Capacitação profissional usa técnicas da costura sustentável para promover a economia criativa A Fundação 10 de Agosto, organização sem fins lucrativos com 30 anos de atuação em Bertioga, no Litoral Norte Paulista, firmou parceria na área beneficente com o Clube de Mães do Brasil, para promover cursos de costura sustentável. O propósito é estimular o desenvolvimento comunitário. A iniciativa consiste na capacitação profissional de adultos, inclusive das mães dos alunos da Fundação, incentivando a geração de renda, por meio da utilização de resíduos têxteis.
As aulas do "Projeto Costurando Retalhos, Transformando Futuros" já estão em curso. Serão formadas novas gerações de empreendedores nesse segmento, com significativo impacto social positivo. Muitas mulheres que atuam na área de costura são chefes de família, conforme o "Estudo do Perfil dos Trabalhadores da Cadeia Têxtil e de Confecção Brasileira", realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas.
A ONG Clube de Mães do Brasil existe desde 1993, fruto do empenho de Maria Eulina, fundadora e porta-voz, para assistir pessoas em situações de vulnerabilidade social. A entidade diferencia-se ao investir na construção do empoderamento e da autonomia produtiva dos cidadãos, com critérios sustentáveis, em prol da reinserção social e de ações afirmativas. Maria Eulina encontrou na Fundação, uma parceira perfeita, pela excelente infraestrutura oferecida para a realização das aulas.
Os alunos aprovados terão habilidades para produzir suas próprias criações para venda, além de interagir na rede de contatos e prestar serviços para a ONG. A iniciativa surge para abrir oportunidades na área de corte e costura, incentivando a fabricação de mochilas e peças de roupas a partir de retalhos têxteis resultantes da produção de tecidos obtidos da "pós-produção" e do "pós-consumo". A ideia é possibilitar criações de itens com materiais já existentes, sejam eles retalhos, sobras e tecidos ou mesmo ressignificar peças antigas, prática chamada de upcycling.
As dinâmicas criam um ambiente multidisciplinar para debater desenvolvimento humano e consumo responsável, critérios importantes e presentes no DNA a Fundação 10 de Agosto, que atua no desenvolvimento comunitário, promovendo campanhas solidárias para atender famílias em situação mais vulnerável. A entidade também apoia outras organizações para realizar programas conjuntos, fomentando eventos e oportunidades na área da economia criativa para a população mais carente.
Ainda dá tempo de ajudar os alunos. Quem tiver interesse poderá doar tecidos, roupas, aviamentos e outros materiais da área dos têxteis. A disponibilidade dos materiais é fundamental para os exercícios educativos e a produção das mochilas e criação de itens inovadores dos futuros costureiros. Os materiais poderão ser entregues na sede da Fundação, localizada à Alameda das Alamandas, número 70, Módulo 27, na Riviera de São Lourenço em Bertioga.
Serviço - Arrecadação de roupas e tecidos O que é: "Projeto Costurando Retalhos Transformando Futuros" Local: Sede da Fundação 10 de Agosto Endereço: Alameda das Alamandas, 70, Módulo 27, Riviera de São Lourenço, Bertioga, SP. Mais informações: @fundacao10agosto |