Confira
NEGÓCIOS: Cuide de sua marca profissional, cuidado com o que você fala, como age e se posiciona
- Gerar link
- Outros aplicativos
CEO da Prime Talent Executive Search dá dicas de como ficar atento (a) às ações e reações no ambiente corporativo, já que deslizes podem afetar a credibilidade profissional
Toda ação leva a uma reação. O famoso princípio da Terceira Lei de Newton está presente frequentemente no cotidiano das pessoas. Não raros são os casos veiculados na mídia e nas redes sociais de pessoas públicas que complicam suas vidas por algo inoportuno que disseram ou fizeram. Numa democracia e em pleno século 21, é fundamental haver espaços para que as pessoas expressem suas diferentes opiniões e pontos de vista sobre os diversos assuntos que pautam a atualidade. Essa, inclusive, está sendo considerada a tão falada e buscada inovação, que muitos atrelam somente ao desenvolvimento tecnológico. Todavia, no ambiente profissional, é sempre importante estar atento e também refletir sobre qual é o impacto das falas, ações e posicionamentos das pessoas diante de inúmeras situações.
Para o headhunter e CEO da Prime Talent Executive Search, David Braga, nos últimos anos a cultura do mundo corporativo tem buscado se pautar pela diversidade de ideias e pessoas. "Dessa forma, temáticas de diversidade sendo cada vez mais aplicadas dentro das organizações, é primordial aceitar o diferente, especialmente aquele que tem ideias opostas às nossas. Do contrário, inicia-se o processo de polarização, o que é péssimo para qualquer tipo de relação. No entanto, é preciso estarmos atentos à empatia no trato relacional, seja no ambiente profissional, seja na nossa vida pessoal", sugere.
Isso porque assistimos a uma individualização do ser humano, onde cada um está com seu celular, seu fone de ouvido e, quase no automático, todos a postos para dar opiniões, principalmente nas redes sociais, sobre absolutamente tudo.
"É o novo mundo, que, de certa forma, proporciona inúmeros benefícios. Porém, tenho abordado constantemente com executivos e profissionais de diversas carreiras e áreas de atuação, que é necessário ter cautela na forma como nos expressamos. A maneira como nos portamos e emitimos um ponto de vista diz muito sobre nós mesmos e afeta diretamente nossa credibilidade, qualidade avaliada continuamente por líderes, pares, liderados, clientes e até familiares ou amigos", acrescenta o headhunter.
Uma de suas orientações é fazer uma análise sobre a imagem que você tem deixado nas pessoas com quem se relaciona no ambiente profissional (e também no pessoal). Para Braga, em um momento em que se fala em legado e propósito, esse tipo de reflexão não pode ser apenas um discurso vazio, com ações contraditórias entre o que o profissional diz e o que faz.
"Importante lembrar que, quando se atua em uma empresa, o colaborador representa uma marca. E aí eu te pergunto, como você tem representado a marca da empresa onde trabalha? Entender esse aspecto, com certeza, ajudará a direcionar suas ações. Reflita sobre isso. Como você tem se posicionado ao falar do seu trabalho com amigos? No ambiente corporativo, como você expressa suas opiniões, mesmo quando não concorda com o que está sendo apresentado? Cada decisão que tomamos ou deixamos de tomar produz reflexos em nosso dia a dia", analisa.
Para mudar esse cenário, David Braga recomenda atitude. Se você está em uma empresa com a qual não compactua dos mesmos valores, comece a criar uma estratégia para se desligar. Se sua opinião não é escutada ou você não é valorizado em seu atual emprego, avalie de que forma pode alterar esse contexto.
"Terceirizar esse tipo de problema sugere imaturidade. Lembre-se de que profissionais de sucesso assumem sempre o controle de suas vidas. Usualmente, eles criam caminhos para mudar aquilo com o que não concordam ou que os deixa insatisfeitos. Já os demais – ou os medianos – o que fazem? Preferem deixar a vida passar. Quando percebem, meses ou até mesmo anos se passaram. Atualmente, as pessoas têm buscado mais equilíbrio, a fim de conseguir dar conta de todas as esferas da vida – profissional, pessoal e espiritual. Reconheça que você está exatamente aonde batalhou para estar e se não estiver contente com a situação, crie novas formas para mudar, porque nossas ações e expressões, geralmente, não falham quando estamos insatisfeitos. Elas nos entregam de cara", complementa.
David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; é conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral; além de conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. A Prime Talent é uma empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua nos 24 setores da economia, com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte. Referência nas áreas de Recursos Humanos e Gestão, tem à frente os sócios David Braga (CEO) e Bárbara Nogueira (diretora).