Confira

Com Rayssa Leal, L7nnon, Ebony e Xamã, Barra da Tijuca vira point da cultura urbana

Imagem
Com shows de L7nnon, Ebony e Xamã, e performances de alguns dos principais skatistas do mundo, a Praça Duó se transforma em ponto de encontro do lifestyle urbano entre os dias 16 e 20 de outubro. Foto: Divulgação   O STU está de volta à Praça do Ó, na Barra da Tijuca. O evento reunirá alguns dos principais skatistas do mundo, como Rayssa Leal, Pedro Barros, Keegan Palmer e Sky Brown, que chegam ao Rio de Janeiro para mostrar ao vivo e a cores porque o skate tem sido um dos esportes com maior audiência desde que estreou nas Olimpíadas de Tóquio. O Paraskate também terá grande destaque, com a presença de nomes como Felipe Nunes e Dan Mancina, promovendo inclusão e diversidade à cena. Além da competição, o evento traz ativações diversas, moda, arte urbana e o URB Music Tour, um festival de música com shows de nomes como Xamã e Shury, que se apresentarão no dia 19/10, e Ebony e L7nnon, que fecharão o festival no dia 20/10, em uma verdadeira celebração da cultura do s

João Silvério Trevisan participa de bate-papo literário oferecido pela BibliON


Escritor foi vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais ao longo da sua carreira. O encontro está marcado para o dia 20, de forma gratuita e vagas limitadas


Que tal ter a chance de conversar com o seu autor favorito e descobrir quais são as suas principais fontes de inspiração para criar obras tão bem-sucedidas?  No dia 20 de junho, a BibliON oferece um bate-papo literário com João Silvério Trevisan, escritor premiado, vencedor de três Prêmios Jabuti. Nascido em 1944, em Ribeirão Bonito, São Paulo, Trevisan é um dos grandes nomes da literatura LGBTQ+ no Brasil. 


Sua obra é marcada pela coragem de abordar temas difíceis e pela defesa dos direitos humanos e da diversidade sexual. Autor de romances como "Devassos no Paraíso" e "Em Nome do Desejo", Trevisan revela sua sensibilidade e seu compromisso em dar voz e visibilidade à comunidade LGBTQ+. Além de escritor, ele também dirigiu e roteirizou filmes, contribuindo para a representatividade deste grupo no cinema brasileiro. João Silvério Trevisan é um ícone da literatura brasileira e um defensor incansável da igualdade e do respeito às diferenças.


O encontro online está marcado para às 19h30 e conta com a mediação de Carli Cordeiro.


Abaixo seguem informações sobre a atração. Não perca a oportunidade de participar desta conversa e acessar todos os livros que João tem disponível na plataforma da BibliON.


Bate-papo Literário com João Silvério Trevisan- atividade online

 

Mediação: Carli Cordeiro  

Data: 20 de junho 

Horário: 19h30

Vagas limitadas

Para se inscrever: aqui 

 

João Silvério Trevisan exerce atividades profissionais nas mais diferentes áreas artísticas e culturais, da literatura ao cinema, de palestras e oficinas literárias. Estudou na Faculdade Salesiana de Lorena, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), obtendo licenciatura em filosofia. Escritor de literatura ficcional, ensaística e infanto-juvenil, tem 13 livros publicados, entre ensaios, romances e contos. Suas mais recentes obras incluem a narrativa autobiográfica MEU IRMÃO, EU MESMO (Ed. Alfaguara, 2023), o romance A IDADE DE OURO DO BRASIL (Ed. Alfaguara, 2019) e a 2ª edição ampliada e atualizada do estudo SEIS BALAS NUM BURACO SÓ, sobre a crise do masculino (Ed. Objetiva, 2021). Sua primeira obra autobiográfica PAI, PAI (Ed. Alfaguara, 2017) foi finalista dos prêmios Jabuti e Oceanos. É reconhecido autor do ensaio multidisciplinar DEVASSOS NO PARAÍSO, história da homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 

Carli Cordeiro, é formada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo(USP), especialista em História da Arte, pela Fundação Armando Álvares Penteado(FAAP), em Gestão de Negócios pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa, Coordenadora de Laboratório de Leitura pela Casa Arca e Pós- Graduanda em Cultura e Literatura(FAEL). Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo – 17a Gestão (2015-2017) e Vice- Presidente 19a Gestão (2020).

Livros do João Silvério Trevisan disponíveis na BibliON: 

 

Devassos no Paraíso (4ª edição, revista e ampliada) A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade- João Silvério Trevisan 

O livro mais completo sobre a história da homossexualidade brasileira está de volta. Num frutífero diálogo com diversos campos de conhecimento e expressões de nossa cultura — cinema, teatro, política, história, medicina, psicologia, direito, literatura, artes plásticas etc. —, João Silvério Trevisan realiza um estudo pioneiro sobre a homoafetividade no Brasil. Considerado uma referência, Devassos no Paraíso atravessou gerações, provocou intensa interlocução com a comunidade LGBT e influenciou desde ações emancipatórias até pesquisas sobre gênero e sexualidade. Agora, esse monumental trabalho chega à sua quarta edição trazendo novos capítulos, imagens e texto atualizado sobre as lutas e conquistas dos direitos LGBT ocorridas no século XXI. "Devassos no Paraíso é, ao mesmo tempo, sério, informativo e divertido." — Peter Burton, Gay Times.

 

Seis balas num buraco só (Nova edição) A crise do masculino- João Silvério Trevisan

Nova edição revista e ampliada de um clássico dos estudos de gênero no Brasil. Um livro provocativo, em que Trevisan propõe a superação dos estereótipos impostos pela "masculinidade ideal", uma quimera cuja principal vítima é, em última análise, o próprio homem. A crise da masculinidade é moderna, mas não é nova. Sua configuração, ao longo de séculos, transformou-se em um nó cego, reforçado por sérias contradições. A constante defesa do projeto do "homem ideal" explica os episódios de abuso de poder, feminicídio, homofobia e intolerância majoritariamente cometidos por elites masculinas hegemônicas, que resistem a um ordenamento social mais diverso e igualitário. Esta nova edição de Seis balas num buraco só, que foi lançado originalmente em 1998, traz capítulos inéditos e atualizações importantes, incluindo a ascensão política das religiões cristãs e os governos de Donald Trump e Jair Bolsonaro, ancorados no negacionismo típico da masculinidade tóxica. Propondo uma reflexão profunda e provocativa sobre o machismo, a misoginia e a homofobia, Trevisan revela, também, como estão vivas e atuantes as resistências dos setores progressistas e mais vulneráveis da sociedade — exemplificados nas novas correntes feministas, nos movimentos LGBTQ+ e na luta antirracista. Uma leitura urgente para quem busca compreender melhor o seu tempo e cumprir seu papel histórico.

 

Pai, paiJoão Silvério Trevisan

Mesclando passado e presente, análises pessoais e referências culturais, Trevisan compõe um painel inesquecível da relação tumultuosa entre pai e filho enquanto constrói, com maestria, o retrato de toda uma geração. João nasceu em Ribeirão Bonito, interior de São Paulo, filho mais velho de uma família de classe média baixa. Desde o início, acompanha a forma rude como o pai José trata sua mãe, de origem humilde. É vítima, ainda criança, da violência de José, que não aceita sua natureza de "menino maricas". Antes de completar 10 anos, João entra num seminário, para escapar do ambiente de casa. "Eu iniciava meu processo de ser outro, um homem, sem deixar de ser o mesmo filho de José, o cachaceiro." Depois de abandonar o seminário, ele busca sua liberdade, e deixa o Brasil da ditadura para conhecer o mundo. Atravessa graves momentos políticos na América Latina e vivencia a contracultura nos Estados Unidos. Mergulha na escrita e nas artes. Mas a sombra do pai continuará sempre consigo.

Os interessados em participar das atividades devem acessar https://www.biblion.org.br/agenda/ e se inscrever. Lembrando que as ações possuem vagas limitadas, por isso não perca tempo e corra para participar. 

 

BibliON

 

Para utilizar o serviço gratuito de empréstimos de livros, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. 

 

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. Ou seja, caso ele já esteja emprestado, não se preocupe, ele estará apto para leitura em até 2 semanas. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título - ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.

 

É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

 


ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS E CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET 



VEJA TAMBÉM:

BEEFUND, o aplicativo do momento para ganhar dinheiro na internet

DECORAÇÃO: Design Dopamina

Doce Aquarella, marca de bolos da Ma Tranchesi estreia com entrega exclusiva no Rappi

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

SOLIDARIEDADE: ‘Sábado Solidário’ arrecadas mais de 40 toneladas de doações

Com Rayssa Leal, L7nnon, Ebony e Xamã, Barra da Tijuca vira point da cultura urbana

GALUNION lança plataforma para promover o desenvolvimento tecnológico do setor de foodservice

Rennova estreia na São Paulo Fashion Week 2024

SOLO Vol.1 Junior

MODA: Podyh AW24