AUTOMÓVEIS: O líder aprimorado, muito prazer, Novo T‑Cross!

Imagem
  Estilo, modernidade, liberdade e confiança. Essas palavras serviram de ponto de partida para que a Volkswagen entregasse a atualização do automóvel que já era sucesso absoluto. O SUV líder de vendas em seu segmento é novo de novo e pede passagem: muito prazer, Novo T‑Cross. Fotos: Divulgação O T‑Cross foi o primeiro SUV compacto da marca Volkswagen produzido no Brasil e conquistou o cliente brasileiro por ser referência em espaço interno, conforto, tecnologia e performance. Para seguir como o SUV mais desejado do mercado, o T‑Cross estreia um design renovado com nova iluminação externa e com melhorias no acabamento interno. Produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, sobre a plataforma MQB, e com os consagrados motores TSI, o novo T‑Cross será comercializado a partir de junho. Trata-se do primeiro dos 16 carros que a Volkswagen do Brasil lançará no mercado até 2028.   "A história do T‑Cross é uma história de sucesso, que começou em 2019. Naquele momento, sabíamo

Casamentos sustentáveis: por que os famosos estão adotando esta tendência?



 Por que os casamentos sustentáveis são tendência em 2024?

Sasha Meneghel e Kaká adotaram práticas para reduzir os impactos ao meio ambiente em suas celebrações; veja dicas para fazer um casamento mais sustentável




Essence Wedding é a primeira feira de noivos sustentável do Brasil. Foto: Dream Image


Em 2021, quando Sasha Meneghel e João Figueiredo se casaram, eles optaram por incluir algumas ações sustentáveis no casamento. O convite, por exemplo, tinha uma capa produzida com folha de bananeira branqueada e tingida, enquanto o miolo era de papel 100% algodão. O envelope executado de papel-semente, por sua vez, continha uma agradável surpresa para os convidados: basta ser plantado e regado para que um pé de camomila floresça. Além disso, os noivos optaram por um buffet vegano. Na decoração, Sasha e João queriam que todas as flores do casamento fossem plantadas ou preservadas. Não havia nenhuma flor de corte.
 

No casamento do ex-jogador de futebol Kaká e da modelo Carol Dias, em 2019, o casal resolveu reciclar todo o lixo gerado na celebração. Isso gerou um total de 1.524,23 quilos de materiais reciclados.
 

Esta tendência de casamentos sustentáveis, já presente nas celebrações dos famosos, têm se tornado cada vez mais presente no mercado. Tanto que as assessoras de casamento Darlene Medeiros e Suelen Ceve criaram a primeira feira de noivas sustentável do Brasil, chamada Essence Wedding. Realizada pela primeira vez em 2023, em Curitiba (PR), o evento trouxe vários insights que deram origem ao livro "Essence Wedding: Guia de Festas Para Casamentos Mais Sustentáveis". A obra está em pré-venda e será lançada na segunda edição do evento Essence Wedding, que será realizada no dia 1° de maio de 2024.
 

De acordo com Darlene e Suelen, esta tendência se intensificou durante a pandemia, tal qual houve um aumento com a preocupação com o meio ambiente. Além disso, a geração que está se casando agora dá muito mais importância ao tema.
 

Por que fazer um casamento sustentável?
 

Em 2024, os casamentos devem gerar mais de 85 mil toneladas de lixo. Foto: Dream Image


Em primeiro lugar, a quantidade de lixo gerada em um casamento ainda é enorme. A expectativa é que em 2024 serão realizados 470 mil casamentos no Brasil, de acordo com a Abrafesta. Um estudo realizado pelo livro The Green Bride Guide apontou que, em média, uma festa de casamento para 100 pessoas pode gerar 182 kg de lixo. Ao fazer as contas, tem-se uma estimativa de 85.540 toneladas de lixo geradas em 2024. Se estes resíduos não forem corretamente destinados (seja para a reciclagem ou para a compostagem), podem parar em um aterro sanitário. Só que neste ambiente, eles acabam produzindo metano, um potente gás de efeito estufa.
 

Ainda, basta observar as altas temperaturas que temos enfrentado no país, com termômetros facilmente batendo 40°C em algumas cidades. Isso traz consequências do ponto de vista de saúde para o ser humano, mas também traz outros impactos para a natureza, os animais, etc. Outro risco bastante grande é com relação ao cultivo de alimentos – nem todos são capazes de sobreviver a este intenso calor, o que pode gerar problemas de insegurança alimentar.
 

Casamento sustentável é mais caro?
 

Nem sempre um casamento sustentável será mais caro. Foto: Dream Image


Não necessariamente. Para Darlene e Suelen, é possível usar algumas estratégias para que uma festa casamento cause menos impactos ao meio ambiente. "Nem sempre vai ser possível fazer um evento 100% sustentável, ainda existe um longo caminho até chegar a este número. Mas existem formas de fazer uma festa mais consciente. Afinal de contas, todo mundo ganha com isto. E não necessariamente os noivos gastarão mais para fazer um casamento sustentável", explica.
 

Como fazer um casamento sustentável?
 

Casamento sustentável leva em conta impactos ambientais, sociais e econômicos. Foto: Dream Image


Para Darlene e Suelen, um casamento sustentável analisa e leva em consideração os impactos econômicos, sociais e ambientais das atividades do evento. As assessoras de casamento explicam que isso pode ser feito de diversas maneiras. Aqui seguem alguns exemplos:

  1. Defina o que realmente é essencial para o casamento

Quando falamos em gastos com o casamento, o céu é o limite – e o mesmo se dá com contratações de serviços, fornecedores e compras de bens. Uma questão bem importante é a lista de convidados –será que precisa mesmo convidar 200, 300 pessoas? Afinal, quanto mais convidados, mais lixo será gerado. "No evento, convide quem foi importante para a jornada do casal e lembre-se que a data é para celebrar a essência do amor. Não faça escolhas por pressão social, mas sim busque o que faz sentido para você e seu amor", explicam Darlene e Suelen.


2. Reduza a quantidade de lixo que será produzida:
 

Evitar o uso de forminhas de plástico é uma das medidas para um casamento sustentável. Foto: Dream Image


Isso pode ser feito por meio de escolhas conscientes ou algumas trocas inteligentes, como:

  • Imprimir menos material para o evento;
  • Trocar canudos de plástico pelos de bambu ou alumínio (que também servem como lembrancinha);
  • Forminhas dos doces feitas a partir de materiais recicláveis ou biodegradáveis para evitar o uso do papel celofane;
  • Convite digital no lugar do impresso;
  • Evitar lembrancinhas que usam plástico ou que são pouco úteis e vão parar no lixo. Itens com o nome do casal são um exemplo clássico de lembrancinhas pouco usadas após a festa.

3. Dê o tratamento adequado ao lixo produzido no casamento
 

Um aspecto crucial a avaliar com os fornecedores de serviços para casamentos, especialmente com o local e o serviço de alimentação, é a política de gestão de resíduos recicláveis. Esses estabelecimentos realizam a separação dos resíduos visando à reciclagem? Há um procedimento adequado para o descarte dos materiais recicláveis?
 

Já com relação ao lixo orgânico, uma opção que já é possível é o serviço de compostagem. No Essence Wedding de 2023, por exemplo, foi feita uma parceria com a Composta+. De acordo com relatório apresentado pela empresa, durante o Essence Wedding foram compostados 183,75 kg de resíduos orgânicos. Na edição de 2024, a empresa passará de novo por este processo.


4. Fontes de energia renováveis


Se você ainda está na fase de escolher o espaço do casamento, é interessante verificar se o espaço escolhido conta com alguma forma de energia renovável. "No caso do evento Essence Wedding, por exemplo, ele será realizado na Chácara Cinco Elementos, que é um espaço que já possui fonte de energia renovável (painel solar)", contam Darlene e Suelen.


5. Compensação de carbono


Hoje já é possível compensar as emissões de gases poluentes no seu evento. Darlene e Suelen relatam como fazer: "Para o evento Essence Wedding, nós contratamos uma empresa que faz um cálculo da quantidade de CO2 que deverá ser emitido para a realização do evento. A partir disso, nós compramos os créditos de carbono e esta empresa direciona para projetos que auxiliam na recuperação do meio ambiente. No Essence Wedding, por exemplo, 1.000 kg de CO2 serão compensados e 6 árvores serão plantadas para isso. Ainda é algo muito novo no mercado de casamentos, mas que pode ser feito, sim. Para isso, é preciso buscar fornecedores engajados na causa e que ajudem os noivos a contratar uma empresa idônea para fazer este serviço", explicam Darlene e Suelen.


6. Decoração eco-friendly
 

Espumas florais são altamente poluentes quando descartadas no meio ambiente. O ideal é evitá-las. Foto: Dream Image


Você já ouviu falar em espuma floral? É um material poroso utilizado em arranjos florais para fixar e sustentar os caules das flores e folhagens. Este material é muito utilizado pelos decoradores para dar suporte aos arranjos florais, no entanto, ele é composto de microplásticos. Ao ser descartado no meio ambiente, ele é um grande poluente.
 

Na primeira edição do Essence Wedding, a decoração utilizou uma espuma floral feita com musgo, que é orgânica. Além disso, ao final do evento, a empresa de decoração montou vários buquês para que os noivos e fornecedores participantes pudessem levar para suas casas. "Em um casamento, é uma forma de dar uma nova utilidade e os convidados levarão a lembrança de seu casamento por mais tempo", aponta Darlene.

7. Cogite casar de dia ou em épocas com temperaturas mais amenas


Uma forma de evitar o uso excessivo de energia elétrica é fazer um casamento à luz do dia. Além disso, ao escolher épocas do ano com temperaturas mais amenas, reduz-se o uso de ar-condicionado.


8. Escolha fornecedores alinhados com a sustentabilidade


Busque empresas engajadas com a sustentabilidade, que comprem a causa e o sonho dos noivos. Não economize em pesquisar, olhar no olho dos fornecedores, debater em detalhes o que você e seu par sonham em realizar.

 

 

Darlene Medeiros e Suelen Ceve são as organizadoras do Essence Wedding. Foto: Dream Image


O Essence Wedding é uma feira de noivos que se destaca por sair do formato tradicional e oferecer uma experiência diferenciada aos casais. Durante o evento, são realizados desfiles e apresentações, além de uma cerimônia. Também ocorrem algumas dinâmicas que envolvem os casais participantes, como o convite para participar de uma troca de votos. Sobretudo, esta feira se distingue pelo apelo da sustentabilidade, no qual os fornecedores são instigados a adotar práticas que ajudem a reduzir resíduos e a gerar menos impacto ao meio ambiente.
 


"Essence Wedding: Guia de Festas para Casamentos Mais Sustentáveis"


O livro "Essence Wedding: Guia de Festas para Casamentos Mais Sustentáveis" traz toda a orientação para que os noivos tenham conhecimento sobre como realizar um evento autossustentável. Além disso, o livro serve como guia para que os fornecedores de casamentos e festas possam elaborar um casamento eco-friendly, cuidando de todos os detalhes, desde o início até o final da cerimônia. Por fim, o "Essence Wedding" ainda traz um panorama atual da sustentabilidade nos casamentos no Brasil e como o setor está moldando o futuro desse tipo de evento.
 

ESSENCE WEDDING


Site: Link

Data: 01 de maio de 2024, das 13h às 19h

Local: Cinco Elementos Eventos

Endereço: R. Francisco Munõz Madrid, 350 - Roseira de São Sebastião, São José dos Pinhais - PR, 83070-010

Ingressos: R$ 80 para o casal, R$ 45 individual




CLIQUE E FALE COMIGO:


🇧🇷 SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL DO BRASIL NAS REDES SOCIAIS:



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !



S O L I D A R I E D A D E
AJUDE A EQUIPE EM NOSSO TRABALHO SOCIAL,
FAÇA SEU PIX COM QR CODE E COLABORE COM QUALQUER VALOR:







VEJA TAMBÉM:

Rita Cadillac grava vídeo pornô com criador de conteúdo adulto Jefão

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

MODA: Podyh AW24

Indústria brasileira desacelera diversificação do portfólio no primeiro trimestre

SOLIDARIEDADE: ‘Sábado Solidário’ arrecadas mais de 40 toneladas de doações

Céu lança Novela

Ferragamo Hug Bag

Movimento União BR organiza campanha com mais de 60 empresas para ajudar o Rio Grande do Sul

NEGÓCIOS: Como oportunidade, a TIM busca parceiros no Centro-Oeste

Friboi traz novidades e ativações no primeiro dia de Apas Show 2024