GASTRONOMIA: Dia Mundial de Malbec
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Sommelière Érika Líbero conta um pouco da história da uva Malbec, originária da França, que se tornou mundialmente conhecida devido aos vinhos argentinos
Em 17 de abril é celebrado o Malbec World Day ou Dia Mundial de Malbec. E a Sommelière Érika Líbero conta um pouco sobre a história da uva, originária da França, mas que se tornou conhecida mundialmente por causa dos vinhos argentinos. A Argentina é o principal produtor mundial de vinhos com a uva Malbec, com mais de 70% da produção.
A região de Mendoza é responsável por 85% da produção de Malbec. E a uva também é cultivada em San Juan e Salta.
Outros países que produzem vinhos com a uva Malbec são Chile - nas regiões com clima mais ameno; Estados Unidos - chegou por volta dos anos 2000; África do Sul (está entre as 10 principais uvas cultivadas no país); França, país de origem da uva Malbec; e Brasil (região da Serra Gaúcha).
A Malbec chegou na Argentina em 1853 e em 17 de abril foi apresentado um projeto propondo incorporar novas variedades para a melhoria da indústria vitivinícola do país, por isso, o Dia Mundial de Malbec é celebrado nesta data.
Érika Líbero conta que harmonizam bem com Malbec diversos tipos de carne - bom para churrasco; massas e queijos como Gouda, Emmental, Gruyère e Grana Padano.
Sobre os vinhos com a Malbec, Érika Líbero destaca: "são vinhos com alta intensidade de cor - que variam entre púrpura, rubi e violácea; com acidez de média intensidade; taninos maduros, aveludados; de corpo médio para alto e os aromas dependem da região que foram cultivadas sendo de frutas negras - mirtilo, ameixa e amora em locais com clima ameno e de especiarias e ervas em locais de clima quente".