Como Ganhar Dinheiro com o Mercado Livre: Guia Completo para Vender e Lucrar

Siliano de Souza concilia rotina de competidor com a de pedreiro no distrito de Camanducaia e supera dificuldades para se destacar no mountain bike nacional
O Dia Mundial da Bicicleta será celebrado na próxima segunda-feira (3) e Monte Verde (MG), considerado um dos melhores lugares do Brasil para a prática do mountain bike, tem motivos de sobra para se orgulhar de um atleta local que continua superando as dificuldades para seguir brilhando em uma das modalidades do ciclismo nacional. No último final de semana, Siliano de Souza venceu uma prova da categoria elite da Liga Brasileira de Downhill, em Águas de Lindoia (SP), onde o competidor do distrito de Camanducaia subiu ao pódio pela terceira vez no ano em uma etapa da competição, na qual já vinha de um vice-campeonato em Caxambu (MG) e de um 3º lugar em Socorro (SP). Patrocinado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) desde 2021, o ciclista ainda obteve em 2024 uma expressiva quinta colocação na 18ª edição da Descida das Escadas de Santos, maior prova de dowhhill urbano da América Latina, disputada por atletas de vários países. E o bom momento vivido no esporte ocorre enquanto ele chegou a pedir por colaborações financeiras, em suas redes sociais, por meio de uma vaquinha virtual, promovida com ajuda de Valdirene Farid, da Rádio Monte Verde FM, com a meta de arrecadar dinheiro suficiente para a compra de uma bicicleta nova, melhor que a sua atual e que lhe permita competir em igualdade de condições com outros atletas da elite que já possuem equipamento superior. No fim das contas, entretanto, o sonho do ciclista acabou sendo realizado por meio de uma parceria da diretoria da MOVE com a Sense, fornecedora da nova bicicleta, que tornaram possível essa conquista. E ele já recebeu o presente das mãos da presidente da entidade, Rebecca Wagner, na última segunda-feira.
Rotina de pedreiro, atleta e pai de família Apesar de vir acumulando resultados expressivos nas pistas nos últimos anos e de ter fechado 2023 no top 20 do ranking nacional da categoria elite de sua modalidade no mountain bike, Siliano nunca pôde se dedicar exclusivamente à carreira de atleta. O ciclista continua conciliando a rotina de treinos com outra atividade que também exige uma boa condição física: a profissão de pedreiro, ofício que ele segue exercendo em Monte Verde. Para completar, o competidor ainda precisa dar conta das obrigações de pai de família diariamente. "Estou com neném novo em casa, um filho de um ano de idade, e tenho também uma filha de nove anos. Então, eu praticamente não paro. Saio do serviço e já volto para casa para ajudar a minha esposa a cuidar das crianças. Preciso dar atenção a elas e ao mesmo tempo tenho de treinar pra poder estar competindo em boas condições. É uma vida bem corrida, mas gratificante. Normalmente, a minha rotina é a de acordar cedo e ir para a academia ou treinar na bike para sempre me manter em movimento e com o físico bom. Se não for assim, eu acabo perdendo o rendimento necessário para as competições", explica Siliano. O ciclista também faz questão de destacar que só pôde continuar com a sua trajetória de atleta por causa do apoio que recebe da MOVE desde 2021. "Essa ajuda é essencial. Se não fosse por ela, eu já teria desistido. Querendo ou não, como pai de família, tem um custo de vida alto. Por isso, sem o apoio da entidade, eu não estaria mais no esporte de competição", completa. Já ao comentar sobre a importância da condição geográfica de Monte Verde para o ajudar a evoluir como ciclista profissional, Siliano destaca a grande variedade de trilhas e de percursos de diferentes dificuldades como uma vantagem para quem treina para competir e também para os turistas que curtem pedalar em meio à natureza. "Temos muitos circuitos legais de passeios de bike aqui, como, por exemplo, o Serra Verde de Cicloturismo. E é possível passar por vários pontos turísticos de bicicleta, atravessando belíssimas paisagens", diz o ciclista, que também já foi guia de passeios de bicicleta por cinco anos no distrito. Nossa Viagem oferece 3 opções de passeios de bike Uma das empresas que oferecem esse tipo de programa em Monte Verde é a Nossa Viagem Turismo, que integra a lista de agências associadas à MOVE atualmente e disponibiliza três tipos de rolês guiados. Um deles é para iniciantes, que tem percurso de 10 km e não conta com subidas, sendo ideal para ser feito em família. Realizado com reserva antecipada ao preço de R$ 320 por pessoa, dá direito ao aluguel da bicicleta, de um par de luvas e do capacete, além do retorno ao local de partida com transporte em veículo de tração 4x4.
Já uma segunda modalidade do passeio promovido pela Nossa Viagem Turismo, que pode ser reservado ao custo de R$ 375 por ciclista, é de nível intermediário e traça uma rota de 25 km, com percursos mais desafiadores e término em um vilarejo próximo a Monte Verde.
🇧🇷 SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL DO BRASIL NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM: www.instagram.com/oblogueirooficial PINTEREST: www.br.pinterest.com/oblogueirooficial FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro GRUPO "CANAL DO BLOGUEIRO" WHATSAPP: www.whatsapp.com/canaloblogueiro CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE ! |