ARTE: Instituto Tomie Ohtake apresenta Maria Lira Marques - Roda dos Bichos

Imagem
Artista natural do Vale do Jequitinhonha, tem sua primeira exposição individual institucional da carreira, apresentando trabalhos realizados nas últimas três décadas, a partir do barro que extrai das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Foto: Divulgação Abertura: 02 de março de 2024 – às 11h Em cartaz até 26 de maio de 2024   O Instituto Tomie Ohtake apresenta Roda dos Bichos , exposição dedicada à produção de Maria Lira Marques. Tendo como curador Paulo Miyada e curadora assistente Sabrina Fontenele, a mostra reúne trabalhos de toda a carreira de Lira Marques, que nas últimas três décadas extrai o barro das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Com uma produção profundamente marcada pelo imaginário do semiárido mineiro, a artista se destaca por desenvolv

EDUCAÇÃO: As quatro habilidades linguísticas de um idioma e como aperfeiçoá-las


Fundador do Italiano Fácil dá dicas para quem quer aprender uma nova língua


Aprender uma nova língua é ter acesso a um universo diferente e desafiador. Quem abre as portas a esse aprendizado precisa saber que são quatro as habilidades linguísticas a serem melhoradas a cada dia: a audição, a fala, a leitura e a escrita.

De acordo com Ronaldo Siliveri Almeida, fundador do Italiano Fácil, escola de italiano com mais de três mil alunos no mundo todo, essas quatro habilidades estão relacionadas à nossa capacidade de comunicação em uma segunda língua e, quanto mais desenvolvidas, melhor.

"É importante saber que normalmente nos sobressaímos em uma delas. Há aqueles, por exemplo, que escrevem muito bem, mas precisam desenvolver a fala. Ou, ainda, quem tem grande capacidade de compreender o significado das frases ao ouvir um nativo, mas dificuldade maior na leitura", explica.

Para Ronaldo, apesar de desafiador, principalmente para alunos adultos, é essencial desenvolver e procurar melhorar cada uma dessas habilidades, de acordo com a necessidade de cada um. "É importante escolher em qual delas se concentrar mais, de acordo com a necessidade e as dificuldades de cada aluno. Levamos em consideração se precisamos da língua para viajar, trabalhar ou até como hobby", diz.

Ele conta que para desenvolver as habilidades é preciso focar e treinar a língua no dia a dia. Quem quer praticar a audição, por exemplo, deve escutar mais conteúdos na língua. Vale música, podcast, filmes e vídeos no youtube. Já quem quer melhorar a leitura precisa ler com frequência, ou, ainda, quem quer aprimorar a escrita, deve começar a escrever, começando por pequenas frases e evoluindo para parágrafos e textos completos.

"Para desenvolver habilidades linguísticas é preciso treinar e praticar exatamente o que requer melhorias. É preciso tornar a leitura, a escrita, a escuta e a fala um hábito diário. A leitura, por exemplo, ajuda a adquirir novo vocabulário, e é possível ler desde sites e revistas até livros. E quanto mais o aluno começa a compreender, mais prazeroso se torna o aprendizado", explica.

O fundador do Italiano Fácil afirma que a fala costuma ser um dos maiores desafios de quem está aprendendo um novo idioma. "Nesse caso, o ideal é uma imersão, seja por aqui, estudando diariamente, ou no país onde se fala a língua. Mas, para ajudar, também vale cantar músicas em voz alta, tentar reproduzir a fala de personagens de filmes ou séries e treinar conversas com os colegas de curso", sugere. Ele ressalta que expor-se a conversas com nativos também é essencial, ainda que online.

"É importante não ter medo nem vergonha. É natural cometer erros quando se está aprendendo, faz parte do processo. Além disso, percebemos que os nativos no idioma, em geral, apreciam bastante nossos esforços em falar a língua deles".




Por @oblogueirooficial



SIGA NAS REDES SOCIAIS



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE





MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil