniu governo e setor produtivo com foco em aprimorar a relação entre os dois países A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ciosa da relação do país com nosso maior parceiro comercial, a China, participou, na última quinta-feira (21), em Brasília, no Itamaraty, da Reunião Interministerial preparatória para VII Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN) - criada há 20 anos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva -, que ocorrerá esse ano na China, em junho. O encontro foi liderado pelo vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin, e pela secretária-geral do Itamaraty, embaixadora Maria Laura, e contou com a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e de representantes de todos os ministérios.
O encontro foi estratégico para discutir a relação entre os dois países, cada vez mais amistosa, respeitosa e, claro, lucrativa. Na reunião foram levantados potenciais temas, acordos e parcerias que podem ser fechados na próxima reunião da COSBAN. Na ocasião, Jorge Viana falou sobre o fortalecimento entre Brasil e China, esquecido nos últimos anos, resgatado no governo Lula, sem restrições e preconceitos - como no governo passado. Em 2023, as exportações brasileiras para a China atingiram US$ 104 bilhões, marcando o quarto recorde consecutivo.
"A China é o maior comprador de produtos brasileiros, com destaque para a agropecuária. Mas podemos ter boas parcerias em várias áreas nessa relação sino-brasileira", ressaltou Geraldo Alckmin, que preside a COSBAN, junto com o vice-presidente chinês. Logo após a reunião governamental, houve um encontro com representantes de diversos setores produtivos que atuam no comércio com a China. O governo, por meio do vice-presidente e da embaixadora, fez questão de ouvir todos esses setores que se posicionaram sobre a importância, estratégias e limitações, além de discutir medidas que devem ser adotadas para aprimorar a relação comercial entre os dois países. A ApexBrasil, com sua área de inteligência de exportação, tem colaborado para ampliar o fluxo do comércio com os chineses, ao lado dos ministérios.
No começo de junho, será realizada a conferência "Made in China 2025: impactos no Brasil", marcada para o dia 20, que discutirá, inclusive, impactos sobre a indústria, empregos e salários entre os dois países. A ApexBrasil não apenas estará presente na missão, mas também auxiliará na organização do evento na China e, mais tarde, na Arábia Saudita também. SIGA NAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro THREADS: www.threads.net/@oblogueirooficial CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE ! |
- Gerar link
- Outros aplicativos