ARTE: Instituto Tomie Ohtake apresenta Maria Lira Marques - Roda dos Bichos

Imagem
Artista natural do Vale do Jequitinhonha, tem sua primeira exposição individual institucional da carreira, apresentando trabalhos realizados nas últimas três décadas, a partir do barro que extrai das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Foto: Divulgação Abertura: 02 de março de 2024 – às 11h Em cartaz até 26 de maio de 2024   O Instituto Tomie Ohtake apresenta Roda dos Bichos , exposição dedicada à produção de Maria Lira Marques. Tendo como curador Paulo Miyada e curadora assistente Sabrina Fontenele, a mostra reúne trabalhos de toda a carreira de Lira Marques, que nas últimas três décadas extrai o barro das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Com uma produção profundamente marcada pelo imaginário do semiárido mineiro, a artista se destaca por desenvolv

ECONOMIA: Contabilista, capacitação constante e reconhecimento


Inicialmente, cabe mencionar que o termo "contabilista" é uma forma genérica de se referir aos profissionais de Ciências Contábeis, seja contador, bacharel em Ciências Contábeis, ou técnico contábil, formação no ensino médio. Este profissional comemora seu dia em vinte e cinco de abril, que teve sua origem em 1926, quando João Lyra, senador e patrono dos contabilistas, estabeleceu esse como "Dia do Contabilista Brasileiro".

A atuação do profissional da contabilidade, que já foi chamado de "Guarda Livros" e que já teve na essência da sua rotina o mero atendimento das obrigações fiscais, hoje vem ganhando cada vez mais espaço na gestão das empresas, e por consequência, tem seu trabalho mais reconhecido. É bem verdade que isso tem um custo, a constante necessidade de atualização da legislação, tecnologia, gestão, bem como, o aprofundamento no conhecimento do negócio dos clientes.

No entanto, a vida do profissional contábil não é só glamour e reconhecimento, mas também bastante pressionado, não só por essa "louca" legislação tributária que vige no Brasil, carregada de detalhes, alterações, redundâncias, prazos e penalidades. A pressão vem também de uma aliada, que é a tecnologia. A mesma tecnologia que revolucionou a prestação de serviços, facilitando e otimizando os processos da rotina contábil, trouxe uma exagerada cobrança pelo competente trabalho da Receita Federal, que principalmente, com o projeto SPED, coloca a assessoria contábil numa exposição nunca vista, trabalhando com margem de erro que se aproxima de zero.

Mas, neste dia comemorativo, vamos deixar nossas conhecidas atribuições e preocupações (EFDs, ECF, e-Financeira, EFD Reinf, e-Social, Bloco K ...), para registrar a importância deste profissional para sociedade. A final, somos grandes conhecedores da economia, formadores de opinião e temos na história grandes líderes. Lideramos entidades representativas e com protagonismo em importantes conquistas. Podemos citar, por exemplo, que fomos a única categoria das profissões regulamentadas a ingressar no anexo III do Simples Nacional em 2009. Também não podemos deixar de mencionar as bandeiras levantadas por nós, em temas de extrema relevância para o desenvolvimento do Brasil. Podemos citar as reformas, em especial a tributária, na qual contribuímos apontando distorções e injustiças, e propondo ajustes para um melhor ambiente de negócios para o país.

Por fim, os profissionais da contabilidade têm que estar conscientes da sua importância e buscar sempre a capacitação. O caminho é desafiador, mas também muito gratificante, já que do resultado da sua atuação, depende o sucesso das empresas, ou melhor, da economia, do Brasil!






Por @oblogueirooficial



SIGA NAS REDES SOCIAIS



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE

MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil