AUTOMÓVEIS: O líder aprimorado, muito prazer, Novo T‑Cross!

Imagem
  Estilo, modernidade, liberdade e confiança. Essas palavras serviram de ponto de partida para que a Volkswagen entregasse a atualização do automóvel que já era sucesso absoluto. O SUV líder de vendas em seu segmento é novo de novo e pede passagem: muito prazer, Novo T‑Cross. Fotos: Divulgação O T‑Cross foi o primeiro SUV compacto da marca Volkswagen produzido no Brasil e conquistou o cliente brasileiro por ser referência em espaço interno, conforto, tecnologia e performance. Para seguir como o SUV mais desejado do mercado, o T‑Cross estreia um design renovado com nova iluminação externa e com melhorias no acabamento interno. Produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, sobre a plataforma MQB, e com os consagrados motores TSI, o novo T‑Cross será comercializado a partir de junho. Trata-se do primeiro dos 16 carros que a Volkswagen do Brasil lançará no mercado até 2028.   "A história do T‑Cross é uma história de sucesso, que começou em 2019. Naquele momento, sabíamo

Das grandes às pequenas empresas, Instagram se destaca em vendas para o Dia das Mães

Especialista em marketing digital avalia tendências de comportamento dos consumidores nas redes sociais



Antes mesmo da chegada do mês de maio, as buscas e repercussões de temas relacionados ao Dia das Mães, comemorado no próximo dia 12, tomaram conta das redes sociais brasileiras. Até o momento, o Instagram tem se destacado como plataforma líder em menções sobre a data, conforme mostrou um levantamento feito por Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP, baseado em dados dos softwares Buzzmonitor e Answer the Public.


"Na última semana de abril, o Instagram emergiu como a principal plataforma difusora de conteúdos relacionados ao Dia das Mães, com 45.996 menções, predominante de contas de marcas. Há uma recepção calorosa do tema e isso pode ser uma alavanca para as vendas do comércio", avalia Lilian.


A segunda rede social que mais engajou foi o Facebook, com 3.039 menções, seguida do Twitter/X, com 1.016 menções.


Segundo Lilian Carvalho, entre as marcas que estão utilizando esse tema de forma mais evidente, estão nomes como Havan, Boticário, Magazine Luiza e Samsung. Cada uma possui abordagens únicas e coerentes para reter a atenção de seus públicos específicos. A Havan teve o post com mais interações sobre o tema no Facebook, com quase 17 mil interações. A Magalu teve o melhor desempenho no Twitter/X, com quase 95 mil visualizações, e o maior influenciador, ou seja, a conta que mais postou sobre o tema e impactou mais pessoas, foi o Boticário no Instagram, com 8,1 milhões de seguidores.


"A análise do comportamento de busca e menção nas redes sociais nos oferece insights valiosos sobre as preferências do consumidor, guiando não apenas as estratégias de marketing das empresas, mas também ajudando os consumidores a encontrarem o presente perfeito para suas mães", explica.


Apesar do efeito de aproximação entre marca e público ser bastante efetivo nas redes sociais, ainda é no Google onde o interesse pelo tema "Dia das Mães" atinge seu pico, segundo o levantamento feito por Lilian Carvalho. Somente o termo "Dia das Mães presente" acumulou 550 mil buscas no último mês, o que ressalta a ansiedade e o desejo dos consumidores em encontrar o presente ideal e uma oportunidade para as marcas demonstrarem seus diferenciais.

Sobre as categorias de presentes mais buscadas para o Dia das Mães, observa-se uma variedade que reflete preferências das mães modernas. Chocolate, doces, flores, estadias em hotéis, jóias, jantares em restaurantes, tratamentos em salões de beleza e serviços de manicure estão entre as opções mais populares.


Outra ponta


A influência das redes sociais no mundo dos negócios vai além das companhias gigantes que investem milhões em marketing digital. Recentemente, uma pesquisa realizada pela MaisMei, plataforma de gestão para Microempreendedores Individuais (MEI), mostrou que o Whatsapp é a ferramenta digital mais utilizada por MEIs para vendas e fechamento de negócios. O aplicativo de mensagens foi citado por 83% dos entrevistados durante o levantamento que analisou o perfil dos microempreendedores brasileiros e ouviu cerca de 6 mil usuários da MaisMei.


O resultado mostrou que o Instagram também tem papel fundamental para esta categoria, sendo citado por 48,52% dos entrevistados. Em seguida veio o Facebook, utilizado por 37,20% dos MEIs. Outras alternativas, como ferramentas do Google ou até mesmo o Tik Tok apresentaram resultados bem abaixo, e chama a atenção que apenas 9,20% utilizam marketplaces – em tese os espaços mais apropriados para exposição e vendas de produtos ou serviços, enquanto 7,77% afirmaram que possuem site próprio


Kályta Caetano, head de Contabilidade da MaisMei, avalia que a inclusão de ferramentas voltadas exclusivamente aos negócios em plataformas já populares entre usuários democratizou o processo de divulgação de produtos e serviços para pequenos gestores. "A maior parte dos microempreendedores não tem recursos para investir em anúncios ou sequer possui familiaridade com sites voltados exclusivamente para anúncio e vendas. Antes, o comércio pela internet ficava restrito a esses espaços. Hoje, a maioria das redes sociais já possui espaços apropriados para o comércio e até mesmo mecanismos próprios de pagamentos, como é o caso do Instagram, WhatsApp e Facebook. Isso facilitou o trabalho de quem já tinha o costume de usar as redes para fins particulares", explica.
 

Novos conceitos


Curiosamente, uma categoria que vem ganhando destaque nas buscas relacionadas ao Dia das Mães é o "Dia das Mães Pet", um sinal claro de como os pets são considerados, por muitos, membros da família. Por outro lado, nem todo mundo considera o conceito de "mãe de pet" algo positivo, pois 16% dos posts em relação ao tema são menções negativas, de acordo com levantamento feito pela professora.


"O perfil que mais engajou no Instagram aproveitando esse fenômeno, com quase 1000 interações, foi a Morana, marca de acessórios femininos. Este fenômeno ilustra a expansão do conceito tradicional de maternidade, abrangendo o cuidado e o amor dedicados aos animais de estimação. Marcas que reconhecem e celebram essa tendência estão se posicionando de maneira inteligente para capturar a atenção de um público apaixonado por seus pets, oferecendo produtos e serviços que atendem às necessidades específicas dessa categoria", diz Lilian.

 






CLIQUE AQUI OU ACESSE O QR CODE, FALE COMIGO

E ANUNCIE SEU NEGÓCIO OU PERFIL DAS REDES SOCIAIS

POR APENAS R$ 9,90




VEJA TAMBÉM:

Rita Cadillac grava vídeo pornô com criador de conteúdo adulto Jefão

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Indústria brasileira desacelera diversificação do portfólio no primeiro trimestre

MODA: Podyh AW24

SOLIDARIEDADE: ‘Sábado Solidário’ arrecadas mais de 40 toneladas de doações

Céu lança Novela

Ferragamo Hug Bag

Movimento União BR organiza campanha com mais de 60 empresas para ajudar o Rio Grande do Sul

NEGÓCIOS: Como oportunidade, a TIM busca parceiros no Centro-Oeste

Friboi traz novidades e ativações no primeiro dia de Apas Show 2024