Confira
Abstartups encerra a segunda agenda do Startup20 no Web Summit
- Gerar link
- Outros aplicativos
Programação teve anúncio de parceria com a Startup Genome e discutiu temas como sustentabilidade, uso da inteligência artificial e políticas públicas
Presidente da Abstartups, Ingrid Barth, durante discurso de encerramento do Startup20 no Rio de Janeiro Crédito: Divulgação
A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) finalizou nesta quinta-feira (18) a segunda reunião do Startup20 no Brasil. A agenda carioca aconteceu no Riocentro, durante o Web Summit Rio, um dos principais eventos de inovação e tecnologia do mundo. Durante dois dias, o grupo de engajamento do G20 se reuniu para discutir temas relevantes para o ecossistema e fomentar oportunidades de negócios e networking das nações convidadas.
Cerca de 420 pessoas foram credenciadas para acessar o espaço exclusivo do Startup20. Na ocasião, estiveram presentes representantes de 23 delegações: Angola, Argentina, Bangladesh, Brasil, China, União Europeia, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Noruega, Omã, Portugal, Rússia, Arábia Saudita, Espanha, Suíça, Turquia, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai.
Para a presidente da Abstartups, Ingrid Barth, a segunda agenda do Startup20 no país foi um marco, pois as pautas do grupo de engajamento convergiam com os temas que estavam sendo discutidos entre especialistas, investidores, pesquisadores e líderes que participaram do Web Summit. Além disso, coloca o Brasil como sede de grandes eventos, principalmente nos segmentos de empreendedorismo, inovação e tecnologia.
"Com esta segunda agenda do Startup20, demos continuidade ao trabalho iniciado no Amapá, que foi pensando para atrair o olhar de investidores e empresas globais para o que estamos fazendo aqui, algo bastante rico e diverso e que vai variar de região para região. É preciso que o nosso DNA empreendedor extrapole as fronteiras do Brasil e que cada vez mais pessoas percebam nosso grande potencial, proporcionando que o país se torne de fato um polo de inovação e tecnologia reconhecido mundialmente", destaca Ingrid.
Primeiro dia: Desenrola PJ, políticas públicas de inovação e futuro sustentável
No primeiro dia, estiveram presentes autoridades como o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Márcio França, o presidente do Comitê Rio G20, Lucas Padilha; e o governador do Amapá, Clécio Luís. Na ocasião, o ministro Márcio França anunciou o lançamento do Desenrola PJ para a próxima semana. A iniciativa tem como inspiração o Desenrola Brasil, mas será focado na renegociação de dívidas de MEIs e empresas de pequeno porte.
Na primeira plenária de discussões, o tema "Inovação em Políticas Públicas e Políticas Públicas de Inovação" inaugurou os debates. Cristina Mieko, Head de Startups do Sebrae Nacional; Edivaldo Reis, Gerente de Inovação da Embratur; e Tatiana Roque, professora titular do Instituto de Matemática da UFRJ e ex-secretária de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro palestraram.
Em seguida, a temática "Horizontes Sustentáveis: Moldando o Futuro do ESG em Startups de Tecnologia e Inovação" teve a participação de Mariane Takahashi, CEO da Abstartups; Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad; e João Amaral, CEO e fundador da Sustainable Ventures.
Segundo dia: Parceria com o Startup Genome e quatro rodadas de plenárias
A Abstartups anunciou uma parceria com Startup Genome, organização líder mundial de consultoria política e pesquisa para governos e parcerias público-privadas comprometidas em acelerar o sucesso de seus ecossistemas de startups. As entidades vão trabalhar na criação do "APEXE Nations Report" (Relatório das Nações APEXE).
O documento inédito irá avaliar países que compõem o G20 em termos de desempenho em startups e condições de suporte ao empreendedorismo, criando um ranking de ecossistemas dos países com base em fatores como a promoção de talentos, acesso à capital financeiro e infraestrutura de apoio. O lançamento está previsto para o segundo semestre.
Já as plenárias do segundo dia abordaram cinco tópicos: "Regulamentação da Inovação Financeira: papel dos reguladores no fomento às fintechs, "Da Semente ao Crescimento: Percursos de Financiamento para Startups", "A Digitalização das Cidades como Oportunidade de Inclusão", "Navegando as Políticas Públicas de Startups na Europa" e "Construindo o Amanhã: O Impacto da IA e Tecnologias Transformadoras na Sociedade."
Subiram ao palco representantes do Google for Startups, Embratur, Piemonte Holding, Transfero, ESNA (Europe Startup Nations Alliance), Consulado dos Estados Unidos, Banco Central Alemão, Pinheiro Neto Advogados, Potion, Fundação Piedoso, Universidade Zumbi dos Palmares e In_Site Research.
Também participaram do evento representantes do Banco do Brasil, Curitiba Convention Center, Secretaria de Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul, Sindfarma, 100 Open Startups, Arab Brazilian Chamber of Commerce, Grupo Flow e Universidade de São Paulo (USP)
O último encontro do Startup20 será em São Paulo (SP), entre 9 e 12 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). |
🇧🇷 SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL DO BRASIL NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM: www.instagram.com/oblogueirooficial PINTEREST: www.br.pinterest.com/oblogueirooficial FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE ! S O L I D A R I E D A D E AJUDE A EQUIPE EM NOSSO TRABALHO SOCIAL, FAÇA SEU PIX COM QR CODE E COLABORE COM QUALQUER VALOR: |