INCLUSÃO: Parque Dom Pedro exibe "Masha e o Urso, Diversão em Dobro" em sessão adaptada para crianças com distúrbios sensoriais

Imagem
Desenvolvida para o público neurodiverso, Sessão Azul inicia o ano no empreendimento neste sábado, 24, e todos pagam meia-entrada "Masha e o Urso: Diversão em Dobro" estreou recentemente nos cinemas brasileiros (Foto: Divulgação)   O Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS – a maior e mais inovadora plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina –, realiza, neste sábado, 24, a primeira edição de 2024 da Sessão Azul, quando a sala de cinema é adaptada para receber crianças com distúrbios sensoriais diversos. Neste mês, o filme escolhido pelo público foi "Masha e o Urso: Diversão em Dobro". Na Sessão Azul, todos pagam meia-entrada e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Kinoplex ou pelo site Ingresso.com .   Durante a Sessão Azul, a sala fica com as luzes adaptadas, o som mais baixo e a plateia pode se movimentar à vontade, durante toda a exibição. Também não há exibição de trailers comerciais antes do filme.

TURISMO: Dicas para idosos terem uma viagem tranquila e segura


O turismo para terceira idade é uma tendência no mercado, mas é importante assegurar alguns cuidados específicos.

Foto: lucigerma/Freepik

 

O mercado nacional de turismo para a terceira idade vive um período de expansão. O fenômeno pode ser explicado pelo aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), os idosos representam 14,7% da população do país. 

Para o Ministério do Turismo, os idosos estão vivendo mais e com maior qualidade de vida, fatores que indicam um envelhecimento ativo, proporcionado por melhores condições de renda e proteção social. 

Pesquisa realizada pela Booking.com, empresa de e-commerce de viagens, revelou que 77% dos viajantes brasileiros com mais de 60 anos preferem aproveitar o tempo livre e os recursos da aposentadoria com viagens. 

Pensando nisso, o Ministério do Turismo lançou uma cartilha com dicas para atender bem turistas idosos. O documento oferece orientações sobre o perfil do grupo, responsável por grande movimentação financeira para o setor, e como os locais podem atender as demandas garantindo cuidados, conforto e acessibilidade.

Durante as viagens, alguns cuidados não podem ser deixados de lado, sobretudo, os que envolvem a saúde. O uso de remédios contínuos deve ser mantido, como o medicamento para hipertensão, doença que atinge 60% dos idosos, de acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). 

Para garantir uma viagem tranquila e segura para os idosos, a orientação é tomar alguns cuidados, que envolvem desde uma avaliação de saúde prévia e a organização dos itens indispensáveis na bagagem até o planejamento dos dias de descanso.

 

Faça exames de rotina antes da viagem 

Estar com a saúde em dia garante uma experiência melhor na viagem. Antes de planejar sair de casa por um período maior, é aconselhável agendar uma consulta para avaliar o estado de saúde, evitando surpresas no caminho. 

Durante a consulta, informe ao médico sobre o plano de viajar, pois ele poderá orientar o que é preciso para assegurar o bem-estar durante os dias fora.

 

Tenha um seguro viagem 

O seguro viagem garante a segurança do viajante no novo destino. Os idosos compreendem um grupo com mais suscetibilidades aos problemas de saúde e, por isso, a contratação do serviço é recomendada.

Estar em lugares diferentes exige maior capacidade de adaptabilidade às condições locais. Além disso, imprevistos podem acontecer. Sendo assim, é importante se certificar sobre as condições para ter um seguro viagem e priorizar essa forma de proteção. 

 

Saiba o que levar na bagagem 

A bagagem é uma etapa fundamental no planejamento de viagens, pois garante os recursos básicos para a estadia no local de destino. Assim, é recomendado o uso de listas de checagem para evitar o esquecimento de qualquer item essencial. Pedir ajuda nesse processo também é uma prática aconselhada para evitar riscos. 

É recomendável que a preparação da mala de uma pessoa idosa esteja de acordo com as suas necessidades. Isso pode incluir remédios, filtro solar, produtos de higiene pessoal, entre outras especificidades para garantir a segurança e a tranquilidade durante o passeio. 

 

Siga um planejamento

O planejamento de uma viagem vai desde a organização da documentação até a avaliação das condições do local de destino. Para isso, é importante estar com os documentos pessoais atualizados, como carteira de identidade, cartão de vacina e passaporte, no caso de viagens internacionais.

A etapa de planejamento também inclui a pesquisa pelos serviços ofertados. Os idosos, por exemplo, têm direito à assistência no check-in, ao uso de salas de espera exclusiva e, se necessário, à cadeira de rodas para facilitar a locomoção no aeroporto. 

Pesquisar sobre a hospedagem e o clima da região também faz parte do planejamento. Esses cuidados proporcionam uma melhor adaptação e experiência. 

 

Confira a acessibilidade dos espaços

O roteiro da viagem deve pensar na acessibilidade dos espaços para as pessoas idosas, sobretudo, aquelas que têm a mobilidade reduzida.

Meios de transporte, bares, restaurantes, banheiros e qualquer espaço deve ser acessível a todos os viajantes. Por isso, busque informações antes de escolher elaborar o roteiro de passeios. 

Essa precisa ser uma preocupação tanto das operadoras de viagem, quanto dos viajantes ao se programarem. A acessibilidade influencia na qualidade da viagem, sendo um ponto que merece a devida atenção.




Foto: Freepik




CLIQUE AQUI E FALE COMIGO PARA DIVULGAÇÃO


MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil