ENTRETENIMENTO: As melhores plataformas autorizadas de jogos para ganhar dinheiro na internet

Empresa triplicou equipe e expandiu operações para a América Latina em 2022; agora, vai investir 1,5 milhão no desenvolvimento de inteligência de dados para PR
A MOTIM, primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo, fechou 2022 registrando um crescimento de 101%. Apoiada numa metodologia própria, que foca na aceleração de marcas de inovação e startups, a empresa concluiu seu quarto ano consecutivo tendo dobrado de tamanho. Diante dessa expansão proporcionada aos clientes, surgiu também a oportunidade de ampliar o potencial de atuação com a criação de um novo núcleo de trabalho: o serviço de LinkedIn PR.
"Com os nossos parceiros se tornando líderes de mercado, observamos a aproximação de novas comunidades. Nesse cenário, se tornou imprescindível a consolidação da área de Linkedin PR", explica Silas Colombo, chefe de comunicação da MOTIM. O núcleo consiste no trabalho estratégico, baseado em dados, para a construção de posicionamento de mercado e uma comunicação mais intimista pelos porta-vozes das marcas por meio da rede social.
Nesse mesmo contexto, o crescimento ao longo do ano abriu a oportunidade para que a empresa iniciasse investimentos na construção de tecnologia de gestão de dados, que já passou a ser aplicada nas estratégias dos clientes da casa.
A iniciativa possibilita, pela primeira vez no mercado brasileiro, o desenvolvimento de ações de PR idealizadas a partir de métricas baseadas no histórico de recepção dos públicos-alvo de cada cliente. O objetivo é tornar as ações de exposição na imprensa cada vez mais tangíveis e possibilitar cálculos de retorno dos investimentos mais assertivos, além de resultados mais ágeis.
Para Colombo, as peculiaridades dos projetos do ano passado, que envolveram comportamentos inéditos das marcas, por conta da fuga de venture capital durante o "inverno das startups", somadas a outras centenas de percepções levantadas nos anos anteriores, fizeram com que fosse possível criar uma base de dados sólida para analisar o comportamento dos mais variados públicos na aceitação de diferentes ações de marcas de inovação. "Com isso, a inteligência, agora, será usada pela área de BI para criar estratégias personalizadas e acelerar a fixação dos posicionamentos de nossos clientes", explica.
Para levantar esses números, a empresa atuou na aceleração de 75 projetos ao longo de 2022, o que representa um aumento de 40% em comparação ao ano anterior.
Experiências internas e maturidade de mercado
Além disso, todo o progresso de negócio foi, ainda, reconhecido com a indicação da empresa como finalista no Prêmio Jatobá, destinado a coroar os melhores cases do mercado de agências de comunicação corporativa do Brasil. A aceleradora produziu uma estratégia versátil, bem-humorada e criativa para o lançamento de novos produtos da parceira NotCo. Dessa forma, figurou entre as quatro finalistas na categoria "comunicação integrada", tendo impactado mais de 21 milhões de pessoas por meio da imprensa e de campanhas de influência paga.
Para o chefe de comunicação da MOTIM, o foco de 2023 é expandir a carteira de clientes, mas vai além disso. "Nosso trabalho tem como objetivo evoluir o processo de marca dos clientes atuais. Isso passa pelo fortalecimento dos projetos internos, como inteligência de dados, e personal branding, que está interligado ao serviço de LinkedIn PR. Queremos demonstrar como o trabalho que realizamos é fonte de resultado e aceleração, e, principalmente, fonte de receita às empresas", conclui.
Sobre a MOTIM
Fundada em 2016, a MOTIM é a primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo. A empresa tem como propósito acelerar o crescimento de marcas de inovação por meio da construção de narrativas. Com um portfólio de clientes referências em seus segmentos - como NotCo, Glorify, Ironhack, BugHunt, Agrotools, TotalPass, Diferente, Transferbank, entre outros -, a aceleradora utiliza ferramentas de PR, conteúdo de alta performance e LinkedIn PR para criar um ecossistema que desenvolva não apenas a marca, mas também o negócio.