Histórias exportadoras: conheça casos de sucesso no comércio exterior e inspire-se com novo programa da ApexBrasil
- Gerar link
- Outros aplicativos
Primeiro episódio vai ao ar nesta quarta-feira (7), no canal do YouTube da Agência, com a história de sucesso da Açaí Town, empresa criada em 2014 e hoje exporta para mais de 20 mercados
Se inspirar por meio de exemplos de sucesso. Esse é o objetivo do novo programa digital da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) direcionado para empreendedores e empreendedoras de todo o Brasil que desejam começar a exportar. Com dois episódios semanais, o programa "Histórias exportadoras" vai mostrar, nesta primeira temporada, os caminhos que empresas brasileiras, de diferentes portes e setores, percorreram até começarem a vender para o mercado externo com o apoio de programas e projetos da Agência. Narradas pelos próprios exportadores, as histórias revelam o passo a passo, os desafios, as "viradas de chave" e os avanços conquistados por cada uma das empresas até se tornarem de fato uma empresa exportadora.
"São histórias que inspiram porque mostram que qualquer empresa, seja pequena, média ou grande, que sonha em exportar, pode fazer. Mas que há caminhos para isso, uma trilha a seguir, que precisa de capacitação, dedicação e empenho, e que a ApexBrasil pode ajudar", explica o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. "No ano passado, nós atendemos aqui na Apex mais de 17 mil empresas. Dessas, mais de 4 mil exportaram e movimentaram mais de US$ 140 bilhões – 41% do total exportado pelo Brasil em 2023. E 43% delas são de micro e pequeno porte. Então temos muitas histórias para contar. São trajetórias que mostram a dedicação e o potencial dessas empresas, além do esforço que a ApexBrasil vem fazendo para levar o Brasil no mundo", reforça Viana.
Cada empresa que conta sua história no programa recebeu, ao logo de sua jornada exportadora, o apoio da ApexBrasil por meio de projetos e programas oferecidos pela Agência. Segundo a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, ao contar como se deu esse apoio, além de inspirar, as histórias do programa vão revelar caminhos para quem quer começar a exportar. "A Apex oferece programas de capacitação, de qualificação e de promoção comercial, além de oferecer estudos que orientam e facilitam os empresários brasileiros a conhecerem melhor as oportunidades e as especificidades de cada mercado. Os empreendedores e empreendedoras que assistirem ao programa vão ver que podem contar com todo esse apoio", explica a diretora.
Para inspirar
No primeiro episódio, que irá ao ar nesta quarta-feira (7), a história exportadora da empresa Açaí Town é narrada pelo sócio fundador Murilo Santucci. Ele conta que começaram pequenos, em 2014, com uma pequena açaiteria em Tatuí (SP) e sem muita pretensão. O açaí vendido na loja, proveniente da região amazônica, no Pará, era batido manualmente. Mas em 2015, quando Murilo e o sócio tiveram o primeiro contato com o projeto setorial Brazilian Flavors - realizado pela ApexBrasil em parceria com a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA) -, o sonho de exportar surgiu e então começaram a se preparar.
"Instalamos nossa primeira fábrica em 2017 e em 2018 começamos a exportar. Hoje exportamos para mais de 20 mercados, cerca de 120 toneladas de açaí por mês. Desde quando começamos a exportar nós não paramos de crescer", afirma Santucci. Ele conta que, atualmente, 70% das vendas da empresa são para o exterior, sendo a exportação o principal canal da Açaí Town que também abriu outras lojas no estado de São Paulo e ainda distribui o produto para outros estabelecimentos nacionais interessados.
"É uma história que mostra que pensar grande é o primeiro passo para se reinventar e colher bons frutos", afirma um dos apresentadores do programa.
A história exportadora do segundo episódio, que vai ao ar no sábado (10), é da empreendedora Sara Luvison, fundadora da Aleccra Beachwear, considerada marca referência em roupas de praia. Ela conta que a grande virada foi perceber que, ao poder vender durante o inverno para os países do Norte, ela consegue manter o equilíbrio da empresa. "Qual é a característica do empresário? É meter a cara e fazer. Então eu acho que a Apex é essencial para te dar uma direção, para te ensinar melhor e, principalmente, te conectar, para ajudar a encurtar esse caminho para acertar", afirma Luvison.
A primeira temporada do "Histórias Exportadoras" terá 20 episódios, sendo uma nova história publicada todas as quartas-feiras e sábados no canal do YouTube da Agência. Além dessas, o programa vai mostrar histórias de empresas de café, chocolate, perfumes, saboaria, tecnologia, artesanato e vários outros setores.
Acesse o programa "Histórias Exportadoras" no canal do YouTube da ApexBrasil: clique aqui. INSTAGRAM: www.instagram.com/oblogueirooficial PINTEREST: www.br.pinterest.com/oblogueirooficial FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE ! |