Semana do Meio Ambiente: Limpeza de Praias
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Ação realizada pela Veolia acontece de 2 a 5 de junho em Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha, Biguaçu e Bombinhas, mediante inscrição prévia. Edição anterior reuniu 182 participantes e somou mais de 14 toneladas de resíduos recolhidos. Fotos: Divulgação
Em média, 2 milhões de toneladas de resíduos sólidos desembocam em rios e no oceano por ano, sendo 80% do lixo marinho proveniente de ambiente terrestre¹. Além disso, o descarte inadequado de lixo nas praias pelos frequentadores polui as areias das praias de todo o País. Com isso em vista, a Veolia, líder global em gestão de recursos nos segmentos de resíduos, energia e água, convida a população catarinense a participar do mutirão de limpeza que acontecerá no estado de 2 a 6 de junho, nas praias de Barra Velha, Balneário Piçarras, Biguaçu, Bombinhas e Penha, em parceria com as prefeituras municipais. Os interessados em participar podem inscrever-se por meio deste link, até 30 de maio.
O objetivo da ação é incentivar uma cultura de preservação que perdure além da semana do meio ambiente, promovendo e incentivando a proteção e conservação das praias, assim como práticas sustentáveis de manejo de resíduos. Serão percorridos até 2km por praia, a fim de remover diversos tipos de resíduos sólidos, como plásticos, latas, vidros e outros detritos que ofereçam riscos aos frequentadores da praia e ao próprio planeta.
"O mutirão faz parte do nosso compromisso com a transformação ecológica, que é o nosso propósito na Veolia. É uma importante oportunidade para nos unir, como comunidade, em uma missão conjunta para preservar os ecossistemas ao nosso redor. A ação também faz parte da nossa profunda intenção de gerar espaços para inspirar a conscientização ambiental e promover práticas sustentáveis, neste caso, de cuidado com o descarte correto de resíduos. O lixo abandonado nas praias frequentemente termina nos oceanos, prejudicando não apenas a qualidade do solo e da água, mas também ameaçando a vida marinha e comprometendo todo o equilíbrio ambiental", afirma Lina del Castillo, Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Veolia Brasil.
Em cada uma das praias, a Veolia contará com uma estrutura de tendas, mesas e cadeiras. Serão oferecidas frutas, água, café e isotônico para os voluntários. Todos os participantes receberão Equipamento de Proteção Individual (EPIs), incluindo luvas, óculos e protetor solar, assim como insumos para a coleta dos resíduos. Uma equipe de apoio acompanhará os participantes, prestando toda a orientação necessária.
Também será disponibilizado um caminhão de coleta por praia. Todo o resíduo coletado durante a ação será separado e direcionado pela Veolia à destinação correta, tanto dos recicláveis quanto dos resíduos sólidos comuns.
Na edição passada, que reuniu mais de 182 pessoas - das quais 102 eram funcionárias da Veolia -, foram recolhidas mais de 14 toneladas de resíduos nas praias de Balneário Piçarras, Bombinhas, Palhoça e Penha (SC). Assista ao vídeo.
Praia de Zimbros, Bombinhas (SC), em 2024
Praia da Península - Barra Velha 09h às 11h - saída ao lado do molhe da Barra do Itapocu
Praia Vermelha - Penha 09h às 11h - em frente à entrada da praia
Praia Piçarras - Balneário Piçarras 14h às 16h - em frente ao Posto Salva-vidas 06
Praia João Rosa - Biguaçu 9h às 11h - em frente ao Trapiche Municipal
Praia do Canto Grande - Bombinhas 09h às 11 - saída da Rua Canela
|