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Pianolatria, álbum de Cristian Budu, apresenta a diversidade da música para piano no Brasil
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Composições de Guarnieri, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Clarisse Leite, e outros ganham interpretação contemporânea do pianista. Imagem: Divulgação
Lançamento de álbum digital nas Plataformas de Streaming e Sesc Digital: 05 de abril Concerto de lançamento e disco físico dia 11 de abril, às 21h, no Sesc Vila Mariana Concerto de lançamento dia 12 de abril, às 20h, no Sesc Jundiaí Concerto de lançamento dia 16 de abril, às 20h, no Sesc Ribeirão Preto Pianolatria é o título de um artigo de Mário de Andrade publicado pouco depois da Semana de Arte Moderna de 1922. Nele, o intelectual criticava a centralidade do piano na vida musical paulistana.
Lançamento do Selo Sesc, o disco duplo chega às plataformas de música no dia 05 de abril e às lojas Sesc no dia 11 de abril, data na qual também ocorre o recital de lançamento no Sesc Vila Mariana. "A palavra-título é resgatada em um sentido ampliado e positivo, reverberando as muitas dimensões sociais e estilísticas do piano no Brasil. O piano de Cristian Budu dá conta, em escala esplêndida, de todas as refrações dessa pianolatria expandida", comenta José Miguel Wisnik em texto no encarte do álbum. Na seleção, comparecem peças consagradas do repertório brasileiro com outras menos conhecidas, como obras de Clarisse Leite, compositora hoje praticamente apagada da historiografia musical do país. Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Nininha Velloso Guerra (1895-1921), Carlos Gomes (1836-1896), Henrique Alves de Mesquita (1830-1906), Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Ernesto Nazareth (1863-1934), Brasílio Itiberê II (1896-1967), Luciano Gallet (1893-1931), Oscar Lorenzo Fernández (1897-1948), Fructuoso Vianna (1896-1976), Francisco Mignone (1897-1986), Radamés Gnattali (1906-1988), Camargo Guarnieri (1907-1993), Cacilda Borges Barbosa (1914-2010), Clarisse Leite (1917-2003) e Tia Amélia (1897-1983). Esses autores, dos séculos XIX e XX, contribuíram para a criação de um repertório nacional diverso, influenciados tanto pelas tradições e sonoridades europeias quanto as afro-brasileiras, formando uma identidade musical própria.
CD 1 1. Alvorada, da ópera "lo schiavo" (Carlos Gomes)
CD 2 1. Lendas... e nada mais / O curupira pula na brasa (Clarisse Leite)
FICHA TÉCNICA
SERVIÇO SESC VILA MARIANA SESC JUNDIAÍ
SESC RIBEIRÃO PRETO 16 3977.4477 Local: Teatro. CRISTIAN BUDU Citado pela revista inglesa Gramophone como "um pianista impactantemente original, com visão e maturidade musicais comparáveis a colegas com o dobro de sua idade", Cristian Budu é uma referência na nova geração da música de concerto. Vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, também recebeu prêmios como Instrumentista do Ano (APCA), Melhor Concerto do Ano (Guia da Folha) e entrou em duas listas "Top 10" da Gramophone, que incluem nomes como Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Dinu Lipatti, Murray Perahia e Maria João Pires. Ainda na Gramophone, entrou para a lista "Top 50 Greatest Recordings", seleta compilação de gravações antológicas de Chopin. A mais honrosa citação que Cristian já recebeu veio de Nelson Freire que, em sua última entrevista, disse acreditar que ele viria a ser seu sucessor. Cristian crê numa concepção humanista da música e teve influências de linguagens diversas, graças ao incentivo e visão cultivados por sua mãe. Filho de romenos, cresceu em Diadema e na infância fez parte do Coral ECO, dirigido pelo maestro Teruo Yoshida, com o qual participou de diversas montagens operísticas. Na adolescência foi aluno do Instituo Brincante, onde teve aulas de danças e ritmos brasileiros e fez parcerias com Antonio Nóbrega, artista que o inspirou e influenciou profundamente. Promotor fervoroso da música de câmara, Cristian já colaborou em duo com Renaud Capuçon, Antonio Meneses e com músicos da Filarmônica de Berlim. Tocou recitais solo em grandes festivais europeus como Verbier e La Roque D'Antheron, e em salas como Ateneu de Bucareste, Liederhalle (Stuttgart), KKL (Lucerna) e Jordan Hall (Boston). Já solou à frente de orquestras como Sinfônica de Lucerna, Suisse Romande, Orquestra de Câmara de Lausanne e Sinfônica da Rádio de Stuttgart. Cristian iniciou seus estudos musicais com Marta Ziller e os estudos pianísticos com Elsa Klebanowski, pupila de Wilhelm Kempff. Foi ainda aluno de Marina Brandão, Cláudio Tegg (Fundação das Artes de São Caetano do Sul), Eduardo Monteiro (USP) e Wha-Kyung Byun no New England Conservatory (Boston), onde também teve aulas com Russell Sherman, uma de suas principais referências. Nos EUA, hospedou os saraus que iniciaram o projeto Groupmuse, plataforma inovadora de música clássica conhecida internacionalmente. No Brasil é criador do projeto de saraus Pianosofia, cujo intuito é levar a música clássica a ambientes informais e caseiros, promovendo artistas locais e a música de câmara. Além disso, colabora com projetos sociais como Projeto Integração e Liga Solidária, na qual é conselheiro voluntário da Unidade Casulo. |
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