Confira
Conheça a SEDA: Festival de cinema integrado em rede que tem como objetivo criar plataformas de circulação
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Focada em formar plateias, estimular a formação e celebrar a diversidade da produção audiovisual brasileira, a SEDA - Semana do Audiovisual: Impulsionando a Cultura Audiovisual pelo Brasil e América Latina - surge com novo calendário para 2024.
A Semana de Audiovisual (SEDA) está de volta! Este projeto, nascido da experiência do Fora do Eixo no final dos anos 2000 e inicialmente realizado em Cuiabá pelo coletivo Espaço Cubo, retorna este ano com um calendário renovado. Sua proposta é promover a circulação de produtores, realizadores e agentes culturais locais, criando oportunidades para a abertura de novas rotas e o intercâmbio artístico e cultural. O projeto visa não apenas capacitar profissionais, mas também promover a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento sustentável do setor audiovisual, tornando-se uma ferramenta poderosa para impulsionar mudanças positivas e significativas na sociedade.
O projeto sempre se destacou por sua programação diversificada, enfatizando não apenas a formação e capacitação, mas também a circulação de agentes culturais e filmes. Além de oferecer debates, oficinas e eventos formativos para crianças, ele promove a interação entre diferentes agentes culturais e proporciona oportunidades para a exibição de filmes relevantes da conjuntura sociocultural atual. Para Ana Pessoa, gestora do núcleo audiovisual da Mídia NINJA, e coordenadora da Cine Ninja, "As comunidades locais são fundamentais na organização e realização das atividades, garantindo o envolvimento e o impacto positivo do evento integrado aos desejos do território". Estamos avaliando formas de tornar o projeto autossustentável e consideramos as possibilidades de criação de novas edições ao longo do ano, conforme demanda e interesse de outras cidades". Segundo o produtor Lucas Lage, de Itabira (MG), a SEDA na cidade foi uma poderosa ferramenta de democratização do acesso à cultura, levando filmes a escolas periféricas e regiões vulneráveis. "Recebemos um caloroso acolhimento das crianças e professores em todas as escolas, com convites para retornar. O bate-papo com André proporcionou um entretenimento único na cidade, elogiado por sua originalidade. No encerramento da semana, exibimos o filme "Camaro", produzido por itabiranos, que ressoou profundamente com o público local, sendo um dos momentos mais marcantes do evento.", completa. Em Frutal, haverá a realização de dois eventos, um em maio e outro em junho. Para a produtora Marcela Bueno, de Frutal, além desses eventos, a SEDA é um movimento que dialoga e conecta a cidade, estendendo-se também às escolas. "Os projetos que serão apresentados incluem filmes documentários, tanto nacionais quanto produções locais de diretores e cineastas locais. Levaremos esses filmes para as escolas, promovendo discussões sobre narrativas por meio de conversas, oficinas e apresentações artísticas."conclui.
🇧🇷 SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL DO BRASIL NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM: www.instagram.com/oblogueirooficial PINTEREST: www.br.pinterest.com/oblogueirooficial FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE ! S O L I D A R I E D A D E CURTIU ESSE POST ? COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL OU AJUDE A EQUIPE EM NOSSO TRABALHO SOCIAL. DOE 10 REAIS NO LINK: https://doe10reais OU FAÇA SEU PIX COM QR CODE E COLABORE COM QUALQUER VALOR: |