ARTE: Instituto Tomie Ohtake apresenta Maria Lira Marques - Roda dos Bichos

Imagem
Artista natural do Vale do Jequitinhonha, tem sua primeira exposição individual institucional da carreira, apresentando trabalhos realizados nas últimas três décadas, a partir do barro que extrai das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Foto: Divulgação Abertura: 02 de março de 2024 – às 11h Em cartaz até 26 de maio de 2024   O Instituto Tomie Ohtake apresenta Roda dos Bichos , exposição dedicada à produção de Maria Lira Marques. Tendo como curador Paulo Miyada e curadora assistente Sabrina Fontenele, a mostra reúne trabalhos de toda a carreira de Lira Marques, que nas últimas três décadas extrai o barro das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Com uma produção profundamente marcada pelo imaginário do semiárido mineiro, a artista se destaca por desenvolv

GASTRONOMIA: Marmitas saudáveis, brasileiros optam cada vez mais por refeições caseiras e equilibradas no trabalho

A Josapar, detentora de marcas como Tio João e Meu Biju, consultou a chef culinarista Andrea Coelho, que compartilha dicas de organização e preparo dos alimentos que serão consumidos ao longo da semana


Um recente levantamento realizado pela consultoria de food service, Galunion, mostrou que muitos brasileiros têm optado por levar marmitas ao trabalho e garantir sua nutrição fora do lar. Entre os mais de mil respondentes da 7ª edição da pesquisa Alimentação Hoje: a Visão do Consumidor, 51% apontaram o fator saudável como o principal motivo pela escolha da alimentação caseira, que conta com alimentos mais naturais e livres de aditivos.

Diante deste cenário, a Josapar, detentora de marcas como Tio João e Meu Biju, consultou a chef culinarista Andrea Coelho, que por meio de um menu bastante variado e personalizado, prepara marmitas quinzenalmente na casa de seus clientes. Ela compartilha dicas de organização e preparo dos alimentos a serem consumidos ao longo da semana, para aqueles que desejam adotar esses novos hábitos, sem abrir mão de refeições saborosas, nutritivas e práticas.

"A dica de ouro de como fazer as marmitas em casa é o planejamento, desde o cardápio variado, para que tenha opções e assim não enjoe da comida, até a lista de compras, para que não haja desperdício de alimentos. Outra dica importante é otimizar o tempo, escolhendo um dia na semana em que possa se dedicar ao preparo das marmitas. Leva tempo, mas no final é gratificante, pois nos outros dias não é preciso cozinhar", explica a chef.

Para os que têm dúvidas sobre como congelar essas marmitas, Andrea esclarece que desde que os alimentos sejam devidamente higienizados e bem cozidos, obedecendo a textura de cada um, tudo pode ser mantido no freezer durante a semana que será consumido.

"Só não podemos esquecer do descongelamento, pois ele também garante a qualidade dos alimentos na marmita. Muitas pessoas se perguntam por que sua marmita fica aguada quando descongela, e o segredo é retirar a marmita do freezer com antecedência e deixar descongelando no refrigerador, jamais em temperatura ambiente. O uso do micro-ondas também é uma opção, mas ainda prefiro apenas aquecer a marmita ao invés de descongelar", complementa a chef culinarista.

Para inspirar seus consumidores e adicionar uma boa dose de criatividade aos que desejam preparar suas próprias marmitas, a Josapar reuniu algumas dicas de receitas práticas e saudáveis, com ingredientes mais naturais e fáceis de serem encontrados em diversas redes de supermercados. Confira:

 

Arroz com carne moída e legumes

Ingredientes

- 2 xícaras (chá) de Arroz Tio João 100% Grãos Nobres

- 3 alhos picados

- 1 cebola picada

- 1/4 de xícara (chá) de Azeite Nova Oliva

- 300 g de carne moída (patinho)

- 2 xícaras (chá) de batata em cubos

- 1 xícara (chá) de cenoura em cubos

- 1 xícara (chá) de vagem em cubos

- 1 alho-poró em rodelas

- 1 xícara (chá) de água quente

- Sal, pimenta e cheiro-verde a gosto

Modo de preparo

Prepare o Arroz Tio Tio João 100% Grãos Nobres conforme a instruções da embalagem. Em uma frigideira, coloque o alho a cebola e frite no Azeite Nova Oliva até dourar. Em seguida, junte a carne e deixe fritar por 5 minutos ou até secar toda a água. Despeje a batata, a cenoura, a vagem e o alho-poró na mesma frigideira e refogue tudo por uns 5 minutos, acrescente a água, tampe e cozinhe mexendo de vez em quando, por 10 minutos, para os legumes amaciarem. Corrija o tempero e em seguida transfira para uma travessa. Polvilhe com cheiro-verde e sirva com o arroz.

 

Galinhada

Ingredientes

- 1 frango inteiro (cerca de 1,8 kg)
- Sal e pimenta-do-reino
- 3 limões (210 g)
- 3 colheres (sopa) de azeite (39 ml)
- 3 cebolas picadinhas (480 g)
- 4 dentes de alho picadinhos (16 g)
- 4 tomates grandes, sem pele, picadinhos
- 2 colheres (sopa) de açafrão da terra (16 g)
- 3 xícaras (chá) de Arroz Integral Tio João (510 g)
- 7 xícaras (chá) de caldo de frango (1,4 L)
- 2 maços de cheiro-verde picadinho (160 g)

Modo de preparo

Destrinche o frango, separando coxa, sobrecoxa, asa, peito e pescoço. Tempere essas partes com sal, pimenta-do-reino e o suco dos 3 limões e deixe marinando por 30 minutos.

Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo alto e frite o frango até que fique bem dourado de todos os lados. Reserve.
Na mesma panela, adicione o restante do azeite e refogue a cebola e o alho por 2 minutos, ou até a cebola murchar. Acrescente os tomates picados, o frango e o açafrão e cozinhe por 5 minutos.
Adicione o caldo de frango e, assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhar, com a panela semitampada, por 25 minutos. O arroz deverá estar seco, mas levemente úmido.
Desligue o fogo, junte o cheiro-verde e misture bem. Sirva em seguida, como prato principal.

Dica: faça um caldo de frango caseiro: toste as sobras do frango (pele, carcaça e miúdos) em 3 colheres (sopa) de óleo (39 ml). Quando estiverem bem douradas, junte 10 xícaras (chá) de água (2 litros) e, assim que levantar fervura, deixe cozinhar em fogo baixo (com a panela semitampada) por 2 horas. Adicione 2 maços de cheiro-verde, 2 cebolas, 2 cenouras e 2 talos de salsão picados e deixe cozinhar por mais 1 hora. Coe o caldo e ele está pronto para ser usado.

 

Feijão gordo pantaneiro

Ingredientes

– 1 kg de bacon

– 4 xícaras (chá) de Feijão Carioca Meu Biju

– 8 xícaras (chá) de água

– 3 folhas de louro

– 1 kg de costelinha de porco, sem pele, cortada em ripas

– 1 colher (sopa) de óleo de soja

– 4 gomos de paio sem pele

– 1 cabeça de alho picada

– 150 g de massa de tomate

– ½ maço de cebolinha finamente picada

Modo de preparo

Primeiro, corte a capa do bacon em tiras e o restante em cubinhos.

Em uma panela de pressão, cozinhe o Feijão Carioca Meu Biju na água com o couro do bacon e o louro, por 20 minutos.

Em uma panela grande, doure as costelinhas no óleo, junte o paio, os cubinhos de bacon e deixe pegar cor; acrescente o alho e deixe fritar mais um pouco. Adicione o feijão – se precisar, coloque mais água – e deixe cozinhar por 30 minutos. Inclua a massa de tomate, misture com o caldo e teste o sal. Acrescente a cebolinha assim que o caldo estiver grosso.

 

 

Virado à Paulista

Ingredientes

– ½ xícara (chá) de Arroz Branco Meu Biju
– ½ xícara (chá) de Feijão Carioca Meu Biju

– 2 bistecas de porco

– Sal a gosto
– Suco de 1 limão

– 80 g de bacon em cubos pequenos

– 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
– 5 folhas grandes de couve-manteiga cortada em tiras finas
– 1 colher (sopa) de manteiga

– 1 banana

– 2 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva
– 1 ovo

Modo de preparo

Cozinhe o Arroz Branco Meu Biju e o Feijão Carioca Meu Biju de acordo com as instruções das embalagens. Tempere as bistecas de porco com sal e o suco do limão e reserve. 

Refogue o bacon em uma frigideira até ficar dourado, mas não deixe fritar demais para não escurecer e ficar muito duro. Use a própria gordura do bacon para fritar. Depois, nessa mesma frigideira, coloque os grãos do feijão cozido, sem o caldo, a farinha de mandioca e mexa sem parar. Adicione água até chegar à consistência desejada. Acerte o tempero, se necessário. 

Refogue a couve rapidamente em uma frigideira com manteiga e uma pitada de sal. Corte a banana ao meio de ponta a ponta e toste em uma frigideira quente, para que ela fique com uma crosta dourada. Esquente bem uma frigideira, coloque o Azeite Nova Oliva e as bistecas de porco. Frite os dois lados uniformemente. Por último, frite o ovo. Então é só caprichar na montagem.

 

 

Risoto de carne de panela e parmesão

Ingredientes

– 1 fio de Azeite Nova Oliva

– ½ cebola processada

– 1 xícara (chá) de Arroz Especial para Risoto Meu Biju

– ½ taça de vinho branco

– 1 litro de caldo de carne

– 250 g de carne cozida, desfiada e refogada

– 1 colher (sopa) de manteiga

– 100 g de queijo parmesão em lascas

– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma panela com um fio de Azeite Nova Oliva, refogue a cebola. Depois, acrescente o Arroz Especial para Risoto Meu Biju e o vinho branco. Aos poucos, vá adicionando o caldo de carne, mexendo sempre até branquear o grão. Em seguida, acrescente a carne de panela desfiada, uma colher de manteiga e deixe cozinhar até o grão ficar macio. Acerte o sal e a pimenta. Sirva com lascas de queijo parmesão por cima.

 

Feijão branco com carne seca

Ingredientes

– 500 g de Feijão Branco Meu Biju
– Óleo (para fritar)

– 2 cebolas picadas
– 3 dentes de alho picados

– 1 folha de louro

– 500 g de carne-seca desfiada e dessalgada
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o Feijão Branco Meu Biju em uma panela de pressão com 1,5 litro de água.
Em uma frigideira, faça o tempero fritando a cebola, o alho, o louro, a carne-seca com
sal e a pimenta-do-reino. Depois de cozido o feijão, acrescente o tempero e deixe ferver por 15 minutos para engrossar o caldo.

Mais informações

Para conferir receitas como estas e muitas outras, acesse o site das marcas Tio João e Meu Biju. Para mais informações e para adquirir os produtos da Josapar, acesse o e-commerce Armazém Tio João

 


CLIQUE AQUI E FALE COMIGO PARA ANUNCIAR SEU NEGÓCIO E
FAZER PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET !





MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil