Com a influência e o sincretismo do sagrado na cultura nacional, Curta! estreia a série inédita ‘Potências da Imagem’
- Gerar link
- Outros aplicativos
Um jogador que celebra a vitória fazendo o sinal da cruz, flores jogadas ao mar para Iemanjá, ou um devoto que paga suas promessas eternizando em sua pele seu padroeiro. Seja como for, em suas várias manifestações, o simbólico religioso está presente no cotidiano brasileiro, e essas histórias são apresentadas em "Sagrado", episódio de estreia da série inédita e exclusiva "Potências da Imagem", produção original do canal Curta!. Dividida em cinco episódios de 26 minutos, a obra percorre e investiga as representações culturais que simbolizam, além do "Sagrado", a "Ciência e Tecnologia", "Vigilância", "Política e Ativismo" e o "Corpo". "O Brasil é um lugar muito potente para a gente pensar o sagrado, a sacralidade, porque são hábitos que não são cristalizados em um povo específico, numa prática específica", diz o artista Kelton Campos Fausto. Num país marcado pelo sincretismo, onde São Jorge é também Ogum, e Anastácia é celebrada por católicos e umbandistas, os diretores Eduardo Goldenstein e Evângelo Gasos trazem o debate sobre a complexidade e a força dos símbolos sagrados a partir de depoimentos de líderes espirituais, pesquisadores e artistas. Com imagens de arquivo de manifestações culturais e religiosas, e de exposições e obras dos artistas entrevistados, o episódio apresenta a influência das manifestações sacralizadas na vida dos brasileiros e como o sagrado se transforma ao longo dos tempos. Desde a representação iconográfica como forma de superar o analfabetismo, até a expansão cristã e a reinterpretação de códigos seculares. Se o sagrado é vivo e mutável, é possível transportar a sabedoria e os espíritos que vivem na floresta e transportá-los para um museu? As imagens permanecem sagradas se mostram o "Apocalipse verde e amarelo" num trabalho que denuncia os problemas contemporâneos? "Divinos são a terra, a água, o ar e o fogo. As energias são divinas, o que é sagrado é tudo o que é expressão e nasce a partir desses quatro elementos. E em todos nós existem os quatro elementos, então você é sagrado", explica o babalawo Ivanir dos Santos. A série documental 'Potências da Imagem' é produzida pela Aion Filmes e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A produção também pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br) um dia depois da estreia no canal. A estreia é no dia temático da Terça das Artes, 20 de agosto, às 22h.
Artes de afeto e resistência criam novas histórias para mulheres de movimento social em 'Todas Elas'
"Eu falo que vivo em um centro cultural, não numa ocupação. Isso aqui é uma escola da vida, um vulcão, você entra aqui e nunca mais é a mesma, e eu não sou mais a mesma, minha família não imagina o quanto eu mudei para melhor", conta Luiza Santos, militante do Movimento Sem-teto do Centro (MSTC). Na rotina de luta por moradia, enfrentando reintegrações de posse e embates com a polícia, elas criam a partir da ocupação um espaço vivo, que segue efervescente através de ações sociais e da arte. As trajetórias de resistência e transformações dessas mulheres são contadas em primeira pessoa, em relatos mediados pelo artista Cabelo. Com direção geral de Rosa Melo, o episódio mostra como a cultura se torna poderosa aliada do movimento social, que já expôs na Galeria Reocupa, instalada dentro da ocupação, os trabalhos de mais de 150 artistas. Se os almoços, fartos e saborosos, proporcionam energia e respeito, os encontros também abrem a ocupação para a reflexão e participação popular pelo incentivo às artes. "A luta por moradia é também luta por educação, saúde, por cultura", diz o artista Lucas Bambozzi. Os quadros, as fotos, as intervenções, debates e comidas convidam e abrem as portas. Mas, como mostra o episódio, é no abraço que elas se encontram e se apoiam. "A importância que o movimento tem na vida dessas mulheres guerrilheiras, que estão no dia a dia, lutando por moradia, educação, saúde, pela liberdade de ser mulher, faz esse papel. Eu sou uma sobrevivente da violência contra a mulher e hoje sou feliz de falar para outras mulheres que é possível sair da violência", afirma a militante do MSTC Leni Ferreira Leme. 'Todas elas' é o nono dos 13 episódios de 'Brasil Visual', série viabilizada pelo Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e realizada pela Rosa Melo Produções. Com capítulos de 25 minutos, o programa aborda o cenário das artes visuais nacionais, apresentando ao público a riqueza e a influência de artistas e movimentos de todo o Brasil. A produção também pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br) um dia depois da estreia no canal. O episódio estreia no dia temático da Terça das Artes, 20 de agosto, às 20h30.
Segundas da Música – 19/08 19h30 – "Grandes Mitos: Vikings" (Série) - Episódio: "A Profecia de Völva" - INÉDITO E EXCLUSIVO Odin questiona um clarividente, que revela novos detalhes sobre o Ragnarök. Os Deuses e Gigantes, que estão em guerra desde o início do mundo, perecerão um pelo outro... lobos monstruosos devorarão a lua e o sol, quando Loki se libertar de suas correntes. Baldr, filho favorito de Odin e Frigg, estará morto e sem honra. Direção: Camille Dalbéra. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 20 de agosto, terça-feira, às 5h30 e às 13h30; 21 de agosto, quarta-feira, às 7h30; 24 de agosto, sábado, às 11h30 e 25 de agosto, domingo, às 17h15 e 26 de agosto, segunda-feira, às 0h.
22h30 – "Clementina" (Documentário) Uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro-brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. É considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas. Direção: Ana Rieper. Duração: 75 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 20 de agosto, terça-feira, às 2h30 e às 16h30; 21 de agosto, quarta-feira às 10h30; 24 de agosto, sábado, às 22h30, 25 de agosto, domingo, às 14h50 e 26 de agosto, segunda-feira às 2h20.
Terças das Artes – 20/08 20h30 – "Brasil Visual - 2ª Temporada" (Série) - Episódio: "Todas Elas" – INÉDITO E EXCLUSIVO Intensificando a presença das mulheres, as moradoras da Ocupação 9 de Julho compartilham suas transformações subjetivas vividas no local. Sendo a ocupação também um objeto de arte, as falas delas se misturam às dos artistas sobre a instauração da 9 de Julho. Direção: Rosa Melo. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 21 de agosto, quarta-feira, às 0h30 e às 14h30; 22 de agosto, quinta-feira, às 8h30; 24 de agosto, sábado, às 19h; 25 de agosto, domingo, às 10h30. 22h – "Potências da Imagem" (Série) - Episódio: "Sagrado" – INÉDITO E EXCLUSIVO No complexo mundo que vivemos, a imagem nunca é uma realidade simples. A sériepropõe uma investigação das manifestações e propriedades da produção de imagens relacionadas a temas que expressam aspectos contemporâneos da cultura visual em nossa sociedade. Artistas relatam suas práticas, e teóricos traçam relações entre criação e pesquisa, elaborando um pensamento sobre a imagem. Neste episódio: visibilidade, invisibilidade e mistério; as relações do sagrado com as imagens nas tradições afrodescentes e indígenas. Tensões da imagem na tradição cristã: iconofilia e iconoclastia. Direção: Eduardo Goldenstein e Evângelo Gasos. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 21 de agosto, quarta-feira, às 2h e às 16h; 22 de agosto, quinta-feira, às 10h; 24 de agosto, sábado, às 20h30; 25 de agosto, domingo, às 12h.
Quartas de Cena e Cinema – 21/08 18h – "Figuras da Dança" (Série) – Episódio: "Ilara Lopes" Ilara Lopes é bailarina, professora, coreógrafa e examinadora da Royal Academy of Dance. Desde cedo, sua paixão pela dança a fez se dedicar tanto aos palcos quanto ao ensino. A dança tem muitas histórias, e, para revelar um pouco delas, a Companhia São Paulo de Dança criou a série de documentários "Figuras da Dança". Direção: Inês Bogéa. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de agosto, quinta-feira, às 4h às 12h; 23 de agosto, sexta-feira, às 6h; 25 de agosto, domingo, às 7h
Quintas do Pensamento – 22/08 22h– "Noite e Dia - Lima Barreto, Obra & Vida" (Documentário) A trajetória do escritor, jornalista e cronista carioca Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), uma das figuras centrais da literatura brasileira no século XX, autor de obras como os romances "Recordações do Escrivão Isaías Caminha" (1909), "Triste Fim de Policarpo Quaresma" (1911) e "Clara dos Anjos" (1922/1948). Direção: Rodrigo Grota. Duração: 115 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 23 de agosto, sexta-feira, às 2h e às 16h; 24 de agosto, sábado, às 14h30; 25 de agosto, segunda -feira, às 22h e 26 de agosto, terça-feira, às 10h.
Sextas de História e Sociedade – 23/08 22h30 – "A Mãe de Todas as Lutas" (Documentário) Um documentário que recorre à memória para vislumbrar um futuro de mudanças sob a ótica feminina. O filme acompanha a trajetória de Shirley Krenak e Maria Zelzuita, mulheres que estão no front da luta pela terra no Brasil. O filme não pretende dar respostas, apenas deixar uma pergunta: "Que tipo de adubo você quer ser para a Mãe Terra?", conforme questiona Shirley Krenak. Direção: Susanna Lira. Duração: 84 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 24 de agosto, sábado, às 02h30 e às 10h; 26 de agosto, segunda-feira, às 16h30; 27 de agosto, terça-feira, às 10h30.
Sábado – 24/08 20h - "Asdrúbal trouxe o Trombone" (Série) - Episódio: "Exército do Surfe" Estreia "Trate-me Leão", do Asdrúbal, em 1977; a primeira temporada carioca, no teatro Dulcina; o sucesso de público e de mídia; a turnê pelo sul do país; a prisão dos artistas em Santa Maria; e a estrada de volta ao Rio. Direção: Hamilton Vaz Pereira. Duração: 30 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 25 de agosto, domingo, às 11h30.
Domingo – 25/08 20h30 - "Com a Palavra, Arnaldo Antunes" (Documentário) Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira. Direção: Marcelo Machado. Duração: 80 min. Classificação: Livre.
• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO. • O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades -- que estreiam a cada mês --, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês. • O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes. • O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo; • O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares. As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os catálogos CurtaOn, PortaCurtas e BrasilianaTV irão repassar anualmente, somados, perto de R$ 1,5 milhão de reais em royalties aos produtores dos conteúdos difundidos. FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro |