Recentemente, a atriz Isis Valverde compartilhou nas redes sociais que estava descolorindo as sobrancelhas. A técnica também já foi aderida por nomes como Kim Kardashian e Kristen Stewart. Nas redes sociais, facilmente encontramos diferentes tutoriais sobre como fazer o procedimento, mas será que é seguro? Conversamos com Raphaella Bahia, especialista em sobrancelhas e micropigmentadora da FR Microcenter, que comenta sobre a técnica!
"Para quem tem a pele sensível ou é muito alérgica, o mais indicado é descartar essa técnica. Afinal, um dos principais perigos de descolorir a região são as reações alérgicas que podem ser causadas pelo produto descolorante. Vale ressaltar que o processo alérgico pode surgir mesmo naquelas pessoas que não apresentam nenhum problema ao descolorir o cabelo, por exemplo. Isso pode variar de acordo com a área aplicada", explica a especialista em sobrancelhas, Raphaella Bahia.
Para quem, ainda assim, deseja fazer o procedimento, é indicado realizar um teste antes da descoloração global. "Assim como é feito nos cabelos, pelos cabeleireiros, indicamos que a pessoa primeiro faça um teste aplicando o produto descolorante em alguma (pequena) região do rosto menos sensível e observe se haverá qualquer tipo de reação. Além disso, o mais indicado é que procure um profissional para realizar esse tipo de procedimento", ensina Bahia.
De acordo com a micropigmentadora, além das coceiras e vermelhidão, a descoloração pode causar problemas ainda mais graves. "É possível que ocorra queda dos pelos. Isso varia de acordo com cada pessoa e do grau da lesão. Em casos de perda acentuada dos fios da sobrancelha, conseguimos reverter com a micropigmentação, onde reproduzimos o desenho da sobrancelha, fio a fio, para conseguir um efeito natural e garantir que a região fique preenchida, mas o ideal é que a pessoa evite este tipo de procedimento para que não chegue ao ponto de ser necessária a realização da micropimentação para reversão deste quadro", finaliza a micropigmentadora Raphaella Bahia.
"Quem quiser aderir à tendência temporariamente, para fazer um teste ou para usar em eventos específicos, a maquiagem é uma ótima aliada. Basta passar o corretivo de preferência com uma escovinha de sobrancelhas, construindo camadas até os pelos ficarem da cor da pele. Dessa forma, a pessoa entra na tendência sem danificar os fios. Adoro a tendência, fica lindo! O único ponto de atenção é para deixar o visual mais vivo, evitando passar uma imagem abatida, recomendo investir em pontos de cor em outras áreas do rosto, como um liptint nos lábios e nas bochechas ou até mesmo um batom vermelho", recomenda a beauty expert do Werner Botafogo, Ju Monteiro.