ESPORTES: "Fui chamada para jogar na WNBA, mas recusei", diz Hortência sobre decisão no auge da carreira

Imagem
Em entrevista ao podcast Andreoli Modo On, rainha do basquete relembra recordes, bastidores da seleção e aposentadoria   Crédito: Gabriela Queiro / Andreoli Modo On   Ícone do basquete feminino brasileiro, Hortência Marcari revisitou momentos decisivos de sua trajetória em participação no Andreoli Modo On , exibido no Kwai, com patrocínio da Superbet. Com seu humor afiado e olhar estratégico, a ex-jogadora falou sobre escolhas marcantes, como a surpreendente recusa de um convite para atuar na WNBA, aos 36 anos. "Fui draftada para a WNBA, mas tinha acabado de ter meu filho. Já tinha conquistado tudo o que queria. Decidi parar no auge", contou a ex-atleta, reforçando o controle que sempre teve sobre sua trajetória.   Campeã mundial em 1994 e medalhista de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, Hortência é considerada a maior jogadora da história do basquete feminino brasileiro. Foi a primeira brasileira incluída no Hall da Fama da FIBA e também no Hall da Fama do...

LITERATURA: Empresas familiares, como equilibrar a emoção dos laços consanguíneos com a razão dos negócios


Segundo livro de Eduardo Valério aborda os principais desafios das empresas familiares e como resolvê-los


No Brasil, cerca de 90% das empresas têm perfil familiar e respondem por cerca de 53% do PIB brasileiro.


Um passo a passo voltado para a família empresária, assim Eduardo Valério apresenta seu novo livro, o recém-lançado "Jornada da Empresa Familiar". Na obra, o empresário descreve 10 passos para superar os desafios que são próprios dos negócios familiares. Valério é presidente do Conselho do grupo JValério, que compreende as empresas GoNext Governança & Sucessão, e JValério Gestão e Desenvolvimento. "O objetivo do livro é apresentar de forma simples e direta um passo a passo para quem precisa iniciar um processo sucessório dentro da empresa", afirma Valério.

No Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 90% das empresas tem perfil familiar. Essas empresas respondem por 65% do PIB brasileiro e empregam quase 75% dos trabalhadores do país. Empresas familiares apresentam características próprias e desafios diferentes de empresas que possuem outras composições societárias. Mas, diante de tantas mudanças na economia mundial, orientação, planejamento e práticas de governança tornaram-se fundamentais para famílias empresárias que pretendem garantir longevidade para de seus negócios. "O processo sucessório não começa e termina, ele abrange vários aspectos da gestão empresarial até o planejamento familiar. Por isso, o acompanhamento do processo é fundamental para que a família empresária possa decidir quais são os momentos certos para as tomadas de decisão e até mesmo quando a melhor decisão para a empresa é vendê-la", explica Eduardo Valério.

Atualmente muitas notícias do setor econômico são sobre empresas familiares que acabaram sendo vendidas ou entraram em programas de recuperação judicial por falta de práticas de governança. Ainda de acordo com o IBGE, apenas 4% dos negócios familiares chegam até a quarta geração. Não é incomum, grandes empresas e marcas criadas por famílias empresárias entrarem em processos de degradação ou serem vendidas por falta de planejamento sucessório.

No livro, Eduardo Valério explica as principais etapas da estruturação de um processo sucessório. O autor apresenta 10 passos para que a sucessão não gere impactos nas relações familiares e nos negócios. O livro destaca a importância do conhecimento das dimensões da governança da empresa de controle familiar. O autor explica como implantar regras orientadoras e disciplinadoras nas quatro dimensões das empresas familiares: a familiar, a da gestão, a societária e a da governança. No livro, Eduardo Valério discorre ainda sobre o processo de avaliação dos membros da família e sua atuação na empresa. Mas, para o autor, o primeiro passo para garantir o sucesso do processo sucessório é identificar a estratégia da empresa em relação ao seu crescimento e objetivos. "Mapear as expectativas, fazer o planejamento estratégico da empresa e vislumbrar o futuro da organização é primordial para iniciar um processo sucessório de sucesso", afirma Valério, "é só a partir desse planejamento que o processo avança para o próximo passo, que é a identificação das competências dos colaboradores, inclusive dos membros da família, para a sucessão dos cargos de gestão", conclui.



Por @oblogueirooficial



SIGA NAS REDES SOCIAIS



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE




VEJA TAMBÉM:

Taxa de Beleza: Eleita a mulher perfeita pela IA, brasileira diz que valor é condição para relacionamentos

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

DECORAÇÃO: Vinílico para parede, conheça a nova Linha ProtectWALL da Tarkett

MODA: Futebol além da camisa, Mundial de Clubes impulsiona consumo de produtos oficiais

MODA: Inverno 2025, apostas quentes da estilista Belle Restum para a estação mais elegante do ano

DECORAÇÃO: Tok&Stok lança campanha Casa Aconchego com coleção assinada por Marcelo Sommer

TURISMO: Hotéis de Jurerê Internacional promovem férias com recreação, shows e cortesia para as crianças

MODA: Das telonas para as quatro linhas, PUMA e Esporte Clube Bahia SAF lançam uniforme inédito inspirado no Superman, da DC Studios

DECORAÇÃO: Piso vinílico, 5 tendências para ficar de olho

NEGÓCIOS: O boom das hamburguerias, expansão do Conglomerado Burger agita cenário gastronômico no RJ