SUSTENTABILIDADE: PepsiCo implantará Biometano em fábricas e frota própria de caminhões no Brasil

Imagem
Iniciativa em Itu (SP) poderá reduzir em cerca de 44% as emissões de GEE's das operações fabris da companhia já no próximo ano. Alinhada às metas de sua agenda ESG, PepsiCo Positive (pep+), a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, anuncia mais um passo em sua jornada pela implementação de energia limpa: a substituição de combustíveis fósseis por gás biometano em suas fábricas e frota própria de caminhões movidos a gás . O projeto será iniciado em março de 2024 na maior planta fabril da PepsiCo no Brasil, em Itu, interior de São Paulo, com previsão de início da operação em outubro. Com a iniciativa, a companhia planeja neutralizar suas emissões na fabricação de snacks na localidade e contribuir para uma redução de cerca de 44% no total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes das fábricas da PepsiCo em todo o Brasil até 2025 (escopos 1 e 2, linha de base 2015).   Na fábrica da PepsiCo em Itu, onde são produzidos snacks como LAY'S

LITERATURA: como é ser um cientista?


Eureka! Ciência para as crianças entenderem melhor o mundo


Cientista e professor da USP, Bruno Gualano estreia na literatura infantil com obra que estimula o letramento científico desde a primeira infância


Bel é uma menina curiosa que sempre quer entender o porquê das coisas. Junto do gatinho Galileu, seu ajudante, faz experimentos e descobertas fascinantes, que mostram como a ciência está presente em tudo: nos celulares, nos remédios e mesmo na comida. Esse universo é apresentado às crianças pelo cientista e professor de Medicina Bruno Gualano no livro Bel, a experimentadora, publicado pela Moah! Editora.

Para a garota, não há limites para entender o desconhecido: Bel constrói vulcões e faz combinações químicas que mudam de cor no tubo de ensaio. Mas, quando os amigos da Rua Marie Curie começam a suspeitar de que ela é uma bruxinha, a personagem os convida para uma jornada de exploração científica. Assim demonstra a eles o que é energia, ao esfregar uma bexiga em sua blusa de lã, encostando-a depois no gatinho Galileu, que fica com os pelos arrepiados. Dessa forma, encanta as crianças da rua com a divertida "brincadeira de experimentar".

– Parece incrível, Bel! E essa brincadeira tem nome?
– Os adultos costumam chama-la de Ciência, Sarinha...
– E essa parece ser uma brincadeira de gente grande também.
Afinal, papai um dia me disse que a Ciência está em tudo nas
nossas vidas...
(Bel, a experimentadora, págs. 25 e 26)

Em homenagem a figuras notáveis da história, como Galileu Galilei, Marie Curie e Mercedes Bustamante, a obra pretende servir de estímulo ao letramento científico na infância, possibilitando a compreensão dos fenômenos naturais, sociais e tecnológicos pelo olhar da Ciência. "Se cada criança tivesse a oportunidade de descobrir o poder do pensamento científico, poderíamos construir uma sociedade mais crítica, saudável, próspera e equitativa", acrescenta Bruno Gualano.

As ilustrações de Catarina Bessel, que utiliza a colagem como recurso criativo, tornam a narrativa mais divertida e envolvente, além de reforçar outras temáticas abordadas, como diversidade cultural, educação antirracista e representatividade das mulheres nas Ciências, por meio de uma protagonista preta. Para a divulgadora científica Natalia Pasternak, que endossa a publicação, a obra ajuda a afastar estigmas como o de "cientista maluco", de jaleco branco, e assim democratizar a atividade.

Apoiado pela Faculdade de Medicina da USP, Bel, a experimentadora é o primeiro título de uma coletânea direcionada ao público de até 9 anos e que abordará, ainda, temas como vacinas, mudanças climáticas e bullying relacionado a estigmas de corpo.

FICHA TÉCNICA

Título: Bel, a experimentadora
 Autor: Bruno Gualano
Editora: Moah!
 ISBN: 978-65-980204-4-6
 Páginas: 32
 Formato: 16 x 23 cm
 Preço: R$ 42,00
 Onde comprar: Moah! Editora 

Sobre o autor: Bruno Gualano é PhD em Ciências e professor da Faculdade de Medicina da USP. Em 2022 e 2023, foi considerado um dos cientistas mais influentes do mundo pela Universidade de Stanford (EUA). Além de suas atividades científicas, Bruno também realiza ações de popularização da Ciência. É um dos criadores do canal de divulgação científica "Ciência inForma" e do podcast "O Cientista Não Morde", além de ser Membro da Coalizão Ciência e Sociedade.

Na literatura infantil, assina o livro Bel, a experimentadora, que visa ao letramento científico de crianças, a fim de garantir a formação de pessoas cada vez mais críticas e capazes de tomarem decisões baseadas em evidência, menos suscetíveis a charlatanismos, teorias conspiratórias e fake news. Esse título é o primeiro de uma coletânea – o projeto busca parcerias para dar continuidade às publicações.

Redes sociais do autor: Instagram: @cienciainforma  | YouTube: @cienciainforma1082

Sobre a ilustradora: Catarina Bessell é paulistana formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP, que decidiu enveredar pelo universo das artes visuais, utilizando a técnica da colagem para compor suas criações. Já contribuiu para a ilustração de diversos livros e jornais nacionais e internacionais, aportando ludicidade e leveza a cada tema abordado.

Sobre a Editora: A Moah! tem como propósito despertar a sensibilidade e um olhar plural por meio de suas publicações, valorizando temas como memória afetiva, letramento científico, artes e educação. É idealizada por Heloisa Hernandez, editora formada pela USP e designer especializada em Artes Visuais pela Elisava – Faculdade de Design e Engenharia de Barcelona e pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Com mais de quinze anos de experiência no mercado editorial, hoje alimenta o sonho de incentivar a leitura, o desenho e a escrita como ferramentas de aprendizado, autoexpressão, desenvolvimento e presença no mundo.

Redes sociais da editora: Instagram: @moaheditora | YouTube: @MoahEditora
Site da editora: www.moaheditora.com.br






CURTIU ?
COMPARTILHE O POST E ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS !
ANUNCIE AQUI PARA FAZER PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET.



MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil