Confira
Chuveiro elétrico no inverno: dicas para economizar energia
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Estação inicia em 21 de junho, mas o clima já começou a mudar em diversas regiões do país. Foto Divulgação
O inverno começa oficialmente em 21 junho, mas em diversas regiões do país, especialmente no Sul, já se sente a queda nas temperaturas. Com o frio mais intenso, há um aumento do consumo de energia elétrica em chuveiros e torneiras. De acordo com a Celesc, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Santa Catarina, o uso prolongado do chuveiro elétrico é o principal responsável pelo consumo de energia e pode representar um acréscimo de 25% a 35% na despesa total.
No inverno, dicas de economia válidas para o verão, como desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, se tornam inválidas, já que para ter o mínimo de conforto nessa estação é preciso investir em equipamentos que garantam o aquecimento com eficiência.
"O consumidor não vai querer desligar o chuveiro enquanto toma banho durante o inverno. Portanto, a maneira mais eficaz de economizar nessa estação é investindo em produtos que podem gerar economia de energia", destaca Enio Bernardes, diretor da Sintex. A empresa possui 80 anos de mercado, e é voltada para o desenvolvimento de chuveiros, duchas e torneiras elétricas.
No mix de soluções da companhia que visam essa economia há, por exemplo, uma Ducha Eletrônica cujo seletor permite uma regulagem precisa, que possibilita ajustar a temperatura da água para o aquecimento necessário fugindo dos tradicionais estágios conhecidos como "quente, frio e morno". Com esse ajuste nos dias mais amenos é possível chegar a temperatura ideal sem necessidade de estar na posição de regulagem máxima.
"Uma solução interessante para essa estação é o aquecedor de água com resistência blindada, que oferece durabilidade de cinco a sete anos na resistência, o que é especialmente importante no inverno, para não ficar na mão e ter que fazer as atividades do dia na água gelada", comenta Bernardes. Nessa tecnologia, a resistência é envolta em uma proteção de cobre, o que traz o aumento de durabilidade consumindo a mesma quantidade de energia.
Por fim, para economizar energia vale evitar deixar o aparelho ligado desnecessariamente. Abra e feche a água quando já estiver dentro do box e evite ficar mais que o necessário.
"Outra dica para maior economia é regular a saída de água fechando um pouco o registro, assim a água fica mais tempo em contato com a resistência e aquece sem gastar mais energia elétrica", finaliza Bernardes.
Mais informações em www.sintex.com.br ou nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.
PARA ANUNCIAR CLIQUE E FALE COMIGO: |