Olimpíada: Pinheiros se despede de atletas antes de Paris
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Jovens atletas, associados do Pinheiros, se inspiram na elite do Esporte para uma vida mais saudável dentro e fora das competições O maior centro de formação e treinamento de atletas de alto rendimento do País fica entre a avenida Faria Lima e a Marginal do Rio Pinheiros, em São Paulo. O Esporte Clube Pinheiros carrega o seu DNA olímpico há 125 anos. Fundado por imigrantes alemães em 1899, o Pinheiros tem hoje 39 mil associados; 9.000 esportistas ativos, com 4.700 atletas em processo de formação e iniciação esportiva e 241 profissionais do esporte atuando diariamente no cuidado de associados e atletas. A operação esportiva do Pinheiros mobiliza um orçamento anual médio de R$ 56 milhões. O investimento se justifica pela inspiração e pelo exemplo que os 700 atletas de alto rendimento do clube oferecem aos 4.000 associados que buscam evoluir no esporte e na vida. O orçamento esportivo do Clube é financiado pela contribuição mensal dos associados, pelo patrocínio de empresas consagradas que aparecem nos uniformes de competição, pela Lei de Incentivo ao Esporte e pela contribuição do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes).
A primeira participação do Pinheiros em Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Berlim-1936, na Alemanha, com Ícaro de Castro Melo, atleta do salto com vara. A primeira medalha veio em Roma-1960, com Manoel dos Santos, bronze nos 100 metros nado livre. O primeiro ouro olímpico veio em Pequim-2008, também na natação, com Cesar Cielo nos 50m livres. Entre os homens, a maior esperança está no campeão mundial Alison dos Santos, o Piu, nos 400m com barreiras. Outros pinheirenses como Arthur Nori e o triatleta Miguel Hidalgo também carregam esperanças de medalha na bagagem.
E qual o segredo do Pinheiros? DNA Esportivo, estrutura completa de nível internacional, profissionais de ponta e mais de 4.000 jovens em processo de formação. Nada falta aos atletas pinheirenses: Ginásios, locais de treinamento, equipes multidisciplinares, medicina esportiva, nutrição ideal, intercâmbios internacionais e torcida apaixonada. |