GASTRONOMIA: Aprenda a fazer Torta de Sorvete

Imagem
Receita rende até 08 porções e pode ser uma opção coringa para servir. Foto Divulgação Que tal uma torta de sorvete feita com leite condensado e bolacha maisena? Finalizada com uma deliciosa calda de chocolate, essa receita promete encantar a todos os convidados. Para aprender como fazer, confira o modo de preparo abaixo: Ingredientes: Para a Torta 130 g de Biscoito Maizena Piraquê 1 ½ pacote de Biscoito Maizena Piraquê 70 g de manteiga derretida 2 latas de leite condensado 300 ml de leite 6 gemas 800 g de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly ½ xícara de calda de chocolate Para a Calda de chocolate 90ml de água 12g de chocolate em pó 140g chocolate meio amargo 110g de açúcar 60g de manteiga 90g de glucose de milho Modo de Preparo: - Prepare a calda de chocolate. Em um liquidificador, bata a água e o chocolate em pó. - Coloque em uma panela e leve a

NEGÓCIOS: ApexBrasil investe no design das empresas brasileiras para facilitar exportação


 

Programa Design Export – tema do novo episódio do podcast da ApexBrasil – conecta empresas nacionais que tenham produtos ou serviços exportáveis a escritórios de design. Foto Divulgação 


 

Quem atua no comércio já sabe: uma boa apresentação faz toda a diferença! E no mercado internacional essa diferença pode ser mesmo definitiva, pois, além da boa aparência, a embalagem dos produtos deve garantir a integridade física da mercadoria, favorecer a logística da exportação e obedecer às exigências legais do país de destino - e tudo isso aliado à criatividade e inovação para se destacar. Um verdadeiro desafio, não é mesmo? Pois para auxiliar os nossos empreendedores e empreendedoras nesse quesito, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vem conectando empresas brasileiras com escritórios de design por meio do programa Design Export - tema do novo episódio do ApexPod, o podcast da Agência, que vai ao ar nesta sexta-feira 24/05, nos principais tocadores do país.
 

"Empresas que investem na embalagem ou apresentação atrativa para produtos e serviços destacam-se desde o primeiro contato com o público e ampliam a competitividade", explica a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, especialista entrevistada no episódio. "Embalagens bonitas, criativas, com rótulos informativos, por exemplo, fazem toda a diferença na hora da escolha do consumidor", reforça.
 

Clarissa lembra que, em função da cultura, até mesmo as cores presentes nas embalagens podem ter aceitação diferente de um mercado para outro, assim como o nome do produto, os símbolos desenhados etc. "Design não é só estética, é funcionalidade", ressalta. "Aquilo que funciona bem no Brasil não necessariamente funcionará na Europa, Estados Unidos ou outros mercados. O comportamento dos consumidores na hora da compra é diferente", aponta, ressaltando a importância de adaptar o design à cultura para ganhar visibilidade e espaço.


Como exemplo, a Catalina Ramírez, gerente de exportação da empresa paulista de cosméticos com foco em diversidade, Prolab Cosmetics, conta no episódio como foi o processo de repaginar um dos seus produtos mais antigos - a linha "Nutrat" para cabelos crespos e cacheados, justamente com o objetivo estratégico de revitalização e transformação da marca para alcançar mais países.


Após participar do Design Export, Catalina explica que a embalagem passou a evidenciar melhor as características do produto, conectando-o com o público e remetendo à brasilidade da marca. "Um projeto maravilhoso, que deixou a gente mais perto dos clientes. Agora, estamos realizando o projeto com uma nova linha capilar. É bonito ver essa evolução, o florescer de um novo portfólio", anuncia Catalina, que quando assumiu a gerência tinha a Prolab exportando apenas para Portugal e hoje está em 25 países. "Design é inovação, abre portas e mercados. Começamos a trabalhar de um jeito mais colaborativo, mais criativo", complementa.


O Design Export

O Design Export é um dos principais programas brasileiros de apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação. O programa consiste em selecionar empresas para receberem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design. Empresas de todos os portes, que tenham produtos ou serviços com potencial exportável, podem participar do programa que é realizado em parceria com o Centro Brasil Design (CBD). 


Para garantir assertividade, o programa também auxilia as empresas na identificação dos profissionais de design que sejam mais adequados às suas necessidades, garantindo um verdadeiro match entre empreendedores e profissionais que apresentarão soluções inovadoras. Para isso, o programa tem em seu cadastro mais de 130 escritórios nacionais de design que foram selecionados para prestar esses serviços em todas as etapas de desenvolvimento para desenho ou redesenho de produtos, embalagens ou processos. O objetivo é a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.


O design além da aparência

Além das embalagens de produtos, o Design Export oferece apoio importante para empresas de serviços que desejam reformular processos, sites ou aplicativos. Na edição do ano passado, 23% dos contemplados abarcaram essa modalidade, reformulando a identidade visual de suas páginas na internet, o que contribui para o posicionamento da empresa no mundo.


Entre 2012 e 2015, quando ocorreram as três primeiras edições do Design Export, 429 empresas nacionais foram qualificadas. Já na quarta edição, realizada entre 2021 e 2023, 60 empresas de 22 setores produtivos foram atendidas – 80% delas, pequenas e médias.


O poder do design

Também nesta edição do ApexPod é apresentado o trabalho de uma das empresas líderes do design brasileiro, a Entre Gestão, criada em Joinville (SC), que participou da última edição do Desing Export. No episódio, Lucas Baldissera, um dos sócios, lembra de um case de bastante sucesso, quando trabalhou com uma empresa de bebidas consolidada no mercado brasileiro.


"Desenvolvemos uma embalagem bem recebida pela diretoria da empresa, passando a ser imediatamente encaminhada como protótipo para potenciais compradores do mundo", destaca Lucas. Segundo ele, o resultado foi imediato e a empresa saiu conquistando o mercado externo. Para o profissional, o design tem o poder de equiparar na prateleira uma empresa que está começando de outras bem maiores, como multinacionais.

 

Spotify
Link

 

YouTube
Link

 

YouTube Music
Link

 

Apple
Link

 

Deezer
Link

 

Amazon
Link

 


CLIQUE E FALE COMIGO:


🇧🇷 SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL DO BRASIL NAS REDES SOCIAIS:



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !



S O L I D A R I E D A D E
CURTIU ESSE POST ? COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL
OU AJUDE A EQUIPE EM NOSSO TRABALHO SOCIAL.
DOE 10 REAIS NO LINK: https://doe10reais
OU FAÇA SEU PIX COM QR CODE E COLABORE COM QUALQUER VALOR:

VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Rita Cadillac grava vídeo pornô com criador de conteúdo adulto Jefão

Céu lança Novela

POLÍTICA: ‘Segurança cibernética eficiente depende da colaboração de todos’, diz Juscelino Filho em seminário com lideranças mundiais

Ferragamo Hug Bag

MODA: Podyh AW24

SOLIDARIEDADE: ‘Sábado Solidário’ arrecadas mais de 40 toneladas de doações

BELEZA: Favoritos do mês! Veja quais são os queridinhos do momento na Sephora

EVENTOS: Bazar da Cidade de inverno

ENTRETENIMENTO: Elenco de "No Rancho Fundo" prestigia Orquestra Ouro Preto e Carlinhos Brown na Praia de Copacabana