Segunda edição do Salão Literário Infantojuvenil Brasil-Alemanha acontece em maio

Imagem
A i-Lit (Fórum Literário Internacional), em parceria com as editoras Ogro, Girabrasil, Razamba, Fafalag, Gratitude, o estúdio Illustralabor e o Clube do Livro Muenster, vai realizar o 2º Salão Literário Infantojuvenil Brasil-Alemanha, nos dias 4 e 5 de maio de 2024, em Offenbach am Main, na Alemanha.   Para isso acontecer, o evento está recebendo apoio institucional do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, da Prefeitura de Offenbach, da Der Paritätische (organização não governamental alemã que atua na área social), do Instituto Guimarães Rosa e do Instituto F.I.Z. e.V.   Este segundo Salão proporcionará atividades interativas gratuitas para jovens leitores alemães e para a comunidade brasileira local, e também irá reforçar a riqueza e a diversidade na literatura, atraindo participantes de diversas nacionalidades.   Para Andréia Oliveira Amthor, agente literária e fundadora da i-Lit, o retorno do Salão Literário demonstra que o evento foi bem recebido pelas autoridades

Filme conta a história da mulher que fez de Van Gogh um ícone da arte

Olá!
Para celebrar o Dia Mundial do Teatro, o Curta! traz a estreia de "Van Gogh, A Criação de Um Mestre".
Ainda nesta semana, a estreia de episódio de "A Persistência da Memória".

Confira também os outros destaques desta semana. Agradecemos a publicação.

Equipe Febre
 
 

Fragmento de 'Autorretrato com chapéu de feltro cinza' , de Van Gogh (Crédito: Divulgação/Curta!)


A vida conturbada de Vincent Van Gogh já foi bastante comentada em livros e filmes, mas pouco se fala de Johanna Van Gogh, responsável por levar o artista ao panteão da arte mundial após sua morte. O documentário inédito "Van Gogh, A Criação de Um Mestre", uma produção da Arte France que estreia no Curta! com exclusividade, conta a trajetória dela.

 

Johanna era, na verdade, cunhada de Vincent. Diante das mortes do pintor e de seu irmão, Theo — marido de Johanna —, ela se tornou a única herdeira de dezenas de quadros que não tinham qualquer valor à época. Em 1890, apenas uma pequena parcela das vanguardas europeias acreditava no talento do artista. Ainda assim, Johanna inicia uma campanha por seu reconhecimento póstumo, convencendo a crítica e cativando o público.

 

O filme, dirigido por Anne Richard, destaca o trabalho de promoção realizado por Johanna, uma modesta professora que se torna empresária, e relembra uma mulher cuja importância ficou esquecida. Também retoma os últimos anos de vida de Vincent Van Gogh, da internação no asilo de Saint-Rémy-de-Provence até sua última residência em Auvers-sur-Oise. Para contar essas histórias da família Van Gogh, a diretora utiliza animações que remetem às pinturas do fim do século XIX.

 

"Van Gogh, A Criação de Um Mestre" também estará em streaming através do CurtaOn, disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma. A estreia é no Curta! é no dia temático Terças das Artes, 2 de abril, às 23h.



As memórias digitais são tema de episódio inédito de

'A Persistência da Memória'
 


A série "A Persistência da Memória", inédita e exclusiva do Curta!, convoca especialistas como Sidarta Ribeiro, Mary Del Priore e Ailton Krenak para debater as "Memórias Digitais", título do episódio da semana. Entre os temas abordados estão a digitalização de registros analógicos, produção e acesso a memórias, as fragilidades da tecnologia e as demandas por constantes atualizações para novos formatos pouco duráveis, além de uma reflexão sobre as redes sociais como ferramentas de registro e de compartilhamento de memória, muitas vezes realizados em excesso e sem critérios.
 

"A memória, em si, não liberta nem prende, depende do que a gente faz com ela. Então, se a gente está obcecado por tudo guardar, primeiro, a gente fica sem memória e, segundo, a gente fica preso. Ou seja, a ideia do significado é que precisa ser recuperada; da consciência do que é memória, do que eu quero que seja memória e não do puro guardar", analisa a historiadora Karen Worcman, fundadora e curadora do Museu da Pessoa.
 

Dirigida por Paola Vieira, a série conta com 13 episódios. Além de "Memórias Digitais", os outros capítulos discutem os seguintes temas: "As Primeiras Memórias"; "O Funcionamento da Memória"; "Memórias e Traumas", "Memória e Imaginação"; "Memória e Oralidade"; "Memória dos Saberes e Fazeres"; "Memórias das Artes Visuais"; "Memória e História"; "Memórias Audiovisuais"; "Memórias Oficiais"; "Os Apagamentos de Memória" e "O Labirinto da Memória".
 

"A Persistência da Memória" é uma produção da Luni Áudio e Vídeo viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma. A estreia do episódio no Curta! é no dia temático Quintas do Pensamento, 4 de abril, às 23h30.

 

Segundas da Música – 01/04

22h – "Garoto – Vivo Sonhando" (Documentário)

Prodígio dos instrumentos de corda, pioneiro da bossa nova, mestre modernizador do violão: Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955), é um dos pilares pouco conhecidos da música brasileira. Composta de arquivos raros, diários pessoais e depoimentos, esta imersão documental revela sua influência e os conflitos artísticos de um vanguardista com a trajetória popular trilhada na era de ouro da rádio. Direção: Rafael Veríssimo. Duração: 100 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 02 de abril, terça-feira, às 2h e às 16h; 03 de abril, quarta, às 10h; 06 de abril, sábado, às 22h e 07 de abril, domingo, às 14h50.


 

Terças das Artes – 02/04

23h – "Van Gogh, A Criação de Um Mestre" (Documentário)

Em 1890, ano da morte de Vincent Van Gogh, apenas uma pequena parcela da vanguarda acreditava no talento do pintor. Com seu trágico fim, seguido da partida precoce de seu irmão, Johanna, cunhada de Vincent, herdou grande parte de sua obra e dedicou sua vida ao reconhecimento do artista, confrontando críticos, cativando o público e ocupando um importante papel na história da arte. Direção: Anne Richard. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 03 de abril, quarta-feira, às 3h e às 17h; 04 de abril, quinta-feira, às 11h; 06 de abril, sábado, às 16h30; 07 de abril, domingo, às 23h.


 

Quartas de Cena e Cinema – 03/04

21h30 – "O Bom Cinema" (Documentário)

O documentário resgata a história da Escola Superior de Cinema, primeira faculdade brasileira de cinema que serviu de berço para cineastas da Boca do Lixo e do Cinema Marginal. Fundada por um padre jesuíta, a escola funcionou entre 1965 e 1972, em São Paulo, e ficou marcada por desavenças entre alunos ligados à contracultura e uma diretoria defensora "da moral e dos bons costumes". Direção: Eugênio Puppo. Duração: 81 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 04 de abril, quinta-feira, às 01h30 e às 15h30; 05 de abril, sexta-feira, às 9h30; 06 de abril, sábado, às 14h05; 07 de abril, domingo, às 21h30.


 

Quintas do Pensamento – 04/04

23h30 – "A Persistência da Memória" (Série) – Ep.: "Memórias Digitais" – INÉDITO E EXCLUSIVO

Memória digital. A digitalização de registros analógicos. A facilidade de produção e de acesso a memórias. Características da tecnologia digital e suas fragilidades. As demandas de atualização forçada e constante para novos formatos. A pouca durabilidade dos formatos. As redes sociais e de compartilhamento, suas vantagens e ilusões. Reflexões sobre o que preservar na era do excesso. Direção: Paola Vieira. Duração: 26 min. Classificação: A Livre. Horários alternativos: 05 de abril, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30; 06 de abril, sábado, às 20h30; 07 de abril, domingo, às 12h; 08 de abril, segunda-feira, 11h30.


 

Sextas de História e Sociedade – 05/04

23h30 – "Histórias da Gente Brasileira" (Série) – Episódio: "Colônia - Asseio" – INÉDITO E EXCLUSIVO

No Brasil colonial, as práticas em torno das necessidades fisiológicas e o uso da água e da indumentária percorreram um longo caminho até alcançarem um bom padrão de higiene. Como escreveu Capistrano de Abreu: "da higiene pública, incumbiam-se as águas da chuva, os raios de sol e os diligentes urubus". Uma reflexão sobre a realidade sanitária, o desprezo pelo banho e os antigos hábitos durante as refeições. Duração: 26 min. Classificação: A Livre. Horários alternativos: 06 de abril, sábado, às 03h30 e às 11h; 07 de abril, domingo, às 18h; 08 de abril, segunda-feira, 17h30; 09 de abril, terça-feira, às 11h30.


 

Sábado – 06/04

21h – "Um Dia Pina Perguntou" (Documentário)

Longos planos fixos nos transportam para o universo da coreógrafa alemã Pina Bausch. Trechos das apresentações "Komm tanz mit mir", "Walzer", "Nelken" e "Kontakthof" alternam-se com imagens de seus atores-dançarinos nos bastidores ou durante os ensaios com Pina. O filme termina com uma entrevista com a coreógrafa. Diretor: Chantal Akerman. Duração: 57 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 7 de abril, domingo, às 13h45; 8 de abril, segunda-feira, às 00h45.


 

Domingo – 07/04

19h – "A Última Abolição" (Documentário)

O Brasil foi o último país ocidental a abolir a escravidão, fato que se deu apenas em 1888. O documentário "A Última Abolição" aborda a escravidão no Brasil, com enfoque nos movimentos abolicionistas, na resistência escrava, no papel das mulheres negras nessa luta e nas discussões da elite do país naquele período, culminando com a assinatura da Lei Áurea e suas consequências para a população negra. Diretora: Alice Gomez. Duração: 81 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de abril, segunda-feira, às 09h.


 

• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.

• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. Os seis primeiros meses de assinatura tem o valor de R$ 9,90/mês e depois desse período passa para R$ 14,90/mês.

• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.

• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através dosite oficial Porta Curtas ou via Claro tv+, no valor de R$ 6,90/mês.

• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os catálogos CurtaOn, PortaCurtas e BrasilianaTV irão repassar anualmente, somados, perto de R$1,5 milhão de reais em royalties aos produtores dos conteúdos difundidos.



SIGA NAS REDES SOCIAIS:



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !





VEJA TAMBÉM:

Rita Cadillac grava vídeo pornô com criador de conteúdo adulto Jefão

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Multishow e Globoplay transmitem "SOWETO - 30 Anos Ao vivo" nesta sexta (19)

"Acampamento de Magia para Jovens Bruxos" estreia no Gloob na próxima sexta-feira, dia 12

BBB: Análise das três últimas edições aponta diferenças no comportamento do público nas redes sociais

Ana Clara invade casa do Big Brother Brasil 24 após grande final no Multishow

MODA: Podyh AW24

Indústria brasileira desacelera diversificação do portfólio no primeiro trimestre

Vitrine de Inovações: Agrishow 2024 reunirá mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais durante os cinco dias de evento

Novo Nordisk é a única farmacêutica presente no Web Summit 2024