Com investimentos de R$ 5 milhões em expansão até o final do ano no RJ, Peça Rara Brechó inaugura loja de Copacabana

Imagem
A rede de franquias já conta com mais de 180 unidades comercializadas pelo país. Fotos: Divulgação       O Rio de Janeiro é um dos estados em destaque para a expansão do Peça Rara Brechó em 2024 com investimentos em torno de R$ 5 milhões. Há oportunidades para a abertura de novas lojas na capital e outros municípios a partir de 80 mil habitantes, como Gávea, Campo Grande, Freguesia, Ilha do Governador, Niterói, Macaé, Cabo Frio, Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis, Volta Redonda e Barra Mansa, entre outros. São cerca de 40 localidades, que vão se somar às cinco primeiras lojas no Estado – Barra, Tijuca, Recreio, Ipanema e agora, Copacabana.   A rede de franquias Peça Rara, fundada há 17 anos, é uma das principais marcas no segmento de second hand (uso de segunda mão). Com mais de 180 lojas comercializadas pelo país, a marca inaugura a 1ª loja no tradicional bairro de Copacabana.  

Jk Iguatemi apresenta a 5ª edição do projeto Pina no JK em parceria com a Pinacoteca de São Paulo

Com representações da massificação da cidade, a edição de 2024 exibe obras de Eliane Prolik e Claudia Jaguaribe a partir de agosto

 

 

A Pinacoteca de São Paulo se junta ao JK Iguatemi, para mais uma edição do projeto Pina no JK, que acontece a partir de 16 de agosto até 24 de outubro, com exibição de duas obras da coleção do museu no Piso 1 e 2 do shopping, localizado na Vila Olímpia.
 

Pinacoteca e Iguatemi, parceiros há 11 anos, promovem mais uma experiência onde o público terá a chance de apreciar de perto, duas obras das artistas Eliane Prolik e Claudia Jaguaribe: PRA QUÊ? e "Entre Vistas".
 

Presentes no acervo da Pinacoteca de São Paulo, essas obras apresentam alguns caminhos da instalação e da fotografia na contemporaneidade. Do ponto de vista temático, pode-se dizer que ambos os trabalhos experimentam contrapor elementos que atestam a massificação da cidade a registros íntimos dos ambientes internos, onde os objetos e hábitos presentes dão pistas de singularidades.

 

Vistas da instalação PRA QUE, de Eliane Prolik

Fotos: Nicholas Caligaro

 

A obra PRA QUÊ? de Eliane Prolik (Curitiba, PR, 1960) reúne 45 placas de veículos contendo duas palavras escritas em tamanhos diferentes. Quando associadas entre si ou com as demais placas presentes na instalação, esse vocabulário sugere às pessoas que o observam, um jogo de criação de sentido a partir de uma combinação aleatória de elementos. Há também uma referência ao ambiente urbano, ao fluxo constante de automóveis nas ruas, bem como à sucessão de expressões que nos chegam dos letreiros e dos textos publicitários.
 

Em "Entre Vistas", a artista Claudia Jaguaribe (Rio de Janeiro, RJ, 1955) acessa o tema da cidade por uma espécie de contra plano: o ponto de vista doméstico de alguns de seus habitantes. As imagens dessa série foram realizadas a partir de visitas da fotógrafa a casas de moradores nas cinco regiões de São Paulo. Embora sempre enquadrem as janelas das casas e dos apartamentos, evidenciando assim, a relação das pessoas com o seu entorno e com a paisagem da cidade, os registros permitem que o público perceba os hábitos e os marcadores sociais de cada uma das famílias e indivíduos.

 

Fotos: Nicholas Caligaro

 

Sobre a parceria

"A valorização da arte em especial da arte brasileira sempre fez parte do DNA da Iguatemi. Com onze anos de uma parceria de sucesso com a Pinacoteca, um dos mais importantes museus de arte do país, inauguramos mais uma exposição no JK Iguatemi que reforça esse compromisso da Companhia em abrir as portas para uma cultura tão rica e diversa", afirma Carlos Jereissati Filho, Conselheiro na Iguatemi S.A, sobre a relevância do projeto.
 

Na imagem: Jochen Volz, Ana Maria Maia e Carlos Jereissati Filho Foto por: Nicholas Caligaro 


Nesta edição do Pina no JK, reunimos obras de duas artistas mulheres que investigam suportes fundamentais para a produção contemporânea: a instalação e a fotografia. O que existe em comum entre Eliane Prolik e Cláudia Jaguaribe é o modo como abordam em seus trabalhos aqui expostos os limites entre as dimensões íntimas e públicas da vida. Especialmente nas cidades, onde esses espaços são a todo tempo renegociados, achamos que essa é uma reflexão importante de se ter. Mais uma vez, a parceria profícua da Pinacoteca com o JK Iguatemi nos permite revisar nosso acervo e continuar expandindo-o tanto por meio de novas leituras quanto de novas aquisições", conta Ana Maria Maia, curadora chefe da Pinacoteca de São Paulo.

 

Edições anteriores da Pina no JK

A primeira edição desta parceria aconteceu em 2018 e foram expostas obras de Carmela Gross e Claudia Andujar. A segunda edição do projeto Pina no JK, ocorreu em 2019 e exibiu uma coletânea dos artistas Armando Prado e Cristiano Mascaro. Já a terceira edição realizada em 2022 apresentou obras do multiartista brasileiro Cabelo (nome artístico de Rodrigo de Azevedo Saad) e da artista Regina Parra. A última edição em 2023 contou com duas obras de Emannuel Nassar. 

 

Serviço:

JK Iguatemi

Data: 16.08 a 24.10.2024

Horário de funcionamento: Segunda-feira à sábado das 10h às 22h e Domingo das 11h às 22h

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Olímpia, São Paulo

Telefone: (11) 3152-6800

#PinanoJK

 





VEJA TAMBÉM:

Doce Aquarella, marca de bolos da Ma Tranchesi estreia com entrega exclusiva no Rappi

Pulseira Infinita da Animale Oro é a nova tendência em joias experienciais

SOLO Vol.1 Junior

Rita Cadillac grava vídeo pornô com criador de conteúdo adulto Jefão

Céu lança Novela

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

Ferragamo Hug Bag

POLÍTICA: ‘Segurança cibernética eficiente depende da colaboração de todos’, diz Juscelino Filho em seminário com lideranças mundiais

MODA: Podyh AW24

SOLIDARIEDADE: ‘Sábado Solidário’ arrecadas mais de 40 toneladas de doações