Segunda edição do Salão Literário Infantojuvenil Brasil-Alemanha acontece em maio

Imagem
A i-Lit (Fórum Literário Internacional), em parceria com as editoras Ogro, Girabrasil, Razamba, Fafalag, Gratitude, o estúdio Illustralabor e o Clube do Livro Muenster, vai realizar o 2º Salão Literário Infantojuvenil Brasil-Alemanha, nos dias 4 e 5 de maio de 2024, em Offenbach am Main, na Alemanha.   Para isso acontecer, o evento está recebendo apoio institucional do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, da Prefeitura de Offenbach, da Der Paritätische (organização não governamental alemã que atua na área social), do Instituto Guimarães Rosa e do Instituto F.I.Z. e.V.   Este segundo Salão proporcionará atividades interativas gratuitas para jovens leitores alemães e para a comunidade brasileira local, e também irá reforçar a riqueza e a diversidade na literatura, atraindo participantes de diversas nacionalidades.   Para Andréia Oliveira Amthor, agente literária e fundadora da i-Lit, o retorno do Salão Literário demonstra que o evento foi bem recebido pelas autoridades

Águas termais: saiba de onde vêm as águas aquecidas da cidade de Rio Quente (GO)

Junto com a vizinha Caldas Novas, elas formam a maior estância hidrotermal do mundo


 

Muito procurada por turistas de todo o país em busca de suas águas naturais quentinhas, a cidade goiana de Rio Quente forma, junto à vizinha Caldas Novas, a maior estância hidrotermal do mundo. Com pouco mais de 4 mil habitantes, o município abriga o famoso complexo hoteleiro Rio Quente e o parque aquático Hot Park.
 

Há várias especulações sobre a origem das águas naturalmente aquecidas da região. Já se pensou até mesmo na possibilidade de um vulcão inativo ser o responsável pelo fenômeno, mas a explicação é muito mais surpreendente. As águas termais vêm, na verdade, de chuvas de até mil anos atrás.
 

O fenômeno se deve à geotermia: o calor da própria terra aquece as águas devido às características geológicas da Serra de Caldas Novas, onde surgem as águas naturais termais. A serra é formada por várias rochas que, por sua vez, são responsáveis pelo processo de armazenamento e mineralização da água. À medida que a água se infiltra nas rochas, ela vai também se mineralizando.
 

O aquecimento acontece quando a água da chuva penetra nas fissuras da Serra de Caldas Novas, infiltrando-se devagar pelo solo e chegando a grandes profundidades, de cerca de mil metros. Quando descem, elas vão esquentando progressivamente em função do gradiente geotérmico das rochas, elevando a temperatura para cerca de 60ºC.
 

Uma vez aquecidas, as águas adquirem pressão, voltam por fendas e misturam-se, já perto da superfície, com infiltrações do lençol freático. O processo ajuda a resfriá-las, chegando, em média, a uma temperatura mais confortável para nós, de 37,5ºC. Tudo isso leva cerca de mil anos. Ou seja, as águas em que nos banhamos na região são das chuvas deste período.
 

CONHEÇA OUTROS LOCAIS DE ÁGUAS TERMAIS - As alternativas para quem gosta ou quer experimentar banhos quentes e águas termais não acabam por aí. Diversas regiões do país também são palco do fenômeno de águas naturalmente aquecidas e relaxantes.
 

A cidade de Araxá (MG), por exemplo, é famosa por possuir termas interligadas por uma passarela suspensa. O destino abriga hotéis que oferecem várias atividades a hóspedes e não-hóspedes, como banheiras individuais e piscinas quentinhas. Além das dezenas de tratamentos à base de águas termais, também são disponibilizados procedimentos com o uso de lama terapêutica.
 

No Nordeste, a cidade de Mossoró (RN) é também um destino certo. O parque aquático da cidade - o Planeta Água, no Thermas Hotel e Resort - reúne 12 piscinas de águas termais, interligadas e bombeadas a partir de uma central. As águas atingem uma temperatura de até 58°C e são distribuídas para as piscinas, perdendo o calor gradativamente.
 

As águas subterrâneas do município potiguar são verdadeiros presentes da natureza e comprovadamente terapêuticas. Dotadas de cálcio, magnésio e ferro, elas trazem inúmeros benefícios à saúde, fazendo de Mossoró um dos principais destinos para tratamentos terapêuticos.
 

Já Piratuba (SC), localizada no oeste catarinense, atrai crianças, com suas piscinas, e adultos, com seus banhos de imersão, duchas e tratamentos medicinais. A temperatura da água fica em torno dos 38ºC, seja no inverno ou no verão. Ainda no oeste do estado, Itá tem sua natureza desenhada por montanhas e matas nativas.
 

A 180 km da capital do estado de São Paulo, a cidade Águas de Lindóia é outra das cidades termais do Brasil, onde as águas saem do solo a 28ºC. O município dedica-se ao turismo e ao engarrafamento da água mineral. No Balneário Municipal, o turista pode desfrutar de serviços terapêuticos, duchas escocesas, hidromassagem e, ainda, piscinas com água mineral e toboáguas, além de fontes de águas minerais ao longo do balneário e da Avenida das Nações.

 

 

 

SIGA NAS REDES SOCIAIS:



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !

VEJA TAMBÉM:

Rita Cadillac grava vídeo pornô com criador de conteúdo adulto Jefão

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Multishow e Globoplay transmitem "SOWETO - 30 Anos Ao vivo" nesta sexta (19)

"Acampamento de Magia para Jovens Bruxos" estreia no Gloob na próxima sexta-feira, dia 12

BBB: Análise das três últimas edições aponta diferenças no comportamento do público nas redes sociais

Ana Clara invade casa do Big Brother Brasil 24 após grande final no Multishow

MODA: Podyh AW24

Indústria brasileira desacelera diversificação do portfólio no primeiro trimestre

Vitrine de Inovações: Agrishow 2024 reunirá mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais durante os cinco dias de evento

Novo Nordisk é a única farmacêutica presente no Web Summit 2024