Confira
Ministro diz à CNN Brasil que aviação regional ganhará 130 aeroportos
- Gerar link
- Outros aplicativos
Durante a conversa com os jornalistas Teo Cury e Débora Bergamasco, gravada nos estúdios da CNN Brasil em Brasília, o ministro explica os projetos para ampliação de voos: "Nós estamos trabalhando em três frentes de construção de novos aeroportos e de recuperação de aeroportos existentes. A primeira é através das concessões. Até dezembro, agora, nós vamos entregar em torno de 30 aeroportos reformados no Brasil. Então, essa é uma prioridade nossa até. Dezembro, agora, 30 aeroportos. Segundo, a Infraero está fazendo a licitação de 20 novos aeroportos". Silvio Costa Filho complementa que o governo está atuando junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para ampliar a aviação regional através de um plano nacional, por meio de concessões. "Está indo bem e a gente espera que, se for aprovado pelo TCU, fazer em torno de 80 aeroportos novos e aeroportos que serão reformados. Nós estamos falando em torno de 130 aeroportos, juntando esses três programas. É o maior programa de aviação regional da história do Brasil", ele arremata. Sucessão na Câmara
O ministro comentou sobre a receptividade do presidente Lula ao nome do deputado Hugo Motta para a assumir a presidência da Câmara, sucedendo a Arthur Lira: "Olha, você sabe que conversa com o presidente Lula e com qualquer presidente da República não se revela. Mas que o presidente Lula ficou encantado com o Hugo Motta, eu tenho certeza que ficou. Ele já tinha informações sobre Hugo Motta no Parlamento. Ele sabe que Hugo Motta é um ator importante e transita muito bem entre os líderes. Ele sabe que Hugo é o nome que foi sugerido por Arthur Lira e eu sinto muita simpatia por parte do presidente Lula na figura do nome de Hugo Motta. Mas o presidente tem dito, não só a Hugo, mas a todos, que não vai se envolver na disputa municipal. E o que o presidente Lula tem dito aos candidatos é que ele quer dialogar com a Câmara Federal e que ele quer votar as pautas econômicas e sociais de interesse do Brasil. E quer preservar um diálogo permanente com o Parlamento, que é o que tem procurado fazer desde que assumiu o governo federal."
Porto de Santos/SP
Durante a conversa, o ministro também abordou a questão da concessão do Porto de Santos, em São Paulo, com leilão previsto par ao próximo ano. De acordo com Silvio Costa Filho, o projeto para 2025 visa o terminal de contêineres. "Esse processo está sendo construído tecnicamente pela Infra S.A. A gente tem dialogado ao lado da Casa Civil, mas o STS-10, que é o Santos 10, nós esperamos que em 2025 a gente possa fazer esse grande leilão que vai ser o maior leilão portuário da história do Brasil, é uma determinação e uma orientação do presidente Lula."
Serviço CNN Entrevistas CNN Brasil Sábado, 19 de outubro, às 21h
|