Com investimentos de R$ 5 milhões em expansão até o final do ano no RJ, Peça Rara Brechó inaugura loja de Copacabana

Imagem
A rede de franquias já conta com mais de 180 unidades comercializadas pelo país. Fotos: Divulgação       O Rio de Janeiro é um dos estados em destaque para a expansão do Peça Rara Brechó em 2024 com investimentos em torno de R$ 5 milhões. Há oportunidades para a abertura de novas lojas na capital e outros municípios a partir de 80 mil habitantes, como Gávea, Campo Grande, Freguesia, Ilha do Governador, Niterói, Macaé, Cabo Frio, Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis, Volta Redonda e Barra Mansa, entre outros. São cerca de 40 localidades, que vão se somar às cinco primeiras lojas no Estado – Barra, Tijuca, Recreio, Ipanema e agora, Copacabana.   A rede de franquias Peça Rara, fundada há 17 anos, é uma das principais marcas no segmento de second hand (uso de segunda mão). Com mais de 180 lojas comercializadas pelo país, a marca inaugura a 1ª loja no tradicional bairro de Copacabana.  

Espetáculo "(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração" chega à Casa do Vovô, neste sábado (23)


Contemplado pelo ProAC, o projeto prevê oficinas de dança-teatro para idosos atendidos por ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e apresentações de espetáculos com participação de cada instituição. Sete cidades do interior paulista são atendidas nesta temporada

 

Neste sábado (23), o Grupo de Teatro LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá apresenta o espetáculo "(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração" na Casa do Vovô, em Ribeirão Preto, às 15h. Neste ano, o projeto, que é contemplado pelo edital 02/2023 do ProAc (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, teve início em fevereiro e já passou por ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) em Sertãozinho, Taquaritinga, Matão, Araraquara, Porto Ferrreira e São Carlos.

 

Em cada instituição atendida, a programação acontece em duas fases. No primeiro encontro, os idosos experimentam a oficina de dança-teatro. São 2 horas e 30 minutos de uma vivência pontuada por um repertório de canções que estão registradas no inconsciente coletivo ou fazem parte do imaginário popular, buscando um elo direto de identificação com o público. Já o espetáculo tem a duração de 25 minutos e valoriza a experiência dos idosos, o que não se restringe apenas a apreciar a apresentação como plateia, mas sim integrar-se ao elenco como artista. Cada ILPI tem a sua própria maneira de compor o evento, convidando profissionais, familiares e amigos.

 

O grupo contempla quatro gerações em seu elenco, na faixa etária de 21 a 60 anos. Participam a atriz-dançarina Renata Martelli e a coreógrafa Renata Defina, que ministram a oficina de teatro. No espetáculo, se juntam a elas: a atriz dançarina Rosana Pavinski, Pedro Sossego (baixo elétrico e canto), André Cruz (ator-dançarino) e o jovem pianista e cantor Nicolas Trivialato.

 

O intercâmbio geracional entre LOS MUCHOS e os idosos das instituições é um ponto celebrado pelo grupo. "Essa mistura de idades é uma riqueza para todos nós. Além disso, pessoas de todas as faixas etárias podem assistir e se divertir também - pela leveza, pela alegria, delicadeza e consistência", entrega a atriz Renata Martelli.

 

Palco x plateia

"(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração" é um espetáculo leve, que utiliza o humor para convidar à diversão, mas ganha camadas mais profundas na medida em que abre espaço de fala e manifestação de pessoas entregues ao anonimato dentro de suas próprias vidas, entre outras percepções. O objetivo da trupe é despertar o desejo da expressão artística dos participantes propondo um mergulho nas memórias afetivas. A intenção é valorizar os participantes, seus saberes e seus talentos individuais, de forma a despertar neles o desejo e a vontade de fazerem parte do espetáculo, subindo ao palco com os atores e músicos profissionais.

 

"Este trabalho está muito ligado a oferecer aos idosos, como protagonistas, a oportunidade de uma vivência divertida na dança, na música e no teatro", comenta Renata Defina. "O ponto central é o protagonismo dos idosos na ação. Há, por vezes, certo saudosismo, próprio desse período da vida, mas tudo flui num misto de força, medo, coragem e alegria", completa Renata Martelli.

 

A ideia de levar a produção para outros espaços nasceu após a experiência no SESC, em 2023, e chega nesta nova temporada moldada na necessidade de idosos verem no palco as suas referências culturais, pouco contempladas pelas propostas artísticas de maneira geral. "Por diferentes razões, nossa sociedade tira do idoso o protagonismo na cena do pertencimento. E esse acolhimento é uma necessidade", conclui a atriz Renata Martelli.

 

Agenda aberta à comunidade

O projeto encerrará a turnê no dia 21 de maio, com apresentação gratuita e aberta ao público, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. Neste dia, participarão idosos convidados que já integraram o projeto. Também será exibido um minidocumentário mostrando partes da construção do trabalho, trechos das peças apresentadas, depoimentos dos integrantes do grupo e dos idealizadores do projeto.

 

Com a finalização deste projeto, o grupo visa compartilhar o processo, dar voz aos idosos das instituições, promover auto reflexão e servir de inspiração para quem estiver na plateia. Após a estreia, o minidocumentário será disponibilizado no canal do YouTube do grupo. 

 

Sobre o LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá

Há mais de 25 anos, o grupo realiza espetáculos que se caracterizam por uma linguagem simples, acessível, divertida e mambembe, remetendo ao dramalhão circense, ao teatro de rua e ao brega. Tangos, boleros, tchá-tchá-tchá, canções populares, bregas ou cafonas. Tudo o que está no inconsciente coletivo ou no imaginário popular torna-se elemento e suporte para criação.

 

Sobre o espetáculo

Em cena, dois músicos, duas atrizes e um ator "contam a história" através de canções executadas ao vivo e dançadas de forma teatral não representativa. A intenção é ampliar perspectivas e desdobramentos que as baladas sugerem. Cada música tem seu enredo. Quando colocadas numa determinada sequência inspiram novas narrativas de forma não explícita, tecendo uma dramaturgia única, talhada ao trabalho.

 

A estética brega é soberana e está presente no gestual, nas soluções cênicas, na vestimenta, no maneirismo/afetação, no exagero e também em situações clichês que o grupo não se intimida em realizar. Embora essa estética seja historicamente desvalorizada, o grupo faz uma reverência a ela, enaltecendo-a e colocando-a de forma sofisticada, porém simples, em lugar de prestígio.



SERVIÇO

Espetáculo de dança-teatro "(Apenas) 3 canções para amolecer seu coração" - com o Grupo de Teatro LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá

 

Próximas apresentações:

Data e horário: 23/03 (sábado) | 15h

Local: Ribeirão Preto (Casa do Vovô)

Endereço: R. Tapajós, 2847-2909 - Ipiranga, Ribeirão Preto – SP

Data e horário: 21/05 | *A definir horário

Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Alto do São Bento, s/nº)

 

OBS> Apresentação aberta e gratuita. Classificação livre.

Instagram: @grupolosmuchos/

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=obER9pYmrBQ

 

Ficha técnica

Direção Artística: Renata Martelli

Coreografia: Renata Defina

Ator-dançarino: André Cruz

Atriz-dançarina: Renata Martelli

Atriz-dançarina: Rosana Pavinski

Músico (baixo elétrico e canto): Pedro Sossego

Músico (piano e canto): Nicolas Trivilato

Designer Gráfico: Daniel Bendasoli

Figurinista e Costureira: Zezé Querubin

Iluminação (Designer de Luz e Operação): Michel Masson

Produção Executiva: Erica Santos

Assistente de Produção: Luis Paulo dos Santos

 


VEJA TAMBÉM:

Doce Aquarella, marca de bolos da Ma Tranchesi estreia com entrega exclusiva no Rappi

Pulseira Infinita da Animale Oro é a nova tendência em joias experienciais

SOLO Vol.1 Junior

Rita Cadillac grava vídeo pornô com criador de conteúdo adulto Jefão

Céu lança Novela

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

Ferragamo Hug Bag

POLÍTICA: ‘Segurança cibernética eficiente depende da colaboração de todos’, diz Juscelino Filho em seminário com lideranças mundiais

MODA: Podyh AW24

SOLIDARIEDADE: ‘Sábado Solidário’ arrecadas mais de 40 toneladas de doações