ACATE debate internacionalização da tecnologia catarinense e conecta parceiros internacionais no Startup Summit
- Gerar link
- Outros aplicativos
Cônsul do Canadá no Brasil e outros representantes internacionais participaram do evento em Florianópolis Mais que um espaço de conexão entre startups e o ecossistema de inovação e tecnologia de todo o Brasil, o Startup Summit 2024, em Florianópolis, é também uma oportunidade de abertura de portas para voos mais longos, para fora do Brasil. Como parte da programação do evento, nesta quinta-feira (15), a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) apresentou as oportunidades de conexão com o exterior por meio da associação.
Em uma palestra no estande da ACATE no Startup Summit, o Vice-Presidente de Internacionalização da entidade, Henrique Bilbao, apresentou o funcionamento da ACATE Canadá, lançada em 2023 e já consolidada no país, com estrutura fixa e uma rede de suporte para as empresas catarinenses que desejam iniciar um processo de expansão internacional. Do outro lado, a unidade também permite que empresas canadenses se associem para ampliar seus negócios com o mercado brasileiro e de Santa Catarina. Segundo Bilbao, já são 10 associados pelo Canadá. "Essa é a sexta vez que venho para o Brasil em um ano e meio, e posso dizer que Santa Catarina é a Los Angeles do Brasil. Os empreendedores daqui são incríveis, mas ainda têm medo de se abrir globalmente. E no Canadá nós nos inspiramos na ACATE, que nos dá as melhores lições sobre como criar um hub", destacou Peter Hawkins, representante da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.
Em um encontro realizado pela ACATE para destacar as oportunidades de internacionalização, participaram também o secretário de Articulação Internacional do Governo do Estado de SC, Paulo Bornhausen, e a Cônsul Geral do Canadá no Brasil, Caroline Charette.
"A gente tem como bandeira a internacionalização, temos que dar esse salto. Nos acostumamos ao mercado do Brasil, mas o mercado global é muito maior e não podemos ficar de fora", afirmou o presidente da ACATE, Diego Ramos.
Além do Canadá, a ACATE apresentou também as oportunidades e parcerias em países como Inglaterra, Estônia, Estados Unidos, Alemanha, Itália, China e Portugal. Diretor do Grupo Temático de Internacionalização da associação e CEO da WTM International, Lisandro Vieira também apresentou a viabilidade de negócios com os Emirados Árabes.
No Startup Summit, que é realizado pelo Sebrae Startups e pela ACATE, a associação viabilizou uma missão com sete representantes do Canadá, envolvendo empresários do setor de tecnologia e líderes de entidades e universidades.
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. A missão da entidade é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab e as Verticais de Negócios. Reunindo mais de 1.800 associados em 8 polos de inovação e tecnologia de Santa Catarina, possui Centros de Inovação na Grande Florianópolis e em Chapecó, além de presença em outras regiões do país e do mundo. Com um hub no Canadá, a entidade também é promotora de oportunidades de conexão e negócios para empresas que desejam iniciar sua jornada de internacionalização de maneira facilitada.
|