ARTE: Instituto Tomie Ohtake apresenta Maria Lira Marques - Roda dos Bichos

Imagem
Artista natural do Vale do Jequitinhonha, tem sua primeira exposição individual institucional da carreira, apresentando trabalhos realizados nas últimas três décadas, a partir do barro que extrai das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Foto: Divulgação Abertura: 02 de março de 2024 – às 11h Em cartaz até 26 de maio de 2024   O Instituto Tomie Ohtake apresenta Roda dos Bichos , exposição dedicada à produção de Maria Lira Marques. Tendo como curador Paulo Miyada e curadora assistente Sabrina Fontenele, a mostra reúne trabalhos de toda a carreira de Lira Marques, que nas últimas três décadas extrai o barro das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Com uma produção profundamente marcada pelo imaginário do semiárido mineiro, a artista se destaca por desenvolv

ENTRETENIMENTO: Coala Festival completa 10 anos e expande atuação com a sua primeira edição em Portugal


A estreia no continente europeu acontece em Cascais, em junho de 2024


"Fortalecendo a música brasileira desde 2014" e "a música brasileira é foda" foram duas frases que circularam com força pela edição do Coala Festival 2023. Mais do que isso, estas são afirmações que traduzem a história traçada pelo evento até aqui, da forma e do propósito como foi concebido, até a curadoria e a experiência proporcionada para o público e para o artista. Anualmente, os organizadores do Coala pensam em maneiras de superar o evento anterior e, como a marca chega à sua décima edição em 2024, o desafio está lançado em proporções ainda maiores, o que inclui também uma expansão geográfica. Em São Paulo, o Coala Festival já tem data agendada: a comemoração de uma década acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Memorial da América Latina. Antes, contudo, vem a novidade: nos dias 1 e 2 de junho, o Coala atravessa o Atlântico para realizar a sua primeira edição fora do país. A estreia internacional será em Cascais, em Portugal, e já tem Gilberto Gil confirmado na programação (assista aqui).

"A música brasileira é o que nos move e o que trouxe o Coala Festival até aqui. Sempre trabalhamos para fortalecer os artistas nacionais. Viramos referência no Brasil e, agora, temos a missão de levar a nossa identidade para Portugal. É um passo muito importante para gente", comenta Gabriel Andrade, sócio-fundador e curador do Coala Festival.

A proposta desta primeira edição portuguesa é ampliar os horizontes e entregar um line-up que combina os acordes brasileiros com a música lusófona. Para isso, além de Gabriel, o Coala Festival Portugal também convida o músico e escritor angolano Kalaf Epalanga para somar na curadoria. 

Quando se completa 10 anos de caminhada, expansão é algo inerente à importância e aos feitos conquistados ao longo deste período. Não à toa, o Coala Festival partiu de um evento para se tornar uma marca de música, que, em 2023, foi anunciada como Coala Music. Com a intenção de fortalecer os artistas nacionais em outras frentes – para além do festival –,  o Coala Music abriga as seguintes iniciativas: Coala Records (selo de música), Coala Management (gerenciamento de carreira de artistas), Coala Studios (conteúdo e consultoria), AKQA Coala.Lab (uma agência criativa com a AKQA) e Coala TV (canal digital de conteúdo de música). 

Em breve, mais novidades sobre a edição brasileira e portuguesa do Coala 2024.

 

Serviço:
Coala Festival Portugal
Data: 1 e 2 de junho de 2024
Local: Cascais, Portugal
Acompanhe aqui: https://www.instagram.com/coalafestival.pt/ 

Coala Festival Brasil
Data: 6, 7 e 8 de setembro de 2024
Local: São Paulo, Brasil
Acompanhe aqui: https://www.instagram.com/coalafestival

 



CLIQUE AQUI E FALE COMIGO PARA DIVULGAÇÃO


MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil