Confira
Passadas as Olimpíadas, já é hora de as marcas focarem em Black Friday
- Gerar link
- Outros aplicativos
'Marcas devem aprofundar conexões com usuários para a Black Friday', defende especialista
Confira os insights para que lojas online aproveitem o maior período promocional do comércio eletrônico brasileiro e garantam fidelidade, mais negócios e perenidade junto aos consumidores via aplicativos móveis
Passadas as Olimpíadas Paris 2024, pode até parecer prematuro falar de Black Friday em pleno agosto. Mas não é! E a razão é que as duas últimas edições da Black Friday apresentaram desempenho nas vendas abaixo das expectativas.
O faturamento do e-commerce na Black Friday em 2023, por exemplo, ficou em R$ 5,23 bilhões, uma queda de 15,1% ante ao ano anterior, segundo levantamento da Neotrust e ClearSale a partir de dados entre 23 e 26 de novembro. Em relação ao número de pedidos (8,21 milhões), a redução foi ainda maior (-17,6%). Esses tombos podem estar relacionados à desaceleração pós-pandemia no e-commerce e à diluição das vendas ao longo de novembro, evitando concentração apenas na Black Friday – e serviram para ligar o alerta para mudanças e ajustes estratégicos em 2024.
"A Black Friday continua sendo o maior período promocional do e-commerce brasileiro. Por isso, é preciso que as marcas antecipem cada vez mais o seu planejamento para garantir experiências e uma jornada mais assertivas aos clientes e que se prepararem da melhor forma para um possível crescimento nas vendas – e isso envolve marketing digital, publicidade, estoque, logística e promoções. Porém, também é necessário que elas busquem novas formas de geração de uma conexão genuína e profunda com o consumidor a partir de ofertas e facilidades de real valor, porque isso vai fazer toda a diferença", preconiza Daniel Simões, Country Manager da Rocket Lab no Brasil.
Para gerar fidelidade, mais negócios e perenidade com os compradores virtuais em aplicativos, o especialista compartilha algumas recomendações às empresas de comércio eletrônico:
Black Quarter: visão de longo-prazo e sustentável – Investir de maneira constante, equilibrada e diversificada em mídias é fundamental para uma conexão mais profunda com as audiências, bem como o crescimento sustentável dos aplicativos móveis. Estudos da Adjust, de 2023, indicam que usuários expostos regularmente aos anúncios têm um incremento de 25% em sua consideração de marca. Mais: a Appsflyer mostrou que a exposição a campanhas recorrentes gera 30% mais chances de o usuário permanecer ativo após 6 meses.
"Os anunciantes, neste sentido, precisam estar conscientes que um período promocional como a Black Friday demanda uma estratégia de mídia prévia e posterior também. Ou seja, não vai funcionar ligar uma campanha de retargeting superfocada em conversão no mês de novembro se não houver um trabalho anterior de aquecimento e engajamento da base dos usuários no app, bem como um trabalho posterior de manutenção do tráfego. Numa perspectiva de produto, o retargeting, por exemplo, possui um papel importantíssimo na manutenção do volume do tráfego ao longo de todo ano e em todas as etapas do funil", alerta Simões.
Assim, segundo o especialista, o foco na sustentabilidade está na "janela" de uso dos apps, e está mais do que na hora de as marcas implementarem o "Black Quarter" – o trimestre de outubro a dezembro –, fazendo o aumento e a diminuição gradativos do orçamento ao longo do tempo e permitindo não só o aprendizado das tecnologias envolvidas, como também um impacto positivo na conexão continuada com o usuário.
Jornada ultrapersonalizada – Segundo dados de 2023 da MCKinsey, 71% dos consumidores esperam interações personalizadas e 76% se decepcionam quando elas não acontecem. Mas o que fazer para alcançar esse nível de personalização em suas campanhas de mídia mobile? A combinação entre dados de comportamento de usuários, algoritmos de IA e registros de CRM é uma arma poderosa para otimizar campanhas de publicidade em aplicativos móveis com um approach personalizado e condizente com o momento usuário-marca e, em um período promocional, isso pode fazer a diferença.
"Alinhar-se com parceiros de mídia é fator-chave para situá-los sobre as informações do seu app, negócios, calendário de marketing e usuários, bem como receber insights importantes sobre o que pode ser feito com tecnologias e ferramentas já disponíveis para impulsionar a personalização das suas campanhas e a fluidez da jornada do usuário. Ao seguir esses princípios, as organizações podem construir uma presença digital sólida e uma relação próxima e constante com o usuário, 'preparando o terreno' para as condições exclusivas geralmente oferecidas na Black Friday. Mais do que números, o marketing precisa centrar-se em atender às necessidades das pessoas", recomenda Simões às marcas.
Transparência no frete e condições de pagamento – O frete grátis e a flexibilidade nas formas de pagamento têm sido cada vez mais valorizados pelos usuários e podem ser importantes diferenciais na hora da decisão da compra, especialmente quando existe algum fator de indecisão. Comunicar com clareza os meios (cartão de crédito e débito, boleto bancário, PayPal, Pix etc.) e condições de pagamento (à vista ou parcelado com e sem juros) torna a experiência mais conveniente para os usuários.
Para que as marcas entendam mais sobre como criar uma estratégia consistente de mídia mobile, o executivo da Rocket Lab indica o download do "Guia de Práticas Sustentáveis em Mobile App Growth". Para baixá-lo, clique aqui.
INSTAGRAM: www.instagram.com/oblogueirooficial PINTEREST: www.br.pinterest.com/oblogueirooficial FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE ! |