Confira
O uso de Inteligência artificial no varejo
- Gerar link
- Outros aplicativos
A Inteligência Artificial chegou em novos setores do varejo. Há alguns anos, seria impensável que pequenos mercados de bairro ou padarias pudessem utilizar IA em suas operações. No entanto, de acordo com uma pesquisa da Yalo em parceria com o IDC, em 2022, 66% das empresas na América Latina já adotaram aplicativos de mensagens instantâneas para impulsionar seus negócios, gerenciar relacionamentos, pedidos e controlar o estoque de seus produtos.
Erick Buzzi é especialista em inteligência artificial aplicada ao varejo e General Manager da Yalo no Brasil, plataforma de IA conversacional com operações nos EUA, México e Índia, que já atendeu mais de 100 milhões de consumidores e 2,5 milhões de comerciantes globalmente, incluindo empresas como Nestlé, Coca-Cola e Unilever, que juntas possuem uma base de 350 milhões de clientes e um volume de vendas de US$ 81 bilhões. Buzzi explica que, por meio da IA conversacional integrada ao WhatsApp, é possível analisar a jornada de compra e o perfil de consumo de um grupo de supermercados online, por exemplo, o que permite entender seus comportamentos e preferências em momentos específicos, possibilitando a sugestão de ações mais assertivas.
Por exemplo, observa-se que nos finais de semana quentes ocorre um aumento nas vendas de sorvete. Com o auxílio da IA, é possível cruzar essas informações com os registros das últimas compras feitas pelos supermercados e sugerir uma nova reposição de estoque para aqueles que possivelmente estarão sem produtos para atender à demanda gerada pela onda de calor.
Assim, a integração da IA conversacional ao WhatsApp tem impactado positivamente as interações entre as marcas e os clientes, permitindo uma abordagem mais eficiente, personalizada e em tempo real, resultando em uma experiência mais satisfatória para ambas as partes.
Grandes indústrias já estão se destacando nesse cenário, como a Coca-Cola FEMSA. Utilizando a solução da Yalo, a empresa digitalizou mais de 1,6 milhão de lojas, inovando na rota de mercado e aprimorando o relacionamento digital com os proprietários dos estabelecimentos. Com a IA conversacional, o Compra Agora atingiu 12 mil lojas, registrando 28 mil pedidos e uma satisfação de 93% entre os clientes, resultando em um aumento de 118% no ticket médio das compras e um crescimento impressionante de 224%.
Por outro lado, Buzzi revela que vender para pequenos e médios estabelecimentos, como supermercados, mercearias, padarias e similares, apresenta uma dinâmica diferente já que geralmente, é o próprio dono quem abre e fecha a loja e realiza as compras. O grande objetivo da inteligência artificial emerge como uma grande aliada, tanto na perspectiva do cliente, que terá uma experiência mais fluida com a presença de um vendedor disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, capaz de tirar todas as dúvidas e navegar pelos produtos, quanto na perspectiva do vendedor, que ganha um poderoso aliado para trazer eficiência ao seu dia a dia.
FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro THREADS: www.threads.net/@oblogueirooficial CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE ! |
- Gerar link
- Outros aplicativos