MODA: Animale lança coleção OÁSIS para o verão 2026

Imagem
Inspirada no espírito solar do Brasil, a marca mergulha no universo do artesanal e da alfaiataria. Fotos: Divulgação     A Animale, marca do grupo AZZAS 2154, apresenta sua nova coleção verão 2026, intitulada OÁSIS, um convite ao escapismo sensorial e à contemplação da leveza. Inspirada por referências náuticas, elementos naturais e uma estética que equilibra o luxo com a simplicidade, a coleção se constrói como um refúgio poético e solar, onde o real e o imaginário se encontram, e o ato de vestir se transforma em expressão de liberdade.   A coleção nasce da fusão entre a elegância da alfaiataria, o frescor do beachwear e o protagonismo do artesanal. As peças exploram materiais diversificados como o chamois colorido em tons vibrantes de vermelho e azul, acabamentos manuais feitos em ráfia, como saia de algodão com detalhes bordados em ráfia e vestido com o busto de ráfia.     A paleta de cores se divide entre tons marinhos, off white e uma cartela vibrante que...

Menopausa: confira os cuidados e o impacto da alimentação nesse período

Segundo estudo realizado no Brasil, a idade média para entrar na menopausa no país é aos 48 anos, mas o início da transição e da irregularidade menstrual começam aos 46 anos.

A menopausa, marcada pela cessação dos ciclos menstruais, é uma fase natural da vida da mulher. No entanto, os sintomas que a antecedem e a acompanham podem impactar significativamente a qualidade de vida. Para esclarecer dúvidas e orientar sobre os cuidados necessários, a Dra. Alessandra Shimabuco, médica ginecologista da Unimed Campo Grande, destaca a importância de uma abordagem integral para essa etapa.

"A menopausa em si é caracterizada pela ausência da menstruação, mas os sintomas podem começar a aparecer muito antes, durante o período climatérico. Irritabilidade, alterações do sono, dificuldade de concentração e até mesmo alterações no peso são alguns dos sinais que podem indicar essa transição hormonal", explica a médica ginecologista.

A reposição hormonal, embora não indicada para todas as mulheres, pode ser uma aliada importante para o bem-estar durante a menopausa. "A decisão sobre o uso da terapia hormonal deve ser individualizada e tomada em conjunto com o médico. Além do tratamento medicamentoso, a adoção de hábitos de vida saudáveis é fundamental para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida nessa fase. Atividade física regular, alimentação equilibrada e o controle do estresse são pilares para uma menopausa mais tranquila", ressalta a Dra. Alessandra Shimabuco.

Alimentação - A alimentação desempenha um papel crucial durante a menopausa e é uma aliada contra os sintomas do período. "Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e grãos integrais fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Alimentos derivados da soja, por exemplo, podem auxiliar no alívio de alguns sintomas, mas não substituem o tratamento médico", explica a especialista.

Quando procurar um médico - A partir dos 40 anos, as mulheres devem ficar atentas aos sinais e sintomas da menopausa. "A idade da menopausa materna é um fator importante a ser considerado, pois pode influenciar na idade em que a filha iniciará essa fase. É fundamental consultar um ginecologista para uma avaliação individualizada e um acompanhamento adequado", conclui a médica.

Dados no Brasil - Dados do Estudo Brasileiro de Menopausa, realizado em 2022 com mais de 1,5 mil brasileiras, e que traçou o perfil da mulher brasileira na menopausa, publicado na revista científica Climateric, apontam que a idade média para entrar na menopausa no país é aos 48 anos e o início da transição e a irregularidade menstrual começam aos 46 anos. Mas é normal que ela aconteça entre 45 e 55 anos. Segundo o IBGE, a expectativa de vida das brasileiras é de 80,5 anos.

O estudo apontou também que, apesar de os efeitos indesejados da menopausa afetarem a maioria das mulheres, somente 52% delas fazem algum tipo de tratamento, sendo que as mulheres de classes sociais mais altas foram as que mais procuraram atendimento. Entre as que se tratam, apenas 22% fazem a terapia de reposição hormonal. As demais recorrem a outras opções, como uso de antidepressivos e terapias alternativas, entre elas a prática de ioga e a acupuntura.

Para casos de sintomas leves, beneficiários da Unimed podem acionar, gratuitamente, o Pronto Atendimento Digital. Basta clicar no link https://padigital.unimedcg.com.br/ e responder a triagem virtual.

VEJA TAMBÉM:

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

Taxa de Beleza: Eleita a mulher perfeita pela IA, brasileira diz que valor é condição para relacionamentos

DECORAÇÃO: Vinílico para parede, conheça a nova Linha ProtectWALL da Tarkett

TURISMO: Conheça The Bicester Collection, o destino de compras exclusivo na Europa

DECORAÇÃO: CASACOR Bahia 2025 começa hoje no Convento Nossa Senhora das Mercês

GASTRONOMIA: Dia Mundial do Chocolate, com brigadeiros, chocolate rosa e criações inusitadas, PikurruchA’S é o destino ideal para celebrar a data

MODA: Futebol além da camisa, Mundial de Clubes impulsiona consumo de produtos oficiais

ENTRETENIMENTO: ‘NÃO SEI DE NADA’, MC Luuky convocou o MC Jvila, MC Ryan SP e Leonne para descobrir de quem é o filho

GASTRONOMIA: Dia Mundial do Chocolate no Must Restaurant tem fondue Lindt em edição limitada de inverno