GASTRONOMIA: Para os dias de outono, aprenda a fazer chocolate quente

Imagem
Toque final fica por conta da farofinha de biscoito. Foto: Divulgação Para as noites de outono, nada como uma bebida doce quentinha. Aprenda a fazer chocolate quente com farofinha de biscoito como toque final e surpreenda-se! Confira o modo de preparo abaixo: Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de amido de milho 1 litro de leite 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó 100 g de chocolate ao leite picado 1 caixa de creme de leite (200 g) 1 colher (chá) de essência de baunilha 1 pacote de Biscoito Treloso recheado sabor chocolate Modo de preparo: - Em uma panela, adicione o leite condensado, o amido de milho dissolvido no leite, o achocolatado, o chocolate picado e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar levemente e o chocolate derreter por completo. - Retire do fogo e misture o creme de leite e a essência. - Sirva acompanhado de chantilly pronto e coloque Biscoito Treloso recheado sabor ch

‘Fellini Por Fellini’: filme recupera entrevista histórica do mestre do cinema italiano


O cineasta Federico Fellini (Crédito: Divulgação/Curta!)

 


Um dos maiores nomes do cinema italiano, Federico Fellini conta sua própria história em "Fellini Por Fellini", filme que estreia no Curta! e no streaming CurtaOn logo depois de ser um dos destaques do festival É Tudo Verdade. O longa é dirigido por Jean-Christophe Rosé, que recuperou entrevistas exclusivas feitas por ele mesmo com Fellini.
 

Em um relato íntimo e honesto, Fellini fala de toda a sua vida, desde seu nascimento, em 1920, passando por uma infância modesta, seus primeiros trabalhos, até a maturidade como diretor. A narrativa é complementada com depoimentos de Jean-Christophe Rosé, que também lança sua própria perspectiva em primeira pessoa, colocando-se como um admirador do cineasta. A narração serve como fio condutor do documentário e contextualiza os trechos da entrevista conforme são exibidos.
 

Fotos, registros em vídeo e cenas de filmes — como "A Estrada da Vida", "Noites de Cabiria" e "A Doce Vida" — também ajudam a falar sobre Fellini, cuja história de vida se confunde com a do cinema italiano e com a da própria Itália do século XX. Entre confidências e impressões sobre o mundo, Fellini fala de seus sonhos, suas neuroses, suas boas e más lembranças e de sua predileção por determinados atores, como Marcello Mastroianni e Giulietta Masina — a musa, esposa e grande amor de sua vida.
 

O filme também lembra os anos finais da vida do mestre, quando o mundo e o cinema já eram bem diferentes dos de sua juventude: "Ele tinha total posse de suas faculdades, mas senti que ele já antevia o crepúsculo de sua vida", diz Rosé, antecedendo os registros de um de seus últimos encontros com Fellini. Na ocasião, o diretor se ocupava com seu derradeiro filme — "A Voz da Lua" —, já idoso, mas com a mesma paixão de antes.

 

Um belo registro de bastidor, em que o cineasta se engaja e se diverte enquanto instrui os atores, é costurado a uma emocionante entrevista em que ele declara seu amor à sétima arte: "O cinema é meu modo de vida, é meu grande álibi, é minha expressão existencial, é minha existência". Fellini morreria três anos depois, em 1993.

 

"Fellini Por Fellini" também estará em streaming através do CurtaOn, disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn܂com܂br). A estreia no Curta! é no dia temático Quartas de Cena e Cinema, 24 de abril, às 22h50.

 

'Histórias da Gente Brasileira' chega aos
turbulentos anos do Império brasileiro


Após dissecar as entrelinhas da história do Brasil Colônia, a série "Histórias da Gente Brasileira", exclusiva do Curta! — e também disponível no CurtaOn - Clube de Documentários —, chega aos primeiros anos do Império brasileiro. O período que se inicia com o famoso "grito do Ipiranga" não trouxe, inicialmente, grandes mudanças nas estruturas coloniais: a mesma família continuava no poder e mantinham-se a escravidão, os altos impostos e os problemas de subsistência. Porém, além das tensões que culminaram na Independência, diversos outros conflitos passaram a assolar o "novo" Império, principalmente durante o período conhecido como "regencial".
 

Apresentada pela historiadora Mary Del Priore e dirigida por Beca Furtado, a série traz especialistas a cada episódio que ajudam a traçar um panorama do cotidiano da sociedade brasileira de tempos idos. No episódio "Império — Tiro, Porrada e Bomba", Eduardo Bueno e Carla Menegat são convocados para detalhar esse período.
 

"Os interesses das elites começaram a se confrontar entre si (...), e acima de tudo, os interesses do povo foram deixados de lado, em um país que sempre apostou na desigualdade. Então, grandes massas totalmente alijadas do processo político se revoltam, especialmente em duas revoltas essencialmente populares: a Balaiada e a Cabanagem, no Pará, e no Maranhão", explica Eduardo Bueno. O episódio aborda ainda insurreições como a Revolução Praieira e a Revolta dos Malês.
 

Outro destaque é a Revolução Farroupilha, um movimento separatista que se deu em protesto à taxação do charque. Os historiadores explicam que, ao contrário das outras revoltas, o conflito tem origens essencialmente elitistas, mas cooptou negros escravizados sob a promessa de que seriam alforriados caso lutassem ao lado dos estanceiros gaúchos. Com a iminente derrota farroupilha, os rebeldes negociavam uma anistia com o Império, que temia uma insurreição dos escravizados — que, afinal, eram a maior parte de um exército de cerca de 10 mil homens, os chamados "lanceiros negros". Os historiadores contam que hoje há evidências de que as forças farroupilhas negociaram secretamente uma emboscada aos lanceiros, que foram dizimados pelo exército imperial no chamado "Massacre dos Porongos".
 

"Histórias da Gente Brasileira" é uma produção da Giros viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. A estreia do episódio no Curta! é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 26 de abril, às 23h30.

 

Segundas da Música – 22/04

22h – "Barão Vermelho: Por que a gente é assim?" (Documentário)

A trajetória de uma das bandas de rock mais icônicas do Brasil, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar BRock, é tema deste documentário da diretora Mini Kerti, produzido pela Conspiração Filmes. O longa-metragem conta a história da banda formada originalmente por Cazuza, Frejat, Guto Goffi, Dé e Maurício Barros. Com rico material de arquivo e entrevistas, o filme tem como pano de fundo as muitas transformações pelas quais o país passava no início dos anos 1980. Mostra, ainda, os primeiros ensaios filmados em super-8, os primeiros shows e programas de TV — como uma apresentação no Teatro Ipanema, em 1983 —, o sucesso em um recém-inaugurado Circo Voador — ainda na praia do Arpoador, em Ipanema —, as polêmicas envolvendo o uso de drogas, grandes shows em estádios, o troca-troca de integrantes e a nova geração da banda, que ainda segue nos palcos. Direção: Mini Kerti. Duração: 108 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de abril, terça-feira, às 2h e às 16h; 24 de abril, quarta, às 10h; 27 de abril, sábado, às 12h30 e 28 de abril, domingo, às 19h50.

PROMO: Link 
FOTOS: Link 
 

Terças das Artes – 23/04

22h30 – "Torquato, Imagem da Incompletude" (Documentário)

Poeta, jornalista, letrista, Torquato Neto entrou para a história da cultura brasileira por sua originalidade e transgressão. O artista piauiense é tema deste documentário, dirigido por Danilo e Guga Carvalho. Sempre atuando na vanguarda, Torquato esteve diretamente ligado a movimentos artísticos com este perfil, como a Tropicália, o cinema marginal e a poesia concreta. O filme mescla um vasto material de arquivo, ora exibido ao público, ora exibido aos entrevistados que, diante das imagens e da passagem do tempo entre elas, relembram Torquato e analisam a sua trajetória. A potência criativa, a generosidade e o afã por produzir uma arte nova e libertária marcam essas lembranças, além do contexto de forte repressão por parte do regime militar da época. Duração: 70 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 24 de abril, quarta-feira, às 2h30 e às 16h30; 25 de abril, quinta-feira, às 10h30; 27 de abril, sábado, às 22h30; 28 de abril, domingo, às 16h30.

PROMO: Link

FOTOS: Link
 

Quartas de Cena e Cinema – 24/04

22h50 – "Fellini por Fellini" (Documentário) — INÉDITO E EXCLUSIVO

Um relato íntimo de Federico Fellini, um dos diretores mais premiados e irreverentes da história do cinema, passando pela sua obra, suas impressões pessoais, seus sonhos, suas obsessões e suas memórias. É também uma viagem pela história da Itália e do cinema durante o século XX, uma reflexão crítica do nosso mundo contemporâneo e uma sátira excepcionalmente poderosa da sociedade. Direção: Jean-Christophe Rosé. Duração: 63 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de abril, quinta-feira, às 02h50 e às 16h50; 26 de abril, sexta-feira, às 10h50; 27 de abril, sábado, às 15h50; 28 de abril, domingo, às 21h50.

PROMO: Link 
FOTOS: Link 
 

Quintas do Pensamento – 25/04

22h30 – "O que Possuímos? - O Conceito de Propriedade ao Redor do Mundo" (Série) – Ep.: "Patenteando a Vida"

Gérard Mordillat e Christophe Clerc entrevistam 14 pesquisadores de diferentes países e culturas sobre a noção de propriedade. De onde ela é? Como se aplica hoje às questões do corpo, da inteligência, da natureza? O episódio desta semana discute a distinção que deve ser feita entre o que é um bem material e o que é um bem imaterial, como a propriedade intelectual. Esta propriedade diz respeito a criações — sejam elas industriais, científicas, artísticas, como os direitos autorais, por exemplo. Diz respeito aos nossos dados de computador, textos e imagens, bem como ao patenteamento de coisas vivas. Direção: Gérard Mordillat, Christophe Clerc e Bertrand Rothé. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de abril, sexta-feira, às 2h30 e às 16h30; 27 de abril, sábado, às 21h; 28 de abril, domingo, às 12h30; 29 de abril, segunda-feira, 10h30.

PROMO: Link  
FOTOS: Link 
 

Sextas de História e Sociedade – 26/04

23h30 – "Histórias da Gente Brasileira" (Série) – Episódio: "Império – Tiro, porrada e bomba!" – INÉDITO E EXCLUSIVO

O Brasil passou de colônia a império, mas tal mudança inicialmente alterou pouco as estruturas coloniais. Mantinham-se a escravidão, os altos impostos e os problemas de subsistência. Por outro lado, aumentou a penetração rumo ao interior e surgiram novas configurações populacionais, gerando tensões que assolaram o Império e contrariaram o mito do brasileiro cordial. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 27 de abril, sábado, às 03h30 e às 11h; 28 de abril, domingo, às 18h; 29 de abril, segunda-feira, 17h30; 30 de abril, terça-feira, às 11h30.

PROMO: Link 

FOTOS: Link 
 

Sábado – 27/04

22h – "Caminhos dos Orixás" (Série) – Episódio: "Ogum - O forjador de Tecnologias"

Caçador e agricultor Ogum é o deus do ferro, o guerreiro enérgico, forte, impulsivo e temperamental. Forjando o ferro no fogo, Ogum é aquele que sai na frente abrindo os caminhos para o progresso e a tecnologia. Representa a ordem em si. Com ele não existe nada pela metade, quando ele vai para guerra é para vencer, e é incapaz de perdoar uma ofensa. Triunfa quando todos perderam as esperanças. Diretor: Betse de Paula. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos.

PROMO: Link 
FOTOS: Link 
 

Domingo – 28/04

23h – "Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra" (Série) Episódio: "Nas Origens do Confronto"

Na época do Xá, Irã e Israel eram nações amigas. A revolução islâmica de 1979 muda os planos, de um lado, de Teerã, e do outro, de Washington e Tel-Aviv. A ruptura acontece em 1982 quando os Israelitas invadem o Líbano, e entram em guerra com o Hezbollah: nova força xiita libanesa, apoiada pelo Irã. Diretor: Vincent De Cointet. Duração: 52 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 29 de abril, segunda-feira, às 16h30; 30 de abril, terça-feira, às 10h30.

PROMO: Link 

FOTOS: Link

Grupo Curta!

• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
 

• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.
 

• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
 

• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas ou via Claro tv+, no valor de R$ 6,90/mês.
 

• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.
 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os catálogos CurtaOn, PortaCurtas e BrasilianaTV irão repassar anualmente, somados, perto de R$1,5 milhão de reais em royalties aos produtores dos conteúdos difundidos.




CLIQUE E FALE COMIGO:


🇧🇷 SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL DO BRASIL NAS REDES SOCIAIS:



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !



S O L I D A R I E D A D E
AJUDE A EQUIPE EM NOSSO TRABALHO SOCIAL,
FAÇA SEU PIX COM QR CODE E COLABORE COM QUALQUER VALOR:





VEJA TAMBÉM:

Rita Cadillac grava vídeo pornô com criador de conteúdo adulto Jefão

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

CELEBRIDADES: Ex-BBB Nizam publica novo ensaio nu

Ferragamo Hug Bag

MODA: Podyh AW24

Indústria brasileira desacelera diversificação do portfólio no primeiro trimestre

INTERNET: Nizam publica foto totalmente nu e choca a web

Céu lança Novela

SOLIDARIEDADE: ‘Sábado Solidário’ arrecadas mais de 40 toneladas de doações

ENTRETENIMENTO: Turnê do Natiruts muda para o Engenhão e ajuda vítimas do Rio Grande do Sul