NEGÓCIOS: Você é um profissional múltiplo o suficiente?
- Gerar link
- Outros aplicativos
Agregar conhecimentos do marketing digital é importante para todas as carreiras
Profissionais com habilidades e competências para a resolução criativa de problemas, que saibam trabalhar em equipe e entreguem resultados consistentes e com agilidade. Eles precisam estar conectados, atualizados e visíveis para possíveis empregadores e clientes. E então, você se reconhece nesse grupo?
Assim como as empresas, os profissionais constroem a sua "marca", diferenciando-se entre si dentro das organizações ou no mercado como autônomos ou empreendedores. E é nessa diferenciação – e promoção dos seus melhores atributos – que entra o marketing digital.
Para Josi Quevedo, doutora em políticas públicas, mestre em comunicação e informação e assessora de imprensa na Smartcom – Inteligência em Comunicação, as marcas ou os profissionais que querem impulsionar sua carreira devem sempre divulgar a sua verdade, mas utilizando uma forma criativa. "É possível a uma marca entrar no mundo do marketing digital sendo ela mesma, mas com originalidade. Lembrando que é preciso saber claramente o que se quer comunicar", comenta Josi. Para a assessora, é fundamental planejar-se antes de entrar nas redes sociais. "Como se trata de um universo em constante mudança, o ideal é buscar uma assessoria especializada para que a comunicação seja feita de forma adequada ao público de interesse", salienta.
No cenário atual em que a informação é gerada simultaneamente ao fato, os profissionais e empresas precisam estar atualizados. "Hoje, não basta apenas a competência: é necessário que o profissional esteja atualizado e saiba se comunicar com a sua rede de relacionamento – pares, clientes, fornecedores etc. Hoje o marketing digital está presente não apenas nas profissões relacionadas à comunicação, mas também no Direito, na Arquitetura, nas Engenharias, na Educação e muitas outras áreas, dando visibilidade a assuntos importantes relacionados a esses temas", diz Josi.
Redes sociais e a comunicação híbrida
Josi Quevedo ilustra a questão das redes sociais e o marketing digital com o seu próprio exemplo: "Como assessora de imprensa, trabalhando com a comunicação, me senti desafiada a conhecer e trabalhar com as mídias sociais. Foi preciso me capacitar para atender a essa nova realidade de interdependência entre as mídias tradicionais e as mídias sociais, e hoje me considero uma profissional de comunicação híbrida".
Para os profissionais – sejam da comunicação ou outras áreas que também precisam de alguma forma se comunicar – Josi recomenda fugir da superficialidade. "Nós temos a tendência de ver as redes sociais como meios de informação rápida, mas isso não pode significar ausência de conteúdo", salienta ela. Para isso, existem muitas opções de formatos para diversos tipos de conteúdo. "É possível usar stories, posts, blogs e ainda combinar esses diversos formatos em um planejamento de publicações. Assim, é possível garantir consistência ao conteúdo que se quer comunicar", completa.