Confira
Chef do Mangue Seco faz jantar brasileiro de oito tempos em Montreal
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Menu foi oferecido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá durante a Sial, maior feira alimentícia do país.
Foto Divulgação
Quando se podia imaginar que uma chef brasileira pouco conhecida no cenário da gastronomia nacional, dona de um restaurante intimista na pequena vila de Mangue Seco, no extremo norte da Bahia, seria convidada para executar um menu de oito tempos em Montreal, no Canadá? O improvável aconteceu. E com a delicadeza de sua arte ela conquistou o paladar dos canadenses e ainda trouxe novas oportunidades de negócios para o Brasil.
A convite da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), a chef Camilla Guimarães, do Restaurante Na Cajazeira, recebeu o desafio de criar e executar um menu com base em produtos brasileiros exportados para o Canadá: carne bovina, açaí, castanha da Amazônia, mandioca, tapioca, leites vegetais e méis orgânicos. Entre os pratos apresentados, o grande destaque foi o cupim do sol ao molho de açaí acompanhado de tartare de banana. Vale notar que é raríssimo encontrar cupim no Canadá. Ainda que haja gado da raça nelore por lá, a corcova de onde se tira esse corte é formada pela pastagem em terreno montanhoso, o que não acontece no país. Um frigorífico especializado em cortes bovinos brasileiros, situado em Québec, conseguiu importar o cupim que foi servido na noite "Saveurs Brésilliennes" (Sabores Brasileiros) comandada pela chef como parte da programação da missão comercial organizada pela CCBC na Sial, maior feira alimentícia do Canadá que acontece uma vez por ano.
O jantar, comandado nesta edição pela chef Camilla em parceria com o chef Lawrence Tomlinson, aconteceu no dia 14 de maio no restaurante "Jesuis Le Enfant Terrible". O menu refletiu a diversidade de origem dos chefs: Camilla é paulistana, descendente de portugueses e filha de sergipanos. Já Lawrence é canadense com ascendência jamaicana. Ambos, inclusive, já participaram de realities shows em seus países. Lawrence ficou conhecido no Canadá por participar do "Chefs de bois", competição gastronômica em meio a floresta que mistura culinária e sobrevivência na selva. Já a chef Camilla integrou o Masterchef 10 no ano passado.
O menu
No menu, foram servidos bolinho de arroz de coco com camarão e geleia de pimenta de acerola; tataki de filé ao ponzu de café, cacau cristalizado e mel de bracatinga; salada de abacate tostado e emulsão de castanha do Brasil; folheado de berinjela defumada e mel fermentado com castanhas, chutney de tomate e ricota de caju; cupim do sol ao molho beurre blanc de açaí com farofa de cuscuz e tartare de banana; terrine de macaxeira ao camarão confitado com acerola, molho de moqueca e iogurte de coco; choux cream de chocolate e castanha; e cannolli de açaí com castanha do Brasil.
📲 O BANCO COMPLETO NO SEU CELULAR, ABRA SUA CONTA SEM BUROCRACIA E SEM TARIFAS: PAGBANK: www.pagbank.com.br PARA ANUNCIAR CLIQUE E FALE COMIGO: |