Confira
SAÚDE: Com 24 mil novos casos de câncer de mama ao ano, Centro de Doenças da Mama é inaugurado em Curitiba
- Gerar link
- Outros aplicativos
Aparecimento precoce do câncer de mama é indicativo de que mulheres devem procurar mastologista anualmente bem antes dos 40 anos
Mas além do câncer, o mastologista atende muitas outras situações. Ele é o especialista dedicado ao cuidado das glândulas mamárias, tratando de condições que variam desde dores e inchaços até infecções e câncer. Embora muitas mulheres só procurem esse profissional quando notam algo errado, a recomendação é que as consultas preventivas comecem a partir dos 35 anos, especialmente devido à tendência de aparecimento precoce do câncer de mama. Segundo a Associação Brasileira de Mastologia, mulheres entre 30 e 49 anos representam 30,5% dos novos casos, evidenciando a importância de um monitoramento precoce.
"O câncer de mama é uma preocupação crescente, e um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento e na cura", alerta o Dr. Cleverton Spautz, mastologista e coordenador do Centro de Doenças da Mama (CDM) no Eco Medical Center, em Curitiba.
Inaugurada no dia 6 de agosto, a Eco Mastologia Centro de Doenças da Mama visa facilitar o atendimento das mulheres que buscam realizar exames de imagem, preventivos, consultas e até procedimentos cirúrgicos em um único local.
As condições tratadas por um mastologista incluem:
"Nós trouxemos para o Eco uma equipe do Hospital Nossa Senhora das Graças que é reconhecidamente uma das melhores do Brasil. São médicos renomados, de várias gerações, preocupados com qualidade, protocolos médicos, medicina baseada em evidência. É um grupo altamente qualificado e que escolheu o Eco para abranger a sua atuação em Curitiba", orgulha-se Cássio Zandoná, CEO do Eco.
Quando consultar um mastologista
Além das consultas anuais de rotina, os sintomas que levam a consultar um mastologista imediatamente incluem aumento do volume da mama, vermelhidão, secreção, retração do mamilo, nódulo palpável, descamação do mamilo e dores mamárias. Embora a mastologia seja frequentemente associada ao câncer de mama, o profissional também trata de outras doenças mamárias e trabalha em conjunto com áreas como ginecologia, oncologia, radiologia e cirurgia plástica para um atendimento integral.
Além das mulheres, homens também devem estar atentos a alterações nas mamas e procurar um mastologista caso notem sintomas como aumento do volume mamário ou nódulos, pois, embora raro, o câncer de mama também pode afetar o sexo masculino.
O CDM, localizado no Eco Medical Center, conta com nove mastologistas e mais uma equipe de ginecologistas, oferecendo um atendimento completo para todas as doenças mamárias.
O mastologista Cícero Urban, um dos mais conhecidos cirurgiões de mamas do país - vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia e que também atua no CDM - ressalta que de 30% a 40% dos casos que aparecem em consultório são de mulheres com suspeita de câncer de mama ou em tratamento.
Mas diversos outros temas são atendidos no Eco Mastologia, como doenças benignas da mama, malformação, exames de genética e até cirurgias de adequação de gênero para pacientes trans. "Nossa equipe tem resultados muito bons, comparáveis aos melhores centros europeus e americanos de atenção à saúde das mamas", ressaltou Cícero.
Para saber mais, acesse o site. O Eco Medical Center fica na Rua Goiás, 70 - bairro Água Verde.
|